Portal IFNMG - Abertas inscrições para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontecerá no IFNMG-Campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2024, 10h46 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 13h34

Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para a etapa regional da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024, que acontecerá no IFNMG-Campus Montes Claros, no dia 13 de julho. A OBR tem como objetivo incentivar o estudo e o desenvolvimento da robótica entre crianças e adolescentes e estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.

Podem participar da etapa regional estudantes de 6 a 19 anos matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico, de Montes Claros e região. As equipes serão compostas por dois a quatro estudantes, mais um professor ou técnico, vinculado ou não a uma instituição de ensino. Todos os estudantes devem pertencer a um dos seguintes níveis:

- nível 0: estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, que participam somente da etapa local (regional ou estadual, nos estados onde não há etapas regionais);
- nível 1: estudantes do 1º ao 8º ano do ensino fundamental, que participam também da etapa estadual, podendo avançar à etapa nacional;
- nível 2: estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e ensino médio ou técnico, que participam também da etapa estadual, podendo avançar até a etapa nacional e concorrer a vaga na etapa internacional da Robocup Jr 2025.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas pelo professor ou técnico que é tutor da equipe, por meio do Sistema Olimpo, criado pela Robocup Brasil. Para quem está realizando a inscrição pela primeira vez, foi disponibilizado um vídeo curto, ensinando todo o processo. Acesse o vídeo aqui.

Robótica de resgate

A prova da modalidade prática presencial da OBR, que acontecerá no IFNMG-Campus Montes Claros, será do tipo Robótica de Resgate. A missão das equipes participantes será realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre utilizando robôs completamente autônomos e sem qualquer assistência humana. O robô deve ser ágil para superar obstáculos difíceis, sejam eles caminhos onde o trajeto não pode ser reconhecido, elementos desconhecidos que devem ser desviados, caminhos sem saída que precisam ser superados, e entre outros contratempos para conseguir salvar as vítimas. Acesse aqui o manual de regras e instruções para a prova prática de robótica de resgate.

Outras modalidades

Além da modalidade que terá a etapa regional presencialmente no Campus Montes Claros, a OBR 2024 também recebe inscrições para outras modalidades/tipos, com diferentes prazos finais:

- Modalidade Prática Presencial – Robótica Artística: até 10 de maio;
- Modalidade Prática Virtual – Apresentação: até 30 de junho;
- Modalidade Prática Virtual – Simulação: até 30 de junho;
- Modalidade Teórica: até 10 de maio.

Informações sobre cada uma dessas modalidades, bem como instruções sobre inscrições estão disponíveis no site da OBR

Realização

A OBR 2024 tem patrocínio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, organização sem fins lucrativos, coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

No IFNMG-Campus Montes Claros, a etapa regional está sendo organizada pelo Clube de Tecnologia e Inovação (CTIN) em parceria com a Enactus e com a empresa júnior Prototipe, além do Sebrae.

Para mais informações, acesse o site da OBR.