Gestão do IFNMG debate planejamento para 2024; confira as principais ações previstas
![Gestão da Reitoria do IFNMG imagem sem descrição.](/administrator/2024/Geral_gestao_planejamento_2024.jpeg)
Reitora, pró-reitores e diretores ‘sistêmicos’ da Reitoria do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) apresentaram e debateram, em reunião nos dias 15 e 16 de fevereiro, o planejamento de cada pasta para o ano de 2024.
Em comum, os representantes de cada setor apresentaram os resultados de 2023, as principais ações previstas para o ano de 2024, incluindo ações inovadoras, metas dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a serem cumpridas e ações de governança e gestão.
A reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, destacou a integração entre as propostas e o amadurecimento, preparação e fortalecimento da equipe ao longo dos três primeiros anos de mandato. “Entramos nesse quarto ano de gestão com bastante segurança, confiança e tranquilidade para trabalhar em prol de nossa comunidade que tanto precisa de nós e de cada um dos servidores”, disse Joaquina.
Gestor(a) de cada pasta apresentou as ações previstas para 2024.
Confira abaixo, as principais ações gerais e as previstas por cada uma das Pró-Reitorias e das Diretorias e Departamentos ligados diretamente à reitora:
Ações gerais:
-Encaminhar a construção/reforma dos refeitórios nos campi;
- Avançar na implantação do Campus Quilombo;
- Buscar recursos para implantação de usinas fotovoltaicas, quadras esportivas, almoxarifado e outras demandas dos campi e da Reitoria;
- Apoiar o fortalecimento da Fadetec;
- Apoiar a melhoria contínua na qualidade do ensino, na curricularização da extensão e nos projetos de inovação.
Pró-Reitoria de Administração (PROAD):
- Finalizar projetos de refeitório, almoxarifado e quadras cobertas;
- Aprimorar a matriz orçamentária e aumentar a transparência;
- Implementar a logística sustentável e manual de desfazimento;
- Finalizar a avaliação de imóveis do IFNMG;
- Promover encontros e capacitações;
- Criar um painel de informação de empenho, em tempo real;
- Melhorar a gestão da frota dos veículos, com diagnóstico, conferência e aquisição de novos.
Pró-Reitoria de Ensino (PROEN):
- Sistema Acadêmico Cajuí: Executar e Acompanhar projetos de desenvolvimento e atualizações de módulos em parceria com a DGTI e NDTI do e realizar capacitações para os servidores;
- Atualizar e escrever novas Diretrizes, Normativas, Manuais e Regulamentos para atender as Legislações vigentes, as Inovações dos cursos e as especificidades das Unidades do IFNMG.
- Acompanhar e orientar os campi quanto às revisões dos Projetos Pedagógicos dos Cursos técnicos e de graduação ofertados pelo IFNMG.
- Continuar a execução do projeto “IFNMG em diálogo: práxis em rede” para escrita de textos base e princípios norteadores do Ensino.
- Expandir o projeto Verticaliza para os campi que ofertam cursos de Tecnologia.
- Ofertar novas turmas de qualificação profissional para jovens e adultos (EJA INTEGRADA - EPT);
- Executar o Programa de Apoio à Concepção e Reestruturação de Projetos Pedagógicos dos Cursos do IFNMG (Pro-PPC).
- Fortalecer e ampliar as ações de formação continuada (Laboratório de Formação Contínua em Docência e Gestão da EPT (LabFor)
- Discutir e apresentar propostas para os Processos Seletivos do IFNMG;
- Ações, monitoramento e avaliações dos Planos de Permanência e Êxito das Unidades do IFNMG;
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC):
- Promover ações de fortalecimento das Empresas Júniores (EJs);
- Seguir com os projetos de demanda induzida Projeto Portfólio de Oportunidades e acompanhamento de egressos;
- Definir e acompanhar ações de cultura e desporto do IFNMG;
- Seguir com a viabilização de cursos e projetos de programas com captação de recursos externos (Energife, Mulheres Mil, AMEFA, Aquicultura, Celin, Manuel Querino e Envelhecer nos territórios);
- Realizar o projeto Clube do Empreendedor em todos os campi em parceria com a Receita Federal.
- Lançar e acompanhar editais como: PIDED - Programa Institucional de Bolsas de Extensão aos Discentes, Editais de Fluxo Contínuo, Cadastro de Avaliadores de Projetos de Extensão.
- Promover a atualização dos documentos normativos da Extensão.
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):
- Promover ações de desenvolvimento para os servidores: realização de processos seletivos de afastamento, revisão de normativos, realização de encontro de gestão de pessoas, realização de treinamentos e aprimoramento da metodologia de elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoas;
- Promover ações para melhoria da qualidade de vida do servidor: realização da Semana da Saúde e Segurança do Servidor e da Semana do Servidor Público; implantação do teleatendimento psicológico e grupos de acolhimento e escuta; ampliação dos convênios com os planos de saúde/odontológicos; promoção de campanhas temáticas;
- Fortalecer os processos de gestão de integridade, riscos e controle: melhoria no instrumento de seleção dos cargos e funções do IFNMG; elaboração do Plano Estratégico de Gestão de Pessoas (2024/2028) alinhado ao PDI; elaboração do Plano de Ação para melhoria do Clima Organizacional.
