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IFNMG mostra em evento na Capital Federal a potência e a aplicabilidade de pesquisas, tecnologias e inovação em desenvolvimento nas gerais

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 15h32 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 17h14

É na região conhecida como Planalto Central, em que foi construída a sede do governo federal, que acontece a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que, neste ano, tem como tema “Futuro conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”. O evento começou no dia 16 e segue até domingo, 22/10.

Apesar dos muitos quilômetros que separam boa parte dos estados brasileiros até Brasília, no Distrito Federal, o evento reúne instituições ofertantes da modalidade EPT do Brasil inteiro, incluindo os Institutos Federais, as redes estaduais de educação, as escolas técnicas vinculadas às universidades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) é uma das instituições que participa da Semana Nacional EPT deste ano. Desde a primeira edição, o IFNMG mostra nesse evento como conecta histórias e sonhos ao poder da educação profissional e tecnológica com o propósito reconstruir o futuro das pessoas da sua área de abrangência.


O IFNMG participa da 3ª Semana Nacional EPT, conectando histórias e sonhos à educação profissional e tecnológica. O evento acontece em Brasília e inclui exposições, workshops, seminários, debates, apresentações culturais e oficinas. A entrada é livre das 9h às 17h. Estudantes e pesquisadores do IFNMG apresentam projetos de diferentes campi e oferecerão oficinas. A comitiva do Instituto inclui 17 alunos e seis servidores de vários campi


Toda a programação do evento acontece em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que fica no Setor de Divulgação Cultural (SDC), no Eixo Monumental, e engloba exposições, workshop, seminários, debates, apresentações culturais, palestras e oficinas. Os visitantes não precisam se inscrever para comparecer, das 9h às 17h, ao evento, que vai até domingo. Todos têm acesso livre e gratuito aos espaços da mostra tecnológica. Os debates e oficinas também são gratuitos, mas é necessário fazer inscrição. Todas as vagas para as oficinas estão esgotadas.

Para a programação da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), estudantes e pesquisadores do IFNMG estão demonstrando quatro projetos de diferentes campi no estande e ofertando oficinas nas salas e na carreta. A comitiva do Instituto conta com 17 alunos e seis servidores dos campi Januária, Salinas, Montes Claros, Porteirinha e Teófilo Otoni.

WhatsApp Image 2023 10 19 at 15.29.20A 3ª edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica é uma oportunidade para colaborativamente planejar uma educação mais inclusiva e inovadora, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável e reduzir desigualdades no país. O Ministério da Educação realizará o evento de 2023 em parceria com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para integrar ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal. O IFNMG participou de todas as edições da Semana Nacional EPT
 

Estande aberto até domingo; visite e conheça projetos que são desenvolvidos no IFNMG

Reconfiguração de dispositivos de propósitos ilícitos: um estudo de caso e aplicabilidades para destinação sustentável
Yuri Matheus Sousa dos Santos, estudante do IFNMG-Campus Januária

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Yuri Matheus, estudante do IFNMG-Campus Januária, apresenta projeto sobre equipamentos apreendidos

O projeto “Reconfiguração de dispositivos de propósitos ilícitos: um estudo de caso e aplicabilidades para destinação sustentável” envolve a reconfiguração de equipamentos eletrônicos apreendidos, conhecidos como "TV Box", que originalmente seriam usados para atividades ilegais, como distribuição ilegal de conteúdo. Através do Programa "Além do Horizonte" da Receita Federal do Brasil, o IFNMG-Campus Januária recebeu esses dispositivos e os reconfigura, substituindo o software original por softwares livres. Uma vez reconfigurados, esses equipamentos podem ser usados legalmente como minicomputadores em parcerias com instituições públicas, projetos de inclusão digital e atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, o projeto tem por objetivo oferecer uma destinação sustentável (seja econômica, social e ambiental) para estes equipamentos que até então seriam destruídos e descartados como lixo eletrônico.


