Portal IFNMG - Em Salinas, Hospital Veterinário do IFNMG abrigará hospital de campanha da Covid-19 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 10h22 | Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 10h49
Camas que serão usadas nos leitos foram doadas pelo Instituto — Foto: Prefeitura/Divulgação
imagem sem descrição.

Um hospital de campanha com 80 leitos, para atendimento de pacientes com suspeita da Covid-19, com sintomas leves e moderados, está sendo montado no Hospital Veterinário do IFNMG em Salinas. A ação é resultado de um plano de trabalho do Instituto e da Prefeitura Municipal, que tem como meta promover o máximo de atendimento de demandas do sistema municipal de saúde diante da emergência de saúde pública decorrente da pandemia, como explica o diretor-geral do Campus, professor Wagner Patrício de Souza Junior.

“Trabalhando para iniciar com os atendimentos no hospital de campanha no final de abril”, prevê a secretária municipal de Saúde, Marlúcia de Fátima Maia. Segundo ela, enquanto prepara a estrutura, o município aguarda orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para solicitar a habilitação como hospital de campanha, a fim de que possa receber recursos do governo.

Paralelamente, também, o setor de saúde de Salinas está “em fase de elaboração dos fluxos, considerando os demais pontos já estabelecidos para o atendimento de Covid-19” e também de treinamento das equipes de saúde “para familiarização quanto aos atendimentos de urgência”. Marlúcia explica que, inicialmente, o atendimento no hospital de campanha será realizado pela equipe de que o município já dispõe, mas, se necessário, serão contratados outros profissionais de saúde.

A secretária enfatiza os pontos positivos da estrutura oferecida pelo Hospital Veterinário do IFNMG: “A localização, o ambiente arejado, um espaço adequado para isolamento dos pacientes no hospital são aspectos de suma importância para um atendimento de qualidade”. O diretor Wagner Patrício explica que, além de oferecer o espaço físico, o IFNMG também fez a cessão temporária dos beliches que estão sendo adaptados para servirem como leitos para os pacientes. Os beliches eram usadas por alunos do Campus Salinas no alojamento, antes de ser reformado; agora, foram substituídas por camas construídas em alvenaria.

camas

Beliches doados pelo Instituto são reformadas para o hospital de campanha — Foto: Prefeitura/ Divulgação

As adaptações no Hospital Veterinário estão sendo feitas com recursos do município e doações da população. De acordo com Marlúcia Maia, as doações em dinheiro foram depositadas diretamente na conta do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Salinas, órgão que vem atuando, em conjunto com outras instituições e a sociedade civil, para o aparelhamento do sistema público de saúde municipal para o enfrentamento da Covid-19.

A parceria com a Prefeitura de Salinas envolve a participação efetiva de servidores vinculados ao curso de Medicina Veterinária do IFNMG. Nesta primeira fase, participam diretamente os professores Eduardo Garrido, Walter Octaviano Bernis Filho e Júlio César Oliveira Dias, e os médicos veterinários Danilo Marcelo da Silva e Fernando Nardi Durmmond. Também colaboram servidores da área de saúde vinculados à Coordenação Geral de Assistência ao Educando do Campus Salinas.

hospial veterniario

Hospital Veterinário do IFNMG - Campus Salinas foi inaugurado em março e já está atendendo à população. O IFNMG investiu cerca de R$ 6,4 milhões na construção da obra, concluída em 2019, e mais R$ 600 mil para equipar a estrutura. A área total do Complexo é de 17 mil m2 , sendo 4 mil m2 de área construída. A unidade é organizada em 12 blocos, com estruturas destinadas, entre outros, à parte clínica, laboratórios e salas de aula.

Álcool 70 e outras doações

A cooperação com a Prefeitura para a montagem do hospital de campanha é uma das frentes de trabalho do IFNMG-Campus Salinas no enfrentamento da Covid-19. Conforme já noticiado neste portal eletrônico, o Campus também vem atuando em parcerias para produção de álcool 70%, para doação a secretarias de saúde de Salinas e Taiobeiras.

alimentos salinas

Outra ação do Campus foi a doação de alimentos perecíveis e material de consumo com data de validade próxima a expirar. Esses itens não foram utilizados ou não o seriam no curto espaço de tempo, em função da suspensão do calendário letivo. De acordo com o professor Wagner, a doação foi feita à Prefeitura, que possui legislação específica para disciplinar o recebimento e redistribuição desses gêneros a entidades filantrópicas.