Portal IFNMG - Atualização do sistema acadêmico Cajuí permite autenticação de usuários com login único do Gov.br Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 10h16 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 10h40

O IFNMG deu mais um importante passo no processo de transformação digital com a atualização do sistema acadêmico Cajuí, que passa a permitir a autenticação com o login da conta Gov.br - meio de acesso digital único do usuário aos serviços públicos digitais, garantindo a identificação de cada cidadão que acessa esses serviços.

Isso significa que, agora, tanto alunos como servidores, além de terem a senha usual para o sistema Cajuí, também poderão acessar o sistema por meio da conta no Gov.br. "Em caso de esquecer a senha do sistema, [o usuário] poderá ter outro meio de acesso”, comenta o coordenador de Sistemas de Informação da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), Nelson Barros Cavalcante. O servidor destaca que a integração com o Gov.br facilita a identificação e autenticação do cidadão, privilegiando a governança e a convergência autoritativa, e finalmente o controle de acesso unificado.

A integração do Cajuí ao Gov.br é uma das ações previstas no Plano de Transformação Digital do IFNMG, aprovado pelo Comitê de Governança Digital do Instituto, e pactuado junto governo federal.