Uso de aparatos tecnológicos e robótica no ensino de física
Rafael Henrique Alves Martins dos Santos, Gregory Almeida Silva e Matheus de Souza Santos, estudantes do IFNMG-Campus Salinas; e Sileimar Maria Lelis, docente do IFNMG-Campus Salinas

Salinas
Os estudantes Gregory Almeida, Rafael Henrique e Matheus de Souza com a professora Sileimar Maria (centro), do IFNMG-Campus Salinas, com o projeto sobre aparato tecnológico e robótica

O projeto "Uso de tecnologia e robótica no ensino de física" visa construir e empregar robôs como ferramentas de ensino para motivar os alunos, facilitar a aprendizagem e promover a interação entre estudantes de diferentes níveis de conhecimento. Isso é feito por meio de eventos educativos em escolas públicas e outros locais educacionais, onde os robôs são usados para demonstrar aplicações da física em contextos práticos, como programação, elétrica, mecânica e química. O objetivo principal é integrar o conhecimento com o protagonismo dos alunos, estimulando o pensamento reflexivo, crítico e criativo. O projeto está em andamento desde 2019, envolvendo membros do IFNMG-Campus Salinas, e alunos de escolas estaduais de Salinas (MG) e já resultou na construção de robôs e outros aparatos tecnológicos usados como material didático para divulgação científica em escolas públicas e em outros ambientes.


Podpensar: conectando saberes
Samuel Ferreira Amorim, Natália Magalhães Sant’Anna e Tiago Rocha Raposo, estudantes do IFNMG-Campus Januária; e Lilian Isabel Ferreira Amorim, docente do IFNMG-Campus Januária

WhatsApp Image 2023 10 19 at 14.13.32Os estudantes Natália Magalhães, Samuel Amorim e Thiago Rocha com a professora Lilian Isabel. Eles desenvolvem no IFNMG um projeto de podcast

O projeto "Pod Pensar: Conectando Saberes" começou em 2022 e cria podcasts. A primeira temporada envolveu uma escola estadual com temas de interesse dos alunos. A segunda temporada aborda orientação profissional, mercado de trabalho, e assuntos atuais para o ENEM, atingindo agora um público mais amplo, incluindo adolescentes do terceiro ano do ensino médio e técnico. Os podcasts são compartilhados nas redes sociais e no canal do YouTube "Pod Pensar: Conectando Saberes". O objetivo é produzir regularmente podcasts para auxiliar a formação de estudantes do ensino médio em temas relacionados ao ENEM e diferentes profissões, contribuindo para sua orientação profissional no ensino superior. Durante a 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, um estúdio está montado para que os participantes conheçam o processo de criação de podcasts e possam participar como convidados, proporcionando uma experiência imersiva no projeto. Esse formato já foi bem-sucedido no evento IF na Praça, promovido pelo IFNMG-Campus Januária.


Desenvolvimento de um aplicativo mobile e sistema de gerenciamento web para integração com protótipo de controle inteligente de ar-condicionado de salas de aula do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha
Guilherme Tarcísio Leal, docente; Natan José Araújo Ferreira e Diesley Hugo Fernandes da Silva, estudantes; todos do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha

Semana EPT 1Os estudantes Natan e Diesley com o professor Guilherme Tarcísio (no centro) na apresentação do projeto de controle inteligente de ar-condicionado

O projeto "Desenvolvimento de um aplicativo mobile e sistema de gerenciamento web para integração com protótipo de controle inteligente de ar-condicionado" visa aprimorar a eficiência energética do uso de ar-condicionado nas salas de aula do IFNMG. Observou-se que o gerenciamento desses aparelhos pode ser ineficiente, resultando em tempo de operação desperdiçado quando ninguém está presente nas salas. Para solucionar isso, o projeto apresenta um aplicativo móvel e um sistema web que se integram a um protótipo de controle local de ar-condicionado. O protótipo monitora a presença de pessoas nas salas e desliga o aparelho automaticamente quando não há ninguém presente. Além disso, utiliza um sensor biométrico para autorizar a ligação. Esse sistema integrado permite o controle remoto individual (através do aplicativo móvel) ou centralizado (via página web) para todas as salas, melhorando a gestão do ar-condicionado tanto pelos professores quanto pela direção do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha.


IFNMG aposta na ciência, inovação e tecnologia em movimento

O Projeto Ciência, Inovação e Tecnologias Itinerantes (CITI) é realizado pelo IFNMG com a proposta de realizar oficinas dentro da carreta. A iniciativa visa democratizar o acesso a tecnologias de prototipagem, bem como fomentar a exploração astronômica, nas localidades do interior por meio de um laboratório móvel alojado em um caminhão. O laboratório itinerante do CITI está equipado com instrumentos como telescópios, impressoras 3D de última geração, máquinas de Controle Numérico Computadorizado (CNC) a laser e scanners 3D.

