Portal IFNMG - Servidores do IFNMG participam de curso de capacitação para Uso do Sistema de Gerenciamento de Imóveis de Uso Especial da União (SPIUNet) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2022, 11h21 | Última atualização em Sexta, 13 de Maio de 2022, 11h50
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Administração organizou uma capacitação para servidores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) responsáveis pela operacionalização Sistema de Gerenciamento dos Imóveis de Uso Especial da União (SPIUnet), com o apoio da Superintendência de Patrimônio da União (SPU)/MG. Nos dias 26, 27 e 28 de abril, estiveram no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) do IFNMG, em Montes Claros, para participarem da capacitação, 18 servidores, da Reitoria e dos campi.

A capacitação teve o objetivo de fornecer subsídios para a utilização do SPIUnet, bem como sua atualização, com a devida compreensão do que é bem público, além de informações básicas para possibilitar a reavaliação e atualização de valores no sistema. O curso teve também o objetivo de cumprir uma ação – capacitar servidores cadastrados no SPIUnet - do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional do IFNMG (PGT – IFNMG), pactuado com o Ministério da Economia.

Por solicitação do diretor da Diretoria de Administração e Infraestrutura do IFNMG, Adilson José da Silva, o superintendente da SPU/MG, Frank Alves Nunes, designiou dois servidores para auxiliar na capacitação, Júlia Maria Oliveira e Leonardo Cançado Vasconcelos Novais.

Para o instrutor Leonardo Novais, “o curso de SPIUnet foi uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento com os servidores do IFNMG, e estamos certos que a iniciativa poderá contribuir para uma melhor gestão dos imóveis que se encontram sob a responsabilidade do Instituto. Além disso, foi uma ótima oportunidade de trocar experiências e também aprender com os servidores que estão na linha de frente da gestão de imóveis do Instituto, o que poderá levar a futuras melhorias no SPIUnet e na própria gestão de imóveis da Administração Pública Federal como um todo”.

O professor João Leandro de Cássio Oliveira, pró-reitor de Administração do IFNMG, enalteceu a importância da capacitação e a disposição dos servidores dos campi, que se deslocaram de longas distâncias para participarem do evento, lembrando que o IFNMG é o instituto da metade do Estado de Minas Gerais, dada sua abrangência de atuação.

A capacitação era uma necessidade urgente, uma vez que alguns servidores designados em portaria para operacionalizar o sistema aguardavam o treinamento para iniciar os trabalhos de atualização dos dados referentes aos imóveis do Instituto. Foram editadas normas recentes que orientam o preenchimento dos dados dos imóveis no SPIUnet, havendo a necessidade também da reciclagem dos servidores que já utilizam o sistema. Periodicamente é necessário realizar a reavaliação dos imóveis, que devem ser atualizados no sistema a cada dois anos. Existem critérios e procedimentos específicos para a avaliação e reavaliação do patrimônio imobiliário registrado no sistema. A capacitação elucidou dúvidas, o que possibilitará a realização das avaliações e reavaliações dos imóveis de forma adequada, atendendo as normas.

O evento teve o apoio da diretoria do CEAD, do Departamento de Comunicação e foi coordenado pelo servidor Marcelino Geraldo Araújo, engenheiro eletricista do Departamento de Infraestrutura (DINFRA/PROAD/DAI/Reitoria) e responsável pelo SPIUnet no âmbito da Reitoria.