Portal IFNMG - Festival de Culturas: Encantos dos Vales e Montes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Festival de Culturas: Encantos dos Vales e Montes

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 11h35 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2022, 09h27

1. Objetivo
Potencializar a produção artística e cultural dos campi do IFNMG, integrando projetos interdisciplinares com objetivo de ampliar a participação ativa da comunidade escolar-acadêmica (discentes, docentes e técnicos) em conjunto e em parcerias com as comunidades externas que compõem o entorno do IFNMG.

2. Justificativa
Os animais sobrevivem imersos na natureza e consomem os alimentos oriundos diretamente dela. Os humanos também. No entanto, ele é o único ser que se alimenta de símbolos. Entendemos por símbolo a categoria que define o ser humano como ser de cultura, essencialmente da linguagem.

Dessa maneira, podemos perceber o quão necessário é uma instituição de ensino como o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais; que trabalha com a tríade ensino, pesquisa e extensão, desenvolver projetos que estimulem atividades sociais, artísticas e culturais nos campi como condição de integração e diálogo do IFNMG com as comunidades externas e tradicionais mediando a afirmação das diferentes formas de manifestações artísticas e culturais da área de abrangência do IFNMG.

Além disso, faz-se necessário registrar atividades sociais, artísticas e culturais que os técnicos e os professores desenvolvem durante o ano letivo ou em atividades extracurriculares dentro do planejamento das aulas ou nos planos de trabalho. E, com base na Comissão Permanente de Avaliação – CPA – percebemos que existe o desconhecimento acerca da preservação da memória cultural e a produção/manifestação artística nos campi do IFNMG.

Por isso, justifica-se este projeto como veículo institucional que propõe a integração entre a comunidade escolar por meio de atividades sociais, artísticas e culturais e garantir a autonomia artística e de produção dos campi de forma a concretizar a visibilidade das produções e iniciação artísticas da comunidade escolar-acadêmica (discentes, docentes e técnicos). Além disso, preservar a memória cultural, a produção e manifestação artística. E, com isso, colaborar para ampliação de espaços de formação, integração e expansão sociocultural na democratização ao acesso à arte e a cultura, possibilitando diferentes capitais culturais da região.

3. Escopo geral do Projeto
Para a construção do projeto Festival de Culturas: Encantos dos Vales e Montes serão realizadas reuniões com os professores de artes, professores e técnicos administrativos que desenvolvem trabalhos relacionados ao universo das artes de maneira formal e/ou difusa.

O projeto é divido nas seguintes etapas: pesquisa prévia ou levantamentos dos dados acerca das atividades de artes ou área afim das produções artísticas e culturais da área de abrangência do IFNMG; construção da minuta/projeto; reuniões com diretores gerais dos campi, diretores e coordenadores de extensão, professores que desenvolvem trabalhos na área de arte; projeto piloto, etapas nos campi e etapa final.

3.1. Premissas

Para que o projeto Festival de Culturas: Encantos dos Vales e Montes seja efetivado, será necessário sensibilizar os campi a desenvolverem projetos relacionados às atividades sociais, artísticas e culturais e, além disso, registrá-los e expor a produção.

O Festival de Culturas: Encantos dos Vales e Montes será culminância das produções artísticas, culturais e sociais dos professores de artes e daqueles que tem um trabalho estreito com o mundo das artes.

3.2. Restrições
Devido ao orçamento restrito, cada campus escolherá uma modalidade para representá-lo referente à produção social, artística e cultural desenvolvido no campus na etapa final do projeto.

  

Projeto Festival de Culturas

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página