Portal IFNMG - Discentes do curso de Licenciatura em Física (LF) do IFNMG - campus Januária e campus Salinas - participaram de uma viagem técnica à cidade de Campinas-SP Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h14 | Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h15

Entre os dias 23/08/2023 e 24/08/2023, os discentes do curso de Licenciatura em Física (LF) do IFNMG - campus Januária e campus Salinas - participaram de uma viagem técnica à cidade de Campinas-SP.

Essa atividade de extensão foi organizada de forma cooperada pelo Prof. EBTT de Física - Januária, Rodrigo de Castro Lima, e pelas Profas EBTT de Física - Salinas, Maria da Penha de Laia e Jéssica Glória Jorge Batista. Com auxílio de representantes discentes de LF dos respectivos campus, Odeilson Morais Pinto e Patrícia Afonso Barbosa. O foco da viagem esteve centrado nas visitas aos: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) LNLS Sirius; Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

IMG 20230823 WA0025 IMG 20230824 WA0032

No primeiro dia, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o CNPEM, integrado ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Reconhecido como a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país, sendo o maior acelerador de partículas do hemisfério sul e uma das três mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo, esse laboratório de última geração permite investigar a composição e estrutura da matéria em suas formas mais variadas, abrindo novas perspectivas em áreas de física de materiais, nanotecnologia, biotecnologia, ciências ambientais, entre outras.

IMG 20230823 WA0164 IMG 20230823 WA0136

No segundo dia, nossos estudantes tiveram o privilégio de conhecer o Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW, localizado na Unicamp, reconhecido como um dos maiores centros de ensino, pesquisa e extensão em nível nacional e internacional. Na ocasião, presenciamos as palestras diurnas proferidas pelos: mestrando em física, Eduardo Walter (abertura e apresentação do PPG em Física do IFGW); doutorando em física, Daniel (PPG em Ensino - PECIM do IFGW); Prof. Dr. Pedro Holanda (Física de neutrinos); Prof. Dr. José Brum (Sistemas Complexos); Prof. Dr. Rafael Rabelo (Fundamentos da Mecânica Quântica e Teoria Quântica de Informação). Em seguida, fomos guiados para os laboratórios de Fotônica, com equipamentos de ponta em estudos de fibra óptica, e de Ensino de Física.

IMG 20230824 WA0047 IMG 20230824 WA0034

Por último, e não menos importante, os discentes interessados tiveram um momento oportuno (opcional) em assistir o filme Oppenheimer no cinema do shopping Dom Pedro. Esse filme corroborou para enriquecimento cultural-histórico-científico-geopolítico associado à ascensão da Física Nuclear, e suas consequências, presentes na 2ª Guerra Mundial e ao longo da Guerra Fria.

Vê-se que os graduandos em Física de nossa instituição vivenciaram uma experiência ímpar em termos de conhecimentos teóricos-experimentais adquiridos, entendimento básico do ato de fazer ciência de fronteira, visibilidade e motivação científica para trilhar suas futuras carreiras como professores e pesquisadores, além de uma considerável bagagem cultural.

IMG 20230823 WA0152 IMG 20230824 WA0076

Agradecimentos adicionais: motoristas Aurélio e Ramon do IFNMG - Januária/Salinas; Giuliano Viana de Alkimim, diretor da Diretoria de Extensão Tecnológica do IFNMG - Januária; Edson Morais de Ataíde e José Áureo do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários; Coordenação de Extensão do IFGW, Viviane T.F. Fonseca e Profa. Dra. Gabriela Castellano.