Portal IFNMG - Revista de extensão Contação lança novo número, comemorativo dos 15 anos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 15h28 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 16h08

Capa3Uma viagem pelos campi do IFNMG para conferir como os projetos extensionistas têm impactado os municípios atendidos por essas unidades. Essa é a proposta da nona edição da Revista de Extensão Contação – Aprende-se ensinando nos Vales e Gerais, que acaba de ser publicada, trazendo as narrativas de extensão referentes aos projetos realizados em 2022, em todas as unidades do Instituto.

Ações voltadas para a saúde, desenvolvimento sustentável, produção e empreendedorismo, biodiversidade, valorização do artesanato local e para a visibilidade institucional estão descritas entre os 18 Projetos Sociais relatados na revista. Na seção de Projetos Artísticos, Culturais e Esportivos, estão as narrativas sobre seis iniciativas direcionadas ao resgate da memória local e regional, da cultura e do trabalho por meio das artes, como a literatura, a dança e a fotografia. Já o uso dos recursos tecnológicos, buscando a difusão do conhecimento e a melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica e geral podem ser contemplados na parte dedicada à Extensão Tecnológica, que conta com 11 relatos. A Contação traz, ainda, uma seção de arte e cultura, com textos, fotografias e outras formas de manifestações artísitcas.

15 anos de extensão

Na avaliação da reitora Joaquina Nobre, trata-se de uma “publicação de grande relevância, não somente para esta Instituição, como também para toda a comunidade escolar e demais cidadãos interessados em acompanhar o andamento dos projetos de Extensão desenvolvidos por nossos alunos e servidores, em prol do desenvolvimento e atendimento da região e entornos atendidos pelo IFNMG.

A nova edição da Revista Contação é comemorativa dos 15 anos dos Institutos Federais, recém-completados, no final de 2023, e traz o selo alusivo a esse marco em sua capa. “Nesses 15 anos do IFNMG, foi possível perceber quão relevante é a ação extensionista para a nossa região. Capaz de mitigar a sede dessas comunidades por tecnologias, saber científico e cultura, as ações extensionistas realizadas nos campi vêm democratizando o acesso e a produção de conhecimentos”, destaca o editorial da publicado, assinado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson de Oliveira.

Sobre a Contação

Revista de Extensão Contação – Aprende-se ensinando nos Vales e Gerais, publicada pelo IFNMG por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, reúne relatos sobre ações extensionistas realizadas por todos os campi do Instituto. A extensão no Instituto é concebida como uma instância fundamental para o aprimoramento e fortalecimento do processo educativo, cultural e científico e, ainda, como um componente que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, buscando, assim, viabilizar uma relação dinâmica e transformadora entre o Instituto e a sociedade.

Foi a forma livre com que os relatos são elaborados, com histórias contadas pelos participantes, que inspirou a escolha do nome da revista. O termo “contação” é um dos vários neologismos criados pelo escritor mineiro João Guimarães Rosa. A palavra, segundo o “Léxico de Guimarães Rosa”, de Nilce Sant´Anna Martins, significa uma narrativa, unindo as palavras “contar” e “ação”.

Clique aqui para acessar todas as edições da Revista Contação.