Portal IFNMG - Transparência em números: conheça o Painel Orçamentário do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Transparência em números: conheça o Painel Orçamentário do IFNMG

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 20h04 | Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2023, 16h50

Painel Orçamentário do IFNMG. Esse é o nome da recém-lançada ferramenta de transparência orçamentária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A plataforma reúne um conjunto de dados sobre ações orçamentárias, distribuição de recursos por unidades, emendas parlamentares, entre outros dados.

“O Painel Orçamentário do IFNMG foi desenvolvido com o principal propósito de publicizar e dar transparência à alocação de recursos orçamentários. Nesse contexto, o painel se torna fundamental no processo de aproximação da gestão orçamentária com a ponta, ou seja, com estudantes, servidores e comunidade em geral”, explica o pró-reitor de Administração do Instituto, João Leandro Cássio de Oliveira.

Já constam no painel 13 campos de busca, são eles: orçamento por ações; capacidade de empenho; orçamento por campus; orçamento geral por ações, referente aos anos 2020, 2021 e 2022; Termos de Execução Descentralizada (TED); TED por campus 2022; emendas parlamentares; coleta da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 2022; recursos diversos 2022; total dos recursos 2022; e recursos totais 2022-2.

Painel Proad Materia Publicada
A fim de aproximar a gestão orçamentária da comunidade,  o Painel Orçamentário do IFNMG oferece transparência e visibilidade aos estudantes, servidores e público em geral, proporcionando mais compreensão sobre a alocação de recursos e as ações do instituto. Clique aqui ou na imagem para acessar o Painel Orçamentário do IFNMG

Por meio do Painel Orçamentário do IFNMG, é possível filtrar diversos dados ligados a cada um dos tópicos temáticos. Na aba “Orçamento por Ações”, é possível extrair, por exemplo, os valores destinados para atender as demandas da assistência estudantil, de capacitação e do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Em relação ao Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) e aos 11 campi, é possível saber, acessando o tópico “Orçamento por Campus”, quanto foi o valor investido em cada uma dessas unidades por ano.

De acordo com o pró-reitor, o painel apresenta uma visão abrangente do orçamento e permite que o usuário faça análises minuciosas das unidades: “Ele foi projetado para ser intuitivo e fácil de usar na busca por informações. Por isso, convidamos toda a população para explorar essa ferramenta e colaborar conosco para aprimorá-la”.

O universo orçamentário no âmbito da administração pública abrange palavras e expressões técnicas, bastante utilizadas no contexto político e econômico. O Congresso Nacional disponibiliza o Glossário de Termos Orçamentários, que pode contribuir nos processos de interpretação dos dados. Clique aqui para acessar o documento.