Portal IFNMG - I Semana do Meio Ambiente e Produção Sustentável do IFNMG - Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

I Semana do Meio Ambiente e Produção Sustentável do IFNMG - Campus Araçuaí

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2011, 08h04 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2011, 08h04

Foto – Abertura da I Semana do Meio Ambiente e Produção Sustentável do IFNMG - Campus Araçuaí com os participantes da mesa redonda “meio ambiente e sustentabilidade”.

Acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí, a I Semana do Meio Ambiente e Produção Sustentável do IFNMG - Campus Araçuaí, nos dias 01 a 04 de junho de 2011, na sede deste Campus.

No dia 01/06, a abertura do evento pela parte da manhã, com a mesa redonda intitulada “meio ambiente e sustentabilidade” com a presença das entidades IFNMG - Campus Araçuaí, Pastoral da Terra, Pastoral do Migrante, Visão Mundial e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.

No dia 02/06 ocorrerá pela parte da manhã a Palestra de Recuperação de Matas Ciliares (Palestrante Sandro Marcelo de Caires – Professor do IFNMG Campus Araçuaí) e o Plantio da Mata ciliar do Córrego Matheus na área do IFNMG Campus Araçuaí. No período noturno ocorrerá a mesa redonda intitulada “Política ambiental e empreendimentos sustentáveis”, tendo como participantes da mesa: Conselho Gestor da APA da Chapada do Lagoão, Instituto Estadual de Floresta, Neo Soluções Ambientais, Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria da Agricultura/Prefeitura Municipal de Araçuaí.

No dia 03/06 ocorrerá no período da manhã a palestra intitulada “UHE Irapé Socioambiental” (Palestrante Ádila Martins da Silva e Alberto Nogueira de Abreu). No período da noite o Momento social: Tenda do IFNMG - Campus Araçuaí com as entidades e empresas parceiras na Praça do Fórum. Neste momento, com o apoio da Policia Ambiental, será realizada uma Blitz Ecológica com a distribuição de mudas e sementes de espécies nativas da região.

No dia 04/06 será proferida a Palestra: Silvicultura sustentável (Palestrante Emerson Delano Lopes – Professor do IFNMG Campus Araçuaí), Palestra: Tecnologia Social PAIS (Palestrante José Fernando Fária – Profissional do IFNMG Campus Araçuaí), Palestra: Técnica de captação de águas de chuva (Palestrante Natalino Martins Gomes – Professor do IFNMG Campus Araçuaí) e Dia de campo: Apresentação de Tecnologias Sociais do Campus Araçuaí.

O professor Juvenal M. Gomes, Coordenador de Extensão do IFNMG Campus Araçuaí, reforçou a importância de o Instituto construir espaços de debates aberto com a comunidade de Araçuaí, as entidades e empresas da região que buscam alternativas para o desenvolvimento sustentável desta região. Por fim o IFNMG Campus Araçuaí compreende a importância em desenvolver atividades de extensão como este evento. A extensão é compreendida como o espaço em que os Institutos Federais promovem a articulação entre o saber fazer e a realidade sócioeconômica, cultural e ambiental da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos – IFNMG/Campus Araçuaí