Portal IFNMG - Coordenação de Tecnologia da Informação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Coordenação de Tecnologia da Informação

Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 11h55 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 10h35

A Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação é responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar projetos e atividades relacionadas a investimento, desenvolvimento, manutenção e segurança em Tecnologia da Informação, compete:

- Atuar no planejamento estratégico e operacional do Campus, com vistas a subsidiar a definição das prioridades de gestão de tecnologia da informação dos setores;

- Gerenciar os recursos de tecnologia da informação;

- Propor políticas e diretrizes na área de tecnologia da informação;

- Responsabilizar-se pela gestão e manutenção da política de segurança da informação;

- Supervisionar a implementação das políticas na área de tecnologia da informação;

- Zelar pela garantida de condições para o funcionamento das atividades ligadas a TI no campus, a fim de desenvolver serviços e dar suporte à administração, ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Os serviços são subdivididos em:

a) Infraestrutura e Redes

- Efetuar o planejamento e a gestão de capacidade dos elementos de infraestrutura necessários ao funcionamento dos serviços e soluções de TI;

- Identificar, implementar e administrar soluções de infraestrutura de TI para o desenvolvimento do campus;

- Propor critérios e monitorar a estrutura de rede de comunicação de dados;

- Instalar, configurar e manter atualizados os equipamentos de rede e segurança, sistemas operacionais e outros softwares básicos necessários ao funcionamento de serviços e soluções de TI;

- Elaborar projetos para implantação ou ampliação da rede de comunicação de dados, bem como analisar e validar projetos elaborados por empresas terceirizadas;

- Desempenhar outras atividades afins.

b) Sistemas de Informação

- Implantar os Sistemas de Informação, prestar suporte e capacitar os usuários no uso dos sistemas;

- Elaborar ou garantir a atualização das rotinas e da documentação relativa aos sistemas desenvolvidos;

- Identificar necessidades e implementar os sistemas computacionais necessários à operação e ao desenvolvimento do campus;

- Implantar, controlar e orientar a aplicação e uso de softwares existentes no Campus;

- Prover sistemas de acordo com as regras de negócio e os requisitos
especificados; e

- Desempenhar outras atividades afins.

c) Suporte e Manutenção

- Promover o suporte e o atendimento adequados aos usuários de TI;

- Planejar a manutenção preventiva e realizar, quando necessária, a manutenção corretiva dos equipamentos de informática e de redes;

- Diagnosticar, consertar, substituir componentes de equipamentos de informática e de redes, reinstalar sistemas operacionais e aplicativos de estações de trabalho, efetuando cópia de segurança dos dados dos mesmos

- Responsabilizar-se pela manutenção e o bom funcionamento dos equipamentos e sistemas de informática do Campus

d) Atendimento ao usuário

- Serviço de suporte ao usuário na recuperação de senha dos sistemas institucionais.

 

Clique aqui para solicitar um serviço ao setor de TI do campus Januária.

 

Coordenador: Rônety Acácio Nunes de Jesus
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (38) 3629-4665

Fim do conteúdo da página