Portal IFNMG - Ministro recebe reitores dos institutos federais no MEC Ir direto para menu de acessibilidade.

Ministro recebe reitores dos institutos federais no MEC

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 09h53 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 09h57
O ministro Camilo Santana e a reitora Joaquina Nobre durante o encontro, em Brasília
imagem sem descrição.

O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, recebeu os reitores do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em um encontro realizado nessa quarta-feira, 5 de julho, na sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). Entre os dirigentes, estava a reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre. A reunião ocorreu durante o almoço e teve como objetivo promover o diálogo com os dirigentes e o fortalecimento das instituições que compõem a Rede Federal.

Entre os temas abordados pelo ministro no encontro estão a consolidação da Rede Federal, demandas de orçamento e de pessoal, e a nova expansão dos Institutos Federais (IFs). O ministro destacou o investimento que já está sendo realizado em obras de infraestrutura nas instituições, graças à recomposição do orçamento viabilizada pelo Governo Federal. Os recursos estão sendo investidos na construção de refeitórios, ginásios, blocos de sala de aula e aquisição de equipamentos e mobiliário, entre outras ações.

De acordo com Santana, o convite aos reitores, do Conif, para o encontro no MEC se deu como um simbolismo para mostrar que a atual gestão do Ministério preza pelo diálogo e pela busca em construir o futuro do Brasil a várias mãos.

PAC

O outro ponto que o ministro da Educação fez questão de citar foram os estudos que o Governo Federal tem realizado para expandir os IFs. “Nós estamos discutindo agora o novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], que o governo vai lançar. Nós queremos priorizar várias ações para os Institutos Federais, não só fortalecer os campi já existentes, mas ampliar com novas unidades, pois ainda há uma demanda enorme em todo o país”, declarou. Além disso, ressaltou que pretende construir essas ações junto com a Rede Federal.

Professores

A formação de professores também foi outra pauta defendida pelo ministro. “Precisamos da ajuda de vocês para melhorar a qualidade da formação dos professores da educação básica do Brasil, que é um compromisso deste governo: o de reverter esses números da alfabetização do nosso país e das nossas crianças brasileiras”, concluiu. De acordo com a lei que criou os IFs (nº 11.892/2008), no mínimo 20% das vagas ofertadas devem ser para licenciaturas.

A presidente do Conif e reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Maria Leopoldina Veras, agradeceu pelo convite e considerou a reunião um momento histórico. Também colocou o Conif à disposição do MEC para discutir a respeito de pautas da Rede Federal, tais como a oferta da Educação Profissional e Tecnológica e a formação de professores.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques, também ressaltou a importância do encontro. “Nós somos testemunhas da evolução que aconteceu com a educação profissional nos governos Lula e Dilma. Hoje, é um momento especial, pois temos o ministro aqui para se reunir com vocês para uma discussão técnica que possa avançar nessa política educacional tão fundamental para o desenvolvimento do Brasil”, destacou.

IFs

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conta com 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Colégio Pedro II. Esse conjunto totaliza 680 unidades espalhadas por todos os estados do Brasil, com atendimento de 1,5 milhão de estudantes. A Rede oferta cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, entre outras formações.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) - Adaptado