Portal IFNMG - Proposta de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola do IFNMG é contemplada com financiamento da Capes Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 10h51 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 11h49

O IFNMG foi contemplado com a aprovação da proposta para implementar a Licenciatura em Educação Escolar Quilombola pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O resultado foi divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 15 de março.

O objetivo do programa é aperfeiçoar a prática docente na educação básica por meio de oferta de licenciaturas específicas, sobretudo nas escolas e comunidades que possuem educação escolar indígena, quilombola, do campo e educação inclusiva e bilíngüe.

A proposta aprovada foi construída de modo dialógico pelo IFNMG, por meio de comissão que teve representantes do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) Central e da Pró-Reitoria de Ensino, com a Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais – N' Golo. Serão 60 vagas, a serem ofertadas nos polos de Januária e Janaúba.

O professor Johnisson Xavier Silva, integrante da comissão que concebeu a proposta do curso, lembra que as regiões Norte de Minas Gerais e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, que estão na área de abrangência do IFNMG, possuem uma das maiores incidências de populações quilombolas do Brasil. Apesar disso, segundo ele, a educação territorializada, diferenciada e intercultural que se paute no respeito à especificidade dos saberes e tecnologias, processos de territorialização, práticas culturais e lutas nas comunidades remanescentes de quilombo, como é estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola (2012), é ainda uma prática distante dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas quilombolas. Sendo assim, “o IFNMG se alia à luta das comunidades quilombolas para construir uma educação mais diversa e justa, que está atenta às necessidades e especificidades das populações quilombolas”, enfatiza o professor.

O curso

A próxima etapa para implantação do curso é o processo de seleção de alunos, ainda sem data marcada para acontecer. De acordo com o cronograma do edital do Parfor Equidade, o prazo para início é até 31 de agosto deste ano.

O curso será ofertado na modalidade presencial, com duração de quatro ano. Poderão se matricular  professores da rede pública de educação básica, das redes de formação por alternância, e o público de demanda social (cota). Os estudantes matriculados no curso farão jus à bolsa de estudos, no valor de R$ 700 reais.

Além dos professores do IFNMG, mestres tradicionais de saberes reconhecidos por organização quilombola, no âmbito de sua comunidade, poderão atuar como formadores convidados, ministrando atividades e disciplinas específicas.

Em breve, o IFNMG divulgará mais informações sobre a seleção de alunos e matrículas no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola.