Portal IFNMG - IFNMG realiza nos dias 29 e 30 de abril o Encontro Mineiro do Programa EnergIFE Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG realiza nos dias 29 e 30 de abril o Encontro Mineiro do Programa EnergIFE

Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 13h52 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 11h23

 Os campi Montes Claros e Janaúba do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) recebem, nos dias 29 e 30 de abril, autoridades, setor produtivo, pesquisadores e estudantes para o Encontro Mineiro do EnergIFE, um programa do governo federal que visa ampliar a oferta de cursos e de profissionais em energias renováveis e eficiência energética. 

O encontro é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFNMG, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), do programa Profissionais do Futuro e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), e conta com parceria da empresa Atlas Renewable Energy e da Fadetec.

Além de reuniões internas entre coordenadores do Programa no IFNMG e representantes das instituições envolvidas, o evento contará com uma palestra sobre o setor fotovoltaico e as oportunidades de carreira, com Carlos Café, vice-presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída. As inscrições para a palestra, que será realizada no dia 29 de abril, após a abertura das 19 horas no IFNMG - Campus Montes Claros, são limitadas e podem ser realizadas por meio deste link

No dia 30 de abril, a partir das 10 horas, o Encontro prossegue em Janaúba, outra cidade referência na geração de energia solar. No novo campus do Instituto haverá apresentação das ações do IFNMG no EnergIFE e das tecnologias, projetos e atuação da empresa Atlas, seguido de debate e de mostra de outras experiências da Rede. Na parte da tarde, alguns convidados poderão visitar a usina da Atlas na planta de Vista Alegre, que tem o maior contrato de compra da energia solar da América Latina. 

EnergIFE

O Programa EnergIFE é uma vanguarda na integração da educação profissional com as necessidades do mercado de energia solar, equipando os alunos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades deste setor em ascensão. 

No IFNMG, já foram ofertados na primeira fase do Programa 26 turmas nas cidades de Arinos, Montes Claros, Pirapora, Janaúba, Porteirinha e Teófilo Otoni. Na segunda fase do Programa, em 2023 e 2024, foram contempladas 2.200 vagas de eletricistas de sistemas de energias renováveis, em todos os campi do IFNMG, no maior aporte de recursos Federais ao Programa de Energife de todo o Brasil, totalizando um investimento de R$ 4 milhões e 400 mil.

Capa Encontro Energife

 

Fim do conteúdo da página