Portal IFNMG - Professores e monitores das Escolas Famílias Agrícolas de MG podem fazer cursos gratuitos no IFNMG; inscrições até 30/05 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2024, 19h16 | Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2024, 20h35
EFAs SelecaoO IFNMG oferta 140 vagas; não haverá prova de seleção nem sorteio de vagas. Clique aqui ou na imagem acima e inscreva-se a partir desta quinta (8h da manhã)

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) oferta, por meio do Edital nº 435/2024, quatro cursos gratuitos e à distância para professores e monitores vinculados às Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) de Minas Gerais. Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas áreas de  Agroindústria, Administração e Economia Rural, Zootecnia e Agricultura/Agroecologia. No total, são 140 vagas, sendo 35 para cada uma das áreas.

As inscrições, que também são gratuitas, são equivalentes à matrícula, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição de Inscrição até às 18h do próximo dia 30 de maio. Os professores/monitores das EFAs de Minas Gerais poderão se inscrever em até duas das quatro áreas oferecidas, conforme as orientações previstas no Edital nº 435/2024.

Para fazer o curso, os interessados precisam - além de ser professores/monitores vinculados às EFAs de Minas Gerais - ser maiores de 18 anos e ter certificado de curso técnico de nível médio e/ou de curso superior. No ato da inscrição, é necessário  anexar: documento de identificação com foto; CPF; histórico escolar ou atestado de conclusão de ensino técnico de nível médio ou superior); declaração/comprovante de vínculo com uma das EFAs de Minas Gerais; e cartão SUS.

Curso de Formação Continuada em Agropecuária nas EFAs/MG
Áreas ofertadas
Total de vagas
Agricultura/Agroecologia
Zootecnia
Administração e Economia Rural
Agroindústria
35 vagas

Clique aqui e acesse o Formulário Eletrônico para fazer sua inscrição/ matrícula.

Antes de fazer a inscrição/ matrícula para um dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), leia o Edital nº 435/2024, que apresenta todas as informações e normas para a efetivação da inscrição/ matrícula. Clique aqui e acesse a página de Editais Publicados da Pró-Reitoria de Extensão para  baixar o Edital nº 435/2024.

Formação continuada para as EFAs de Minas Gerais

No estado de Minas Gerais, 22 Escolas Famílias Agrícolas têm a missão de promover a formação integral de filhos e filhas de agricultores familiares e trabalhadores rurais, tendo em vista o desenvolvimento sustentável local. A fim de colaborar para a formação continuada de monitores e professores que atuam nessas escolas, os cursos ofertados pelo IFNMG têm como objetivo principal qualificar e atualizar professores e monitores das Ciências Agrárias e/ou que atuam com a educação e orientação profissional técnica em agropecuária, com base nos princípios da Pedagogia da Alternância, da Educação do Campo e da Agroecologia.

Os cursos terão carga horária total de 60 horas. As aulas acontecem no período noturno, na modalidade a distância, de segunda a sexta-feira, entre os meses de junho e outubro deste ano de 2024. O processo de avaliação será contínuo e será considerada a assiduidade, a pontualidade, a participação nas atividades, bem como a realização das atividades teóricas e práticas. Para receber o certificado de conclusão, para cada curso, o aluno precisa obter pelo menos 60% do valor total da nota e frequência mínima de 75% da carga horária do curso.

O Edital nº 435/2024, outros documentos, link do formulário de inscrição/ matrícula, resultados e outras publicações estão disponíveis na página www.ifnmg.edu.br/editaisextensao.

A oferta faz desses cursos faz parte do projeto de Extensão denominado “Formação Continuada em Agropecuária nas Escolas Famílias Agrícolas de Minas Gerais” em parceria com a Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas de Minas Gerais (AMEFA). De acordo com informações da Associação disponibilizadas em sua página na internet, a "Escola Famílias Agrícola, conhecida pela sigla EFA, é uma Associação instituída por Famílias, Comunidades, Movimentos Sociais e Sindicais do campo, que funciona por meio da Pedagogia da Alternância, promove uma formação integral e libertadora, articulada à produção sustentável da vida, com finalidades educativas comprometidas com um novo projeto de campo e sociedade, baseado em princípios da Agroecologia".

Conheça as 22 EFAs de Minas Gerais e suas localidades

EFA Renascer
Jequitinhonha

Saiba mais sobre a AMEFA e sobre as 22 EFAs em: amefa.jrs.dev.br/efas

O e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. é o canal para apresentação de recursos previstos no Edital nº 435/2024 e para solicitação de informações acerca das inscrições/ matrículas e dos cursos.

LEIA OUTRAS MATÉRIAS E SAIBA MAIS

Projeto de formação continuada nas Escolas Família Agrícola será lançado em evento virtual na segunda-feira, dia 11