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Novo lançamento da Editora IFNMG traz um olhar inovador na formação de professores para a Educação Infantil e Especial

Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2024, 13h27 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 11h42

A Editora IFNMG anuncia mais um lançamento: o livro “Educação Infantil: Práticas educativas voltadas a bebês e crianças públicos da Educação Especial”, que aborda diferentes visões sobre a prática pedagógica voltada para bebês e crianças, sob o olhar de diversas formações e atuações e, portanto, com uma perspectiva multidisciplinar. A publicação está apresentada em 12 capítulos e surgiu no contexto do curso de mesmo nome ofertado em 2023 pelo IFNMG.

Maria Auristela Barbosa, uma das autoras, explica que os capítulos foram elaborados a partir de vivências de sujeitos atuantes no curso e trazem os bebês e as crianças com necessidades específicas para o eixo central da formação de professoras e promove um curso inovador.

Em parceria com o MEC, um dos objetivos do curso foi o de promover a reelaboração de práticas pedagógicas, discutindo a necessidade de que a escola seja, de fato, inclusiva, ao trabalhar em uma perspectiva que desenvolva a autonomia do educando em seu processo de formação.

A autora Andréa Mendes de Almeida destaca que, “pela primeira vez, o IFNMG ofertou um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) para profissionais da educação que atuam com o atendimento educacional especializado a bebês e crianças”.

Para a professora Valdicéia Tavares, é importante ressaltar também que a publicação surgiu na ambiência da capacitação, tendo como intuito registrar algumas experiências, articuladas com a teoria discutida ao longo do curso, sendo também uma ferramenta para incentivar profissionais da Educação Básica a produzirem material acadêmico.


LEITURA INDEPENDENTE E OBJETIVA

Os capítulos são concisos que promovem uma leitura dinâmica e independente. Ao agrupar os títulos por temas sem uma relação intrínseca, os leitores têm a liberdade de explorar o conteúdo de forma objetiva, adaptando-se às suas preferências e ritmo de aprendizado.

Maria Fernanda Celli acredita que a própria dinâmica de leitura diferencia este livro. Além disso, o fato de conter capítulos produzidos por indivíduos com experiências e atuações múltiplas, é um diferencial, já que permite conhecer o assunto sob uma dimensão maior e mais múltipla.

Maria Auristela, colaboradora do projeto, destaca o caráter colaborativo do e-book, que reflete a diversidade de temas e níveis de aprofundamento.

“Com contribuições de profissionais renomados e relatos de experiências, a obra estabelece conexões essenciais entre teoria e prática. Além disso, o lançamento como e-book gratuito visa democratizar o acesso ao conhecimento, permitindo que um amplo público se beneficie dessa valiosa produção”, disse Auristela.

Por sua vez, Valdicéia enfatiza a inclusão proporcionada pelo livro, com artigos completos e resumos expandidos que atendem tanto a pesquisadores experientes quanto aos iniciantes. “O diferencial adicional do audiobook acessível que amplia ainda mais o alcance da obra, tornando-a compreensível a pessoas com deficiência visual e auditiva”.


O livro “Educação Infantil: Práticas educativas voltadas a bebês e crianças públicos da Educação Especial” está disponibilizado no formato impresso e também como e-book. A obra física foi enviada a bibliotecas das secretarias municipais de educação, os vários estados do país, . O livro virtual está disponibilizado na página da editora do IFNMG.

 

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