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI):
- Ampliar os ambientes promotores e habitats de inovação aumentando o número de empreendimentos atendidos e manter atualizado o Portfólio de Tecnologias e Competências;
- Lançar e acompanhar editais como: apoio à eventos de promoção à Inovação; PROAPE para a pós-graduação; bolsas de mestrado; PIBIC/PIBITI; PROAPE/Inovação/Projetos Cooperativos; Produtividade em Pesquisa; Bolsa de Apoio Técnico à Inovação; PBQS
- Ampliar as condições de operação da Incubadora do IFNMG;
- Estimular a produção bibliográfica tais como artigos, capítulos de livro e/ou livros e desenvolver a Política Editorial do IFNMG.
- Ampliar os ambientes de inovação e promover eventos de inovação aberta.
- Realizar capacitação de Docentes e TAEs para para atuar com pesquisa básica, aplicada, parceria público-privada, redação de projetos e participação em chamadas públicas.
Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD):
- Institucionalizar e descentralização o Moodle;
- Visitar todos os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB);
- Organizar para oferta de curso na modalidade a distância;
- Promover capacitação para planejamento, implementação e gestão da educação a distância;
- Discutir, institucionalizar e regulamentar sobre a oferta própria de cursos de EAD pelas unidades do IFNMG;
- Intensificar a comunicação com a comunidade interna;
- Adotar políticas que visem a permanência do discente.
Diretoria Executiva (DEX):
- Reformular e tornar mais atrativos e com melhor usabilidade os editais dos processos seletivos do IFNMG;
- Gerir os processos seletivos para ingresso de estudantes e realizar concurso público;
- Buscar parcerias e editais para fortalecer a política de internacionalização;
- Coordenar a elaboração do Relatório de Gestão 2024;
- Mapear processos em gestão de riscos, firmar política institucional de governança, organização e gestão e elaborar plano de integridade biênio 2025/2027;
- Desenvolver ações para implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no IFNMG;
- Seguir com o assessoramento da Fadetec junto ao IFNMG.
Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE):
- Revisar regulamentos de Bolsa Permanência, de Moradia e de Assistência Estudantil;
- Instituir programa institucional de atenção psicossocial;
- Promover encontros e capacitações: encontro de formação em assistência estudantil, encontro docente para atendimento educacional especializado, encontro de lideranças;
- Mapear processos da gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
- Instituir o Projeto IF Afrocentrado e apoiar a implantação do Campus Quilombo;
- Ampliar o percentual de beneficiários cotistas com renda inferior a um salário mínimo do Programa de Assistência e Apoio dos Estudantes, com melhoria do sistema de seleção, aprimoramento da publicização do edital e desenvolvimento de filtro no Cajuí para rastreamento dos cotistas;
- Ampliar o número de cursos para formações direcionadas para a atuação, avaliação e adaptações da educação inclusiva, principais transtornos globais do desenvolvimento, legislações e metodologias de ensino em parceria com a Proen.
Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI):
- Atualizar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
- Aprimorar ações de governança e gestão: encaminhar proposta de instituição de instituição do Comitê de Segurança da Informação e Comitê Gestor de TI;
- Instituir Equipe de Prevenção, Tratamento e Respostas a Incidentes Cibernéticos (ETIR);
- Implementar ações em cumprimento à Política Nacional de Segurança da Informação (PNSI);
- Promover a evolução contínua dos sistemas Cajuí e SEI;
- Implantar / manter sistemas institucionais: repositório da Editora IFNMG, solução Participe, sistema de gestão de bibliotecas, ferramenta para a gestão de riscos;
- Contratar solução de computação em nuvem;
- Normatizar o serviço de e-mail e definir cotas de armazenamento;
- Implementar painel para acompanhamento das ações de Tecnologia da Informação e Comunicação;
Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI):
- Acompanhar junto ao Ministério da Educação os projetos de consolidação dos Campi do IFNMG e a expansão de novas unidades, com destaque ao Campus Quilombo Minas Novas;
- Revisar e atualizar os documentos regulatórios institucionais: Regimento Geral, Regimento da Reitoria, Regimento Interno dos Campi;
- Elaborar projeto para implementação de Escritórios de Processos Institucionais e Escritório de Projetos Estratégicos;
- Promover a disponibilização das informações sobre os indicadores da Plataforma Nilo Peçanha e do Censo da Educação Brasileira;
- Implantar a autoavaliação dos cursos técnicos;
- Manter a divulgação contínua do PDI como principal documento de planejamento estratégico institucional.
Departamento de Comunicação (DCOM):
- Efetivar um plano de organização das ações junto à gestão;
- Buscar alternativas e parcerias para trabalhos mais operacionais (publicações no portal, transmissões ao vivo) e atuação em redes sociais;
- Finalizar o Guia de uso do Instagram @ifnmg_oficial;
- Potencializar a imagem do avatar “IFgênia”
- Articular para implementação das rádios educativas nos campi Januária, Pirapora e Salinas;
- Avançar com o processo de contratação do Whatsapp institucional.
Gabinete da Reitora (GAB):
- Publicar Manual de Padronização de Documentos do IFNMG;
- Realizar capacitação virtual com todos os setores da reitoria e gabinetes dos campi para implantação dos modelos de documentos padronizados;
- Desenvolvimento de ações para implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no IFNMG: ação de gestão entre GAB/DEX/DGTI;
- Alinhar e organizar, juntamente com os campi, as visitas da reitora e o diálogo com os servidores;
- Aprimorar a publicação dos dados institucionais, de modo a diminuir os pedidos de acesso à informação.
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