Portal IFNMG - Servidores do IFNMG-Campus Januária participam de congresso da Sociedade Portuguesa em Educação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 16h01 | Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 22h50

Com o tema Liberdade, Equidade e Emancipação, foi realizado, entre 10 a 12 de setembro, o XV congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, em comemoração do 200º aniversário da Revolução Liberal em Portugal.

Na oportunidade, a comunidade de investigadores/as foi convidada a debater e aprofundar o sentido que os princípios da Liberdade, Equidade e Emancipação têm na contemporaneidade, que atualmente se configura como líquida, globalizada, competitiva, digital e individualizada.

Marcando presença no evento, o IFNMG-Campus Januária foi bem representado por servidores dos quadros, docente e técnico-administrativo, nas modalidades de comunicação individual, pôster e painel temático, abaixo relacionados, juntamente com seus respectivos artigos:

• Título: A Livre Manifestação do Pensamento: uma abordagem filosófica acerca do pensamento de Hannah Arendt:

Autores: Izabel Alves Macedo Mendes; Joelma de Fátima Mendes Bandeira e Lilian Betânia Reis Amaro.

Título: Democracia e participação nas organizações educacionais: Uma análise da participação dos trabalhadores na eleição de órgão colegiado

Autores: Ivy Daniela Monteiro Matos; Ane Marielle Monteiro Matos; Eduardo Souza do Nascimento e Elaine Cristina Lopes Costa Magalhães.

• Título: Elevação da escolaridade e a relação entre experiência de vida, diploma e inserção social.

Autores: Elaine Cristina Lopes Costa Magalhães; Eduardo Souza do Nascimento; Ivy Daniela Monteiro Matos.

• Título: Memórias das práticas sociais de leitura e escrita na escola primária

Autores: Elaine Cristina Lopes Costa Magalhães; Ivy Daniela Monteiro Matos; Eduardo Souza do Nascimento; Ane Marielle Monteiro Matos

• Título: O professor de Biologia e os desafios da Inclusão

Autores: Joelma de Fátima Mendes Bandeira; Danila Moreira Silva; Izabel Alves Macedo Mendes e Lilian Betânia Reis Amaro.

O evento que a princípio seria realizado no mês de julho na cidade do Porto em Portugal, devido à pandemia da covid-19, foi realizado de forma on-line, na data mencionada acima.

Importante ressaltar que as servidoras, Ivy Daniela; Izabel Macedo, Joelma Mendes e Lilian Betânia são doutorandas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real/Portugal, sendo que  esta participação no referido congresso consolida e legitima o processo de internacionalização do ensino, abrindo fronteiras e oferecendo novas perspectivas àqueles que se submetem.

Link para o evento: https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/

Confira fotos das apresentações on-line.WhatsApp Image 2020-09-14 at 10.10.29.jpeg

WhatsApp Image 2020-09-14 at 23.02.09 - Copia.jpeg

foto Ivy.jpg