Portal IFNMG - Técnico em laboratório de Januária tem estudo sobre “Pantanal mineiro” publicado em revista científica de renome no estado de Minas Gerais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Técnico em laboratório de Januária tem estudo sobre “Pantanal mineiro” publicado em revista científica de renome no estado de Minas Gerais

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 15h27 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 10h49

LeoLeonardo Passos de Sá, técnico em laboratório do Campus Januária/MG, em colaboração com uma equipe de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear da Universidade Federal de Minas Gerais (CDTN/UFMG), tem estudo publicado, em edição inteiramente dedicada ao tema, na revista MG Biota. O periódico é uma das publicações mais relevantes em Minas Gerais no campo de estudos do meio ambiente.

O artigo foca no estudo de cargas sedimentares e sua influência na Bacia do rio Pandeiros. O objetivo foi avaliar o efeito da carga sedimentar medida e suas implicações no assoreamento do Pantanal do Rio Pandeiros, área úmida, conhecida como “Pantanal Mineiro”, considerado berçário para reprodução e desenvolvimento de 70% da fauna ictiológica do médio Rio São Francisco.

A MG Biota é uma revista científica editada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o objetivo de promover o conhecimento sobre a biota mineira e áreas afins. O periódico tem periodicidade semestral e aceita trabalhos científicos realizados nas Unidades de Conservação de Minas Gerais.

Criada em abril de 2008, a revista foi idealizada pelo então Diretor de Biodiversidade, Prof. Célio Murilo de Carvalho Valle, sob a supervisão e coordenação do Gerente de Projetos e Pesquisas, José Medina da Fonseca. A missão do periódico é disseminar os resultados das pesquisas científicas autorizadas e realizadas em áreas de conservação, democratizando o conhecimento e contribuindo para uma melhor compreensão da biodiversidade do estado.

O periódico possui identificação ISSN 1983-3687 e ISSN online 2675-7893, atestando sua qualidade e rigor científico.

O artigo publicado reafirma o compromisso dos pesquisadores e profissionais tanto do IFNMG- Campus Januária como do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear(CDTN) em se dedicar a estudos que possam contribuir tanto para a comunidade científica como para a preservação ambiental. " Não somente eu , mas todos os demais pesquisadores, meus mentores inclusive, estamos muito orgulhosos deste trabalho colaborativo. É um passo importante para entendermos melhor os mecanismos que regem nosso meio ambiente e como podemos atuar para sua preservação. Este é mais um avanço significativo para a pesquisa voltada ao meio ambiente no IFNMG – Campus Januária. Considero um exemplo do comprometimento da instituição com a pesquisa científica de qualidade, que visa a promoção do conhecimento e ações para o uso sustentável e a preservação do meio ambiente.” declarou Leonardo Passos Sá.

 

PDF 1 CLIQUE AQUI e faça download da revista. 

Fim do conteúdo da página