Portal IFNMG - Últimos dias de inscrições para o Processo Seletivo de cursos técnicos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Últimos dias de inscrições para o Processo Seletivo de cursos técnicos do IFNMG

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 20h04 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 10h03

PS TECNICOS 1 2024 CAPA NOTICIA PORTAL 640 480 px 800 173 px

O Processo Seletivo para os cursos técnicos gratuitos, presenciais e a distância, para o 1º semestre de 2024, está na reta final de inscrições. Ainda há inscrições abertas para cursos dos Campi Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba e Salinas, além do Cead (Referência em Formação e Educação a Distância, em Montes Claros).

Confira os editais com inscrições abertas:

- Inscreva-se até o dia 27 de novembro de 2023 para o Edital nº 530/2023 - Processo Seletivo 1/2024 - Cursos técnicos concomitantes/subsequentes do Campus Janaúba e Cead (cursos a distância), com seleção por sorteio. Clique aqui para mais informações e inscrições.

- Inscreva-se até o dia 28 de novembro de 2023 para o Edital nº 528/2023 - Processo Seletivo 1/2024 - Cursos técnicos integrados dos Campi Araçuaí, Arinos, Diamantina e Salinas, com seleção por análise curricular. Clique aqui para mais informações e inscrições

- Inscreva-se até o dia 28 de novembro para o Edital nº 529/2023 - Processo Seletivo 1/2024 - Cursos técnicos concomitantes/subsequentes do Campus Araçuaí, com seleção por análise curricular. Clique aqui para mais informações e inscrições.

Editais com inscrições encerradas:

- Edital nº 577/2023 - Processo Seletivo 1/2024 - Cursos técnicos integrados dos Campi Almenara, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni, com seleção por prova. INSCRIÇÕES ENCERRADAS. Confira resultados preliminares de inscritos e pedidos de tratamento especializado/específico - Atenção: o comprovante definitivo de inscrição (com o local da prova de 3 de dezembro) estará disponível em 29 de novembro.

- Edital nº 576/2023 - Processo Seletivo 1/2024 - Cursos técnicos concomitantes/subsequentes dos Campi Almenara, Januária, Montes Claros e Pirapora, com seleção por prova. INSCRIÇÕES ENCERRADAS. Confira resultados preliminares de inscritos e pedidos de tratamento especializado/específico - Atenção: o comprovante definitivo de inscrição (com o local da prova de 3 de dezembro) estará disponível em 29 de novembro.

Caso esteja na dúvida sobre o tipo de curso técnico adequado para você, saiba que:

- curso técnico INTEGRADO: o estudante, com apenas uma matrícula no IFNMG, frequenta o curso que reúne conhecimentos do ensino médio e competências da educação profissional, de acordo com a área escolhida;

- curso técnico CONCOMITANTE: para quem já tiver concluído o primeiro ano do ensino médio e estiver regularmente matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio em outra instituição de ensino, no ano de entrada no IFNMG. Nesse caso, o estudante fará, no IFNMG, somente o curso técnico, com duração de um ano e meio;

- curso técnico SUBSEQUENTE: destinado a quem já concluiu o ensino médio ou vai concluí-lo até a data de matrícula no IFNMG. Nesse caso, o estudante fará, no IFNMG, somente o curso técnico, com duração de dois anos.