Portal IFNMG - Divulgação Projeto CAG APQ 01683-09 Ir direto para menu de acessibilidade.

Divulgação Projeto CAG APQ 01683-09

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2011, 11h19 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2011, 15h39

Uma das três barraginhas construídas no IFNMG – Campus Araçuaí para implantação do projeto Estratégia de convivência com a seca no semiárido mineiro: desempenho das barraginhas como alternativa para contenção de água.

Encontra-se em fase de implantação no IFNMG – Campus Araçuaí, sob a coordenação do Professor Natalino Martins Gomes, o projeto de pesquisa “Estratégia de convivência com a seca no semiárido mineiro: desempenho das barraginhas como alternativa para contenção de água. A escassez de água no semiárido é um dos principais entraves no que tange à melhoria da qualidade de vida de sua população. Ao longo dos anos, aqueles que habitam o semiárido tem experimentado diversas alternativas para mitigar os impactos da seca, fenômeno natural que não pode ser combatido, mas sim ter seus efeitos amenizados. Entre as alternativas de combate à seca, as barraginhas vêm se popularizando na região, tendo em vista o seu baixo custo de implantação, a facilidade de construção e os benefícios diretos e indiretos que proporcionam, dentre eles, possibilitar não só a produção de água, mas também a de alimentos. Entretanto, alguns questionamentos ainda são feitos e precisam ser respondidos cientificamente. Neste contexto, objetiva-se com o trabalho, responder dentre outras, as seguintes questões: a) Quais as dimensões ideais para a construção das barraginhas no semiárido, tendo em vista que estas devem variar em função do regime pluvial, da textura e da capacidade de infiltração de água do solo e das condições de evapotranspiração? b) Em função da elevada demanda evapotranspirométrica da região, as franjas úmidas formadas pelas barraginhas não estariam sendo salinizadas? Caso a salinização ocorra, inviabilizará não só a produção de alimentos nas franjas úmidas mas também contribuíra para a desertificação. c) Por quanto tempo as barraginhas garantem a umidade do solo? d) Este tempo é suficiente para garantir o ciclo produtivo das culturas de subsistências? Como resultados esperados, espera-se obter informações de cunho prático e estratégico, haja vista que engloba tanto a produção de água quanto à de alimentos, destacando-se o manejo das pequenas propriedades rurais, com ênfase no uso dos recursos solo e água dentro de uma visão de sustentabilidade técnica, econômica e social, com perspectivas de incrementar a produtividade agrícola e, consequentemente, aumento de receita e melhorias da qualidade de vida daqueles que fizeram uso desta tecnologia social.

O projeto terá duração de dois anos e conta com a participação direta dos discentes do IFNMG – Campus Araçuaí. Há um aluno do curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental com bolsa de Iniciação Científica e acompanhamento direto dos alunos do Curso Técnico em Agroecologia Integrado e Subsequente por meio de aulas práticas e demais atividades desenvolvidas. Há também a possibilidade da realização de dias de campo envolvendo comunidades rurais para debater o tema.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos – IFNMG/Campus Araçuaí