Portal IFNMG - Processo Seletivo 1/2024 - Cursos técnicos concomitantes/subsequentes com seleção por análise curricular - Campus Araçuaí (Edital nº 529/2023) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Domingo, 06 de Agosto de 2023, 09h19 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 10h16

PS TECNICOS 1 2024 CAPA NOTICIA PORTAL 640 480 px 800 173 px

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está com inscrições abertas até 28 de novembro para o Processo Seletivo para os cursos técnicos que selecionarão estudantes, para o primeiro semestre de 2024, por análise curricular (histórico escolar). Por análise curricular serão selecionados estudantes para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes em Enfermagem e em Mineraçãdo do Campus Araçuaí, ambos presenciais. Tanto os cursos quanto as inscrições no Processo Seletivo são inteiramente gratuitos. As regras da seleção constam do Edital nº 529/2023 e editais de retificação.

Os cursos técnicos na forma concomitante são oferecidos aos candidatos que concluíram a primeira série do ensino médio e estarão regularmente matriculados na segunda ou terceira série do ensino médio em outra instituição de ensino, no ano de entrada no IFNMG. Nesse caso, o estudante fará, no IFNMG, somente o curso técnico, com duração de um ano e meio. Os cursos técnicos na forma subsequente ao são destinados a quem já concluiu o ensino médio ou vai concluí-lo até a data de matrícula no IFNMG. Nesse caso, o estudante fará, no IFNMG, somente o curso técnico, com duração dois anos.

As inscrições para Processo Seletivo seguem até o dia 28 de novembro, mediante o preenchimento do formulário eletrônico. Para tanto, é necessário que o candidato possua acesso a uma conta de e-mail pessoal, válida e ativa. No ato da inscrição, o candidato deve informar o número do CPF próprio (não pode ser de pais ou outros responsáveis ou representantes) e preencher todos os outros itens do formulário, inclusive o questionário socioeconômico.

Como os estudantes serão selecionados por análise curricular, será necessário anexar ao formulário de inscrição o documento que comprove o desempenho escolar nas disciplinas exigidas na seleção para cada curso. Esse documento pode ser o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração, conforme modelos dos Anexos II-A ou II-B do edital do Processo Seletivo).

Os candidatos ao curso técnico em Mineração concomitante/subsequente deverão comprovar notas do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, referentes às disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia. Já os candidatos ao curso técnico em Enfermagem subsequente terão que comprovar notas obtidas no 1º e 2º anos do ensino médio, nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Química. Os pesos de cada disciplina na seleção dos candidatos constam do Anexo III do edital.

O documento comprobatório do desempenho escolar, histórico escolar ou documento equivalente, deve conter o nome completo do candidato, a identificação da instituição de ensino, do responsável pela instituição e sua assinatura. O documento poderá ser em formato nato digital (documento assinado digitalmente e que se possa auferir sua autenticidade) ou digitalizado, em frente e verso (se houver). O arquivo deve ter, no máximo, 10 MB, em formatos PDF/JPEG/PNG, e ser nomeado sem caracteres especiais, acentos e pontuação.

Reserva de vagas (cotas)

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a R$ 1.980,00 por cada pessoa da família), autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência, independentemente da escola de origem, e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

O candidato deve informar, no formulário de inscrição, o tipo de vaga a que vai concorrer: se pela ampla concorrência ou por algum tipo de vaga reservada (cota). A documentação necessária para garantir o ingresso do candidato por meio das cotas, no entanto, só deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula. Além disso, os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos para concorrer às cotas, se forem classificados no Processo Seletivo, serão convocados a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação, reponsável por confirmar a condição autodeclarada pelo candidato, com base, apenas, em características físicas (fenótipo).

Todas as informações referentes a esse Processo Seletivo constam no Edital nº 529/2023 e seus anexos e retificações. Para solicitar os editais em Braille, o contato é pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Em caso de dúvidas, o candidato deve fazer contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

INSCRIÇÕES ABERTAS!
Clique no formulário abaixo para fazer sua inscrição.

kisspng g suite google surveys form logo 5af84dabad4157.4799430415262222517097Formulário de inscrição/ questionário - Campus Araçuaí (análise curricular)
Esse formulário é para cursos técnicos concomitantes/subsequentes do IFNMG para o 1º semestre de 2024  do Campus Araçuaí.