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Gestão do IFNMG debate planejamento para 2024; confira as principais ações previstas

Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 08h29 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 14h58
Gestão da Reitoria do IFNMG
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Reitora, pró-reitores e diretores ‘sistêmicos’ da Reitoria do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) apresentaram e debateram, em reunião nos dias 15 e 16 de fevereiro, o planejamento de cada pasta para o ano de 2024.

Em comum, os representantes de cada setor apresentaram os resultados de 2023, as principais ações previstas para o ano de 2024, incluindo ações inovadoras, metas dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a serem cumpridas e ações de governança e gestão.

A reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, destacou a integração entre as propostas e o amadurecimento, preparação e fortalecimento da equipe ao longo dos três primeiros anos de mandato. “Entramos nesse quarto ano de gestão com bastante segurança, confiança e tranquilidade para trabalhar em prol de nossa comunidade que tanto precisa de nós e de cada um dos servidores”, disse Joaquina. 

Todos reuniao planejamento

Gestor(a) de cada pasta apresentou as ações previstas para 2024.

 

Confira abaixo, as principais ações gerais e as previstas por cada uma das Pró-Reitorias e das Diretorias e Departamentos ligados diretamente à reitora:

 

Ações gerais:

 

-Encaminhar a construção/reforma dos refeitórios nos campi;

- Avançar na implantação do Campus Quilombo;

- Buscar recursos para implantação de usinas fotovoltaicas, quadras esportivas, almoxarifado e outras demandas dos campi e da Reitoria;

- Apoiar o fortalecimento da Fadetec;

- Apoiar a melhoria contínua na qualidade do ensino, na curricularização da extensão e nos projetos de inovação.


Pró-Reitoria de Administração (PROAD):

 

 - Finalizar projetos de refeitório, almoxarifado e quadras cobertas;

- Aprimorar a matriz orçamentária e aumentar a transparência;

- Implementar a logística sustentável e manual de desfazimento;

- Finalizar a avaliação de imóveis do IFNMG;

- Promover encontros e capacitações;

- Criar um painel de informação de empenho, em tempo real;

- Melhorar a gestão da frota dos veículos, com diagnóstico, conferência e aquisição de novos. 

 

 Pró-Reitoria de Ensino (PROEN):

- Sistema Acadêmico Cajuí: Executar e Acompanhar projetos de desenvolvimento e atualizações de módulos em parceria com a DGTI e NDTI do e realizar capacitações para os servidores;

- Atualizar e escrever novas Diretrizes, Normativas, Manuais e Regulamentos para atender as Legislações vigentes, as Inovações dos cursos e as especificidades das Unidades do IFNMG.

- Acompanhar e orientar os campi quanto às revisões dos Projetos Pedagógicos dos Cursos técnicos e de graduação ofertados pelo IFNMG.

- Continuar a execução do projeto “IFNMG em diálogo: práxis em rede” para escrita de textos base e princípios norteadores do Ensino. 

- Expandir o projeto Verticaliza para os campi que ofertam cursos de Tecnologia.

- Ofertar novas turmas de qualificação profissional para jovens e adultos  (EJA INTEGRADA - EPT);

- Executar o Programa de Apoio à Concepção e Reestruturação de Projetos Pedagógicos dos Cursos do IFNMG (Pro-PPC).

- Fortalecer e ampliar as ações de formação continuada (Laboratório de Formação Contínua em Docência e Gestão da EPT (LabFor)

- Discutir e apresentar propostas para os Processos Seletivos do IFNMG;

- Ações, monitoramento e avaliações dos Planos de Permanência e Êxito das Unidades do IFNMG;

 

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC):

- Promover ações de fortalecimento das Empresas Júniores (EJs);

- Seguir com os projetos de demanda induzida Projeto Portfólio de Oportunidades e acompanhamento de egressos;

- Definir e acompanhar ações de cultura e desporto do IFNMG;

- Seguir com a viabilização de cursos e projetos de programas com captação de recursos externos (Energife, Mulheres Mil, AMEFA, Aquicultura, Celin, Manuel Querino e Envelhecer nos territórios);

- Realizar o projeto Clube do Empreendedor em todos os campi em parceria com a Receita Federal.

-  Lançar e acompanhar editais como: PIDED -  Programa Institucional de Bolsas de Extensão aos Discentes, Editais de Fluxo Contínuo, Cadastro de Avaliadores de Projetos de Extensão. 

- Promover a atualização dos documentos normativos da Extensão.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):

- Promover ações de desenvolvimento para os servidores: realização de processos seletivos de afastamento, revisão de normativos, realização de encontro de gestão de pessoas, realização de treinamentos e aprimoramento da metodologia de elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoas;

- Promover ações para melhoria da qualidade de vida do servidor: realização da Semana da Saúde e Segurança do Servidor e da Semana do Servidor Público; implantação do teleatendimento psicológico e grupos de acolhimento e escuta; ampliação dos convênios com os planos de saúde/odontológicos; promoção de campanhas temáticas;

- Fortalecer os processos de gestão de integridade, riscos e controle: melhoria no instrumento de seleção dos cargos e funções do IFNMG; elaboração do Plano Estratégico de Gestão de Pessoas (2024/2028) alinhado ao PDI; elaboração do Plano de Ação para melhoria do Clima Organizacional.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI):

- Ampliar os ambientes promotores e habitats de inovação aumentando o número de empreendimentos atendidos e manter atualizado o Portfólio de Tecnologias e Competências;

- Lançar e acompanhar editais como: apoio à eventos de promoção à Inovação; PROAPE para a pós-graduação; bolsas de mestrado; PIBIC/PIBITI; PROAPE/Inovação/Projetos Cooperativos; Produtividade em Pesquisa; Bolsa de Apoio Técnico à Inovação; PBQS

- Ampliar as condições de operação da Incubadora do IFNMG;

- Estimular a produção bibliográfica tais como artigos, capítulos de livro e/ou livros e desenvolver a Política Editorial do IFNMG.

