Portal IFNMG - Doze estudantes de sete campi do IFNMG participam de Olimpíada de Matemática em Cuiabá; quatro conquistam medalhas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 28 de Maio de 2024, 15h33 | Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2024, 17h27
Comitiva com 5 servidores e 12 estudantes de diferentes campi do IFNMG
imagem sem descrição.

Final de semana foi de muitos números, reflexões e aprendizado para 12 estudantes do IFNMG e mais de 250 da Rede Federal, que se reuniram no Instituto Federal do Mato Grosso, Campus Cuiabá - Bela Vista, para a segunda fase da VI Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF).

Após terem se classificado na primeira fase, que aconteceu em cada unidade, estudantes dos campi Araçuaí, Arinos, Janaúba, Januária, Montes Claros, Salinas e Teófilo Otoni fizeram as provas na sexta-feira (24/05) e participaram na sexta, sábado (25/05) e domingo (26/05) de palestras, minicursos, oficinas, mostra de jogos e atividades culturais.

No total, foram concedidas 10 medalhas de ouro, 20 de prata, 30 de bronze e 40 menções honrosas. Do IFNMG, quatro estudantes foram premiados:

• Medalha de Prata: João Filipe Mota Ferreira (IFNMG - Campus Montes Claros)
  • Medalha de Bronze: Clarice Soares Azevedo (IFNMG - Campus Montes Claros) e Lucas Vieira Silva (IFNMG - Campus Araçuaí)
  • Menção honrosa: Adriel Araújo Santos (IFNMG - Campus Januária)

Também participaram:

• Alcides Nascimento Palma Ribeiro (IFNMG - Campus Arinos)
  • Ana Maria Fernandes da Silva (Campus Teófilo Otoni)
  • Cecília Reis Soares Pina (IFNMG - Campus Montes Claros)
  • Celina Ferreira De Oliveira (IFNMG - Campus Salinas)
  • Heloísa Marotto (IFNMG - Campus Janaúba)
  • Luiz Felipe De Quadros (IFNMG - Campus Salinas)
  • Thor Sandes Lima (IFNMG - Campus Teófilo Otoni)

A classificação final pode ser acessada aqui

Além de despertar nos participantes o interesse pelo estudo da Matemática, a OMIF contribui para  identificar jovens talentos e promover a melhoria da qualidade da educação básica. “A OMIF é uma excelente oportunidade para alunos e professores trocarem experiências sobre a matemática, se atualizarem e complementarem sua formação. Foi lindo ver a alegria contagiante dos nossos alunos. Neste ano o IFNMG ainda alcançou destaque nacional trazendo para casa quatro medalhas. Eu estou muito orgulhosa deles e agradecida aos professores que participaram acompanhando e dando todo apoio aos nossos alunos”, destaca a professora do Campus Janaúba Marineide Almeida Rocha, que é membro da Comissão Nacional da OMIF.

Foto joao filipeJoão Filipe, estudante do 2ª ano do curso técnico integrado em informática do Campus Montes Claros, foi um dos 20 medalhistas de prata de todo o Brasil e disse que a participação foi uma experiência única. “Foi muito legal, conheci diversas pessoas novas e aprendi muitas coisas sobre matemática. Uma experiência única e muito importante para minha formação. E conseguir uma medalha deixou isso ainda melhor, pois pude representar o nosso campus e a nossa instituição ao lado dos outros medalhistas”, disse o estudante.

A OMIF

A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) é um projeto de ensino/extensão que se caracteriza por ser uma olimpíada de matemática e um encontro de estudantes e docentes, com o objetivo de promover formação continuada, propagar a importância da Matemática, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. Ela é direcionada para professores e estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).

“A Comissão OMIF já está planejando a próxima edição, com possibilidade da 2ª fase acontecer no Paraná, e nós do IFNMG já vamos nos empenhar para mais campi e alunos poderem participar da VII OMIF”, disse a professora Marineide.

No retorno da longa viagem, a professora Marineide e uma das estudantes participantes, Heloísa Marotto, também do Campus Janaúba, estiveram na Reitoria do IFNMG para entregar medalhas do evento ao pró-reitor de ensino, professor Wallas Jardim, e ao reitor substituto, professor João Leandro (foto), em agradecimento pelo apoio para viabilizar a participação da comitiva do IFNMG na OMIF 2024.

professores omif

Cinco professores de Matemática do IFNMG acompanharam a comitiva do Instituto ao Mato Grosso (da esquerda pra direita): Marineide Rocha (Janaúba), Fabrícia Santos (Montes Claros), Carlos Alberto de Oliveira (Teófilo Otoni), Thúlio José de Oliveira (Arinos) e Arilson de Souza (Salinas)

WhatsApp Image 2024 05 27 at 14.01.34

Comitiva do IFNMG após o encerramento e a entrega das medalhas