De acordo com um dos coordenadores da carreta do Projeto CITI, Wagner Leite Araújo, os recursos disponibilizados nas atividades propiciam a empreendedores, estudantes e entusiastas a oportunidade de explorar o cosmos, dar vida a suas concepções por meio de prototipagem e se familiarizar com as múltiplas facetas da economia 4.0, que utiliza a tecnologia como principal ferramenta de processos e fluxos de trabalho. Segundo ele, o CITI está empenhado em fornecer uma experiência enriquecedora que não apenas informa, mas capacita os indivíduos a explorar o potencial das tecnologias de prototipagem e fabricação avançadas. “A ideia é divulgar o potencial de utilizar a tecnologias digitais para fabricação e ciência com telescópio, levando tanto a parte digital de fabricação, com ciência e tecnologia, principalmente com astronomia, que são interações que despertam mais interesse do jovem”, relatou.

Carreta IFNMG na Semana EPTEstá na Semana Nacional EPT o Projeto Ciência, Inovação e Tecnologias Itinerantes (CITI), que oferece oficinas na carreta do IFNMG. A iniciativa visa tornar a tecnologia de prototipagem acessível, além de promover a exploração astronômica em áreas rurais, utilizando um laboratório móvel instalado em um caminhão. O titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), Getúlio Marques Ferreira (foto na vertical), visitou o espaço onde as oficinas são ministradas
 

Oficinas para aprender e se apaixonar pela ciência e tecnologia

Do zero ao robô seguidor de linha com LEGO
Ramom Maisch de Morais, estudante do IFNMG - Campus Teófilo Otoni
Na oficina “Do zero ao robô seguidor de linha com LEGO”, o participante terá a oportunidade de entender como os robôs funcionam, como construir e programar o seu próprio robô com blocos de lego. A oficina visa permitir que o participante aprenda do zero os princípios de lógica de programação, sensoriamento, tomada de decisão e controle, aplicando todos os conhecimentos no seu seguidor de linhas, deixando ele cada vez mais rápido e preciso. 


Utilização do Design Thinking em sala de aula
Erik Dionata de Souza e João Víctor Santana Mendes, estudantes do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha
Durante a oficina “Utilização do Design Thinking em sala de aula”, serão apresentados aos participantes os conceitos fundamentais do Design Thinking, abordando com detalhes as etapas de Empatia, Definição, Ideação, Prototipação e Testes. A oficina será prática com a proposta de criação de um pequeno projeto para que os ouvintes tenham a experiência de praticar os conhecimentos adquiridos. O público-alvo da oficina, que tem capacidade para 30 pessoas, é composto por professores e estudantes dos cursos técnicos e superiores. A carga horária da oficina é de 4 horas.


Fotografia: registro de memórias e produção de conteúdos digitais
Sáskia Alves Braga de Carvalho Otoni, estudante do IFNMG-Campus Teófilo Otoni
A oficina “Fotografia: registro de memórias e produção de conteúdos digitais” oferece uma oportunidade para aprender e aprimorar as habilidades fotográficas dos participantes, bem como explorar a fascinante interseção entre a fotografia tradicional e a produção de conteúdos digitais. O público-alvo contempla iniciantes na fotografia que possuem uma câmera fotográfica digital ou, até mesmo, um smartphone. A oficina é para 20 participantes, e a carga horária é de 4 horas.


Oficina de programação competitiva: fomentando o raciocínio lógico e a criatividade
Renildo Ismael Felix da Costa, docente do IFNMG-Campus Teófilo Otoni e Mahirame Chulú Murta Viana, estudante do IFNMG-Campus Teófilo Otoni
O projeto “Oficina de programação competitiva: fomentando o raciocínio lógico e a criatividade” tem como objetivo tornar o conhecimento de programação acessível e empoderar atores sociais de várias áreas, não apenas da Tecnologia da Informação. A oficina utiliza a plataforma gratuita Neps Academy e o ambiente de desenvolvimento Code Blocks para ensinar programação de forma estruturada e educativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades lógicas. Ao final, os participantes terão adquirido habilidades para resolver desafios lógicos, participar de competições de programação e aplicar a lógica de programação em tarefas cotidianas.


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