- Ampliar os ambientes de inovação e promover eventos de inovação aberta.

- Realizar capacitação de Docentes e TAEs para para atuar com pesquisa básica, aplicada, parceria público-privada, redação de projetos e participação em chamadas públicas. 

Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD):

 - Institucionalizar e descentralização o Moodle;

- Visitar todos os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB);

- Organizar para oferta de curso na modalidade a distância;

- Promover capacitação para planejamento, implementação e gestão da educação a distância;

- Discutir, institucionalizar e regulamentar sobre a oferta própria de cursos de EAD pelas unidades do IFNMG;

- Intensificar a comunicação com a comunidade interna;

- Adotar políticas que visem a permanência do discente.

Diretoria Executiva (DEX):

- Reformular e tornar mais atrativos e com melhor usabilidade os editais dos processos seletivos do IFNMG;

- Gerir os processos seletivos para ingresso de estudantes e realizar concurso público;

- Buscar parcerias e editais para fortalecer a política de internacionalização;

- Coordenar a elaboração do Relatório de Gestão 2024;

- Mapear processos em gestão de riscos, firmar política institucional de governança, organização e gestão e elaborar plano de integridade biênio 2025/2027;

- Desenvolver ações para implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no IFNMG;

- Seguir com o assessoramento da Fadetec junto ao IFNMG.

Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE):

- Revisar regulamentos de Bolsa Permanência, de Moradia e de Assistência Estudantil;

- Instituir programa institucional de atenção psicossocial;

- Promover encontros e capacitações: encontro de formação em assistência estudantil, encontro docente para atendimento educacional especializado, encontro de lideranças;

- Mapear processos da gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);

- Instituir o Projeto IF Afrocentrado e apoiar a implantação do Campus Quilombo;

- Ampliar o percentual de beneficiários cotistas com renda inferior a um salário mínimo do Programa de Assistência e Apoio dos Estudantes, com melhoria do sistema de seleção, aprimoramento da publicização do edital e desenvolvimento de filtro no Cajuí para rastreamento dos cotistas;

- Ampliar o número de cursos para formações direcionadas para a atuação, avaliação e adaptações da educação inclusiva, principais transtornos globais do desenvolvimento, legislações e metodologias de ensino em parceria com a Proen.

Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI):

- Atualizar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);

- Aprimorar ações de governança e gestão: encaminhar proposta de instituição de instituição do Comitê de Segurança da Informação e Comitê Gestor de TI;

- Instituir Equipe de Prevenção, Tratamento e Respostas a Incidentes Cibernéticos (ETIR);

- Implementar ações em cumprimento à Política Nacional de Segurança da Informação (PNSI);

- Promover a evolução contínua dos sistemas Cajuí e SEI;

- Implantar / manter sistemas institucionais: repositório da Editora IFNMG, solução Participe, sistema de gestão de bibliotecas, ferramenta para a gestão de riscos;

- Contratar solução de computação em nuvem;

- Normatizar o serviço de e-mail  e definir cotas de armazenamento;

- Implementar painel para acompanhamento das ações de Tecnologia da Informação e Comunicação;

Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI):

- Acompanhar junto ao Ministério da Educação os projetos de consolidação dos Campi do IFNMG e a expansão de novas unidades, com destaque ao Campus Quilombo Minas Novas;

- Revisar e atualizar os documentos regulatórios institucionais: Regimento Geral, Regimento da Reitoria, Regimento Interno dos Campi;

- Elaborar projeto para implementação de Escritórios de Processos Institucionais e Escritório de Projetos Estratégicos;

- Promover a disponibilização das informações sobre os indicadores da Plataforma Nilo Peçanha e do Censo da Educação Brasileira;

- Implantar a autoavaliação dos cursos técnicos;

- Manter a divulgação contínua do PDI como principal documento de planejamento estratégico institucional.

Departamento de Comunicação (DCOM):

- Efetivar um plano de organização das ações junto à gestão;

- Buscar alternativas e parcerias para trabalhos mais operacionais (publicações no portal,  transmissões ao vivo) e atuação em redes sociais;

- Finalizar o Guia de uso do Instagram @ifnmg_oficial;

- Potencializar a imagem do avatar “IFgênia”

- Articular para implementação das rádios educativas nos campi Januária, Pirapora e Salinas;

- Avançar com o processo de contratação do Whatsapp institucional.


Gabinete da Reitora (GAB):

- Publicar Manual de Padronização de Documentos do IFNMG;

- Realizar capacitação virtual com todos os setores da reitoria e gabinetes dos campi para implantação dos modelos de documentos padronizados;

- Desenvolvimento de ações para implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no IFNMG: ação de gestão entre GAB/DEX/DGTI;

- Alinhar e organizar, juntamente com os campi, as visitas da reitora e o diálogo com os servidores;

- Aprimorar a publicação dos dados institucionais, de modo a diminuir os pedidos de acesso à informação.

 

 

 

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