Portal IFNMG - Encontro do Energife reúne profissionais de vários estados para ampliar as oportunidades de formação no setor fotovoltaico Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Encontro do Energife reúne profissionais de vários estados para ampliar as oportunidades de formação no setor fotovoltaico

Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2024, 14h54 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2024, 17h39
imagem sem descrição.

Profissionais que atuam no programa Energife em 14 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se reuniram nos dias 29 e 30 de maio nos campi Montes Claros e Janaúba do IFNMG para um Encontro para capacitação, troca de experiências, planejamento estratégico e visita à maior planta de energia solar da América Latina.

O Energife é um programa do governo federal que visa ampliar a oferta de cursos e de profissionais no setor de energias renováveis e eficiência energética, uma das áreas com maior crescimento e oportunidades de emprego no Brasil nos últimos anos. O IFNMG é a instituição que recebeu o maior aporte financeiro do Ministério da Educação, e já capacitou mais de 2 mil pessoas no norte de Minas. 

Pioneiro na Rede, o Encontro Mineiro foi realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do IFNMG,  Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), com parceria da empresa Atlas Renewable Energy e da Fadetec. Além de servidores do IFNMG, contou com a participaçãode profissionais que atuam na área nas seguintes instituições: IFPE, IFAP, IFSC, IFSP, CEFET-MG, CEFET-RJ, IFMG, IFSULDEMINAS, IFES, IFSUDESTEMG, IFRJ, SETEC/MEC, IFB e IFTO.

Oportunidades

53689459384 9ef0fbfe4f c“O Energife muda vidas, transforma histórias, por meio de oportunidades que se vinculam a uma conjuntura de necessidade de desenvolvimento sustentável frente às ações humanas que influenciam no clima e na aceleração das mudanças. É um programa de vanguarda, que passou aqui por um planejamento e que já tem grandes resultados na ponta”, destacou a coordenadora-geral de projetos e supervisão da Rede Federal, professora Úrsula Gomes Maruyama. 

53689557195 ea311e3314 cDurante a palestra na abertura do evento, Carlos Café, que é empreendedor na área e vice-presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), confirmou o aquecimento do setor. “Há demanda em todas as áreas. Vejo muitas oportunidades de formação, de melhoria na qualidade das pessoas envolvidas na cadeia fotovoltaica e muitas oportunidades de emprego, além também de necessidade de mais ciência aplicada; de trabalhar melhor com dados, transformar em inteligência, em performance. Isso tudo abre um leque muito grande para professores e para todos os profissionais que vão se envolver com geração distribuída”, disse Carlos.

53689109241 c2645efdea cO reitor substituto do IFNMG, professor João Leandro Cássio de Oliveira, destacou que Minas Gerais produz, em suas fazendas solares, cerca de 35% de toda a energia fotovoltaica produzida no Brasil, e o Norte de Minas é uma das melhores regiões para se aproveitar a energia do sol. “Diante dessas potencialidades e oportunidades do estado, nós decidimos aceitar o desafio de participar disso e fazer diferença na vida das pessoas. Formar pessoas, trazer essas pessoas para o mercado de trabalho e fazer com que esse mercado traga riqueza e desenvolvimento local para nossa região”, disse João Leandro.

A abertura do evento e a palestra foram transmitidos pelo canal do IFNMG no Youtube para os estudantes do Energife dos demais campi e podem ser acessadas neste link.

Experiência

No segundo dia do evento, no IFNMG - Campus Avançado Janaúba, os presentes puderam conhecer a inovadora experiência da unidade, que promoveu o projeto “Somos parte da mesma Energia", em parceria com a empresa Atlas Renewable Energy. O projeto oferece, para mulheres cis ou trans, os cursos de Mecânica de Montagem de Tracker, Iniciação Profissional em Montagem de painel fotovoltaico, Iniciação Profissional em Montagem Elétrica, Iniciação profissional em Assistente de Logística e Auxiliar Administrativo de Departamento Pessoal e Recursos Humanos. No total, entre dezembro de 2023 e maio de 2024, já foram capacitadas 270 mulheres. Atualmente, o projeto está em seu terceiro ciclo, com 154 alunas matriculadas.

Representantes da Atlas expuseram os destaques da administração e das tecnologias empregadas e conduziram os participantes para uma visita guiada à usina na planta de Vista Alegre, que tem o maior contrato de compra da energia solar da América Latina.

Confira abaixo algumas fotos do Encontro. Mais fotos neste link. Um pequeno vídeo com o resumo do encontro foi publicado no Instagram do IFNMG

53686939241 edcd23b5f5 c

Primeiro dia do evento contou com reuniões dos representantes das instituições da Rede para discutir o planejamento estratégico do Energife

53694489260 3050d4704a c

Abertura foi realizada no auditório do Campus Montes Claros

53689326973 e7c013b277 c

Mesa de abertura foi composta (esquerda para direita): pró-reitor de extensão do IFNMG, prof. Rony Enderson; coordenadora-geral de projetos e supervisão da Rede Federal, professora Úrsula Gomes Maruyama; reitor substituto do IFNMG, professor João Leandro Cássio; diretor-geral substituto do Campus Montes Claros, professor Vitor Hugo Fernandes; diretor do Campus Avançado Janaúba, professor Fernando Barreto e coordenador-geral do Programa Bolsa Formação no IFNMG, Daniel Sampaio.

 53690181913 63da29a9b9 c

Dirigentes da Reitoria e de vários campi do IFNMG também estiveram no segundo dia do Encontro, em Janaúba

53690317734 09e23bffd1 c

Mesa compartilhou a experiência do projeto desenvolvido pela Atlas e pelo IFNMG

IMG 20240502 WA0036

Participantes realizaram visita técnica à planta solar da Altas

Fim do conteúdo da página