Portal IFNMG - Em Portugal, IFNMG participa de seminário que objetiva fortalecer rede de cooperação entre instituições de educação profissional portuguesas e brasileiras Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 07h52 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 12h09

Começou nesta segunda-feira, 4 de abril, o I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, que acontece na cidade de Bragança, em Portugal. O evento, que será realizado até o dia 8 de abril, tem como objetivo revisitar e incentivar a cooperação internacional entre as instituições de educação de Portugal e do Brasil, reunindo gestores das redes portuguesas e brasileiras de educação profissional, científica e tecnológica.

seminario lusoRicardo Cardozo em mesa sobre “Inovação Formativa, Processos de Cocriação e Empreendedorismo"

Entre os presentes, estão dois representates do IFNMG, a reitora, professora Joaquina Nobre, e o pró-reitor de Ensino, Ricardo Cardozo, que participa de uma mesa de discussões nesta primeira manhã do evento, com o tema “Inovação Formativa, Processos de Cocriação e Empreendedorismo”. Na oportunidade, o professor Ricardo falou sobre processos de inovação formativa, empreendedorismo e formação de professores para educação profissional. A abertura foi transmitida ao vivo e pode ser revista neste link.

O Seminário é sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). “Essas instituições são de grande relevância para a Rede Federal. Temos muitos cases de sucesso nessa parceria, o que nos ajuda a cumprir nossa missão institucional de oferecer uma formação cidadã”, destaca o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha.

Joaquina em PortugalReitora Joaquina Nobre (à esq.) representa o IFNMG em evento no Instituto Politécnico de Bragança

Intercâmbios

O encontro propõe avaliar os resultados e definir novas agendas estratégicas de cooperação, considerando as missões e visões comuns a essas instituições de ensino superior. A assessora internacional do Conif, Ana Carolina Oliveira, destaca que o evento contribuirá para a melhoria da gestão em torno de questões envolvendo a internacionalização da Rede Federal.

“O Seminário vai permitir o intercâmbio de boas práticas entre os dois países que são referência em educação profissional. Além disso, há uma expectativa para que possamos fortalecer a imagem da Rede e, aproximar nossas instituições aos programas de financiamento da União Europeia, a exemplo da Erasmus+, que vai destinar 30% de seu investimento para instituições da América Latina”, completa Carolina.

Atualmente, Portugal é o país com o qual as instituições da Rede Federal mais cooperam: atualmente há 126 acordos assinados entre instituições brasileiras e portuguesas. Com relação à dupla diplomação, vale mencionar que pelo menos 16 instituições da Rede Federal têm acordos com Institutos Politécnicos Portugueses em áreas como engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de alimentos, engenharia química, engenharia civil e administração.

O I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior pretende abordar temáticas que distinguem positivamente as instituições: a Mobilidade e Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo. O evento será transmitido ao vivo pelo Instituto Politécnico de Bragança.

A programação desta segunda até 6 de abril inclui palestras, mesas redondas e quatro workshops nas seguintes temáticas e objetivos: Experiências e desafios da inovação formativa; Contatos entre gabinetes de relações internacionais Como desenhar uma dupla diplomação?; e Contatos entre gabinetes de empreendedorismo. A agenda conta, ainda, com uma reunião conjunta CCISP-Conif, envolvendo os presidentes dos Institutos Politécnicos e dirigentes das instituições da Rede Federal.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Fonte: https://portal.conif.org.br (adaptado)