Portal IFNMG - 3 de maio - Dia do Pau-Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

3 de maio - Dia do Pau-Brasil

Publicado: Terça, 03 de Maio de 2011, 16h45 | Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2011, 10h30

 

 

No dia 03 de maio comemora-se o Dia do Pau-Brasil, árvore da qual se originou o nome do nosso país. Essa árvore, cujo nome científico é Caesalpinia echinata, foi declarada como a árvore nacional em 07 de dezembro de 1978 sendo a única árvore que é protegida por Lei - lei n.º 6607 de 7/12/78.

 

A árvore é presença garantida na instituição, plantada pelo atual Diretor de Desenvolvimento Educacional, Murilo Nonato Bastos.

 

Alguns anos atrás descobriram que árvore estava em perigo de extinção devido ao desmatamento. Foram tomadas algumas iniciativas para reproduzir a planta e utilizá-la em projetos de recuperação florestal. Atualmente, o pau-brasil tornou-se uma árvore popularmente usada como ornamental.

 

Em 1924, Oswald de Andrade escreveu um manifesto sobre a nova poesia brasileira intitulado "Manifesto da Poesia Pau-Brasil". O manifesto foi desenvolvido pelo autor em tom de paródia e de festa e Oswald expressa nele o desejo de que o Brasil passe a ser cultura de exportação, como foi a árvore pau-brasil.

 

Leia na íntegra o Manifesto da Poesia Pau-Brasil.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página