Portal IFNMG - Campus Porteirinha abre seleção para curso técnico em Eletrotécnica Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Porteirinha abre seleção para curso técnico em Eletrotécnica

Publicado: Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 11h50 | Última atualização em Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 08h02

O IFNMG-Campus Avançado Porteirinha abriu inscrições para o 1º Processo Seletivo 2022 para o curso técnico em Eletrotécnica, com 30 vagas, para início no 1º semestre letivo do ano 2022. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de janeiro de 2022, por meio de formulário eletrônico.

O curso é inteiramente gratuito, presencial e ofertado em duas formas: concomitante, para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola, e subsequente, para quem já concluiu o ensino médio. A duração do curso é de dois anos, com aulas no turno noturno.

Não haverá aplicação de provas para os(as) candidatos(as), que serão selecionados(as) por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas cursadas no Ensino Fundamental II, no 7º e 8º anos, e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente.

Cotas e heteroidentificação

Das 30 vagas, 13 são para ampla concorrência e as demais são para o sistema de reserva de vagas (cotas), divididas entre pessoas com deficiência, egressos de Escola Família Agrícola (EFA) e estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. No formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá marcar em qual das categorias ele(a) irá concorrer.

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do(a) candidato(a) via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Além disso, os(as) candidatos(as) que se autodeclararemm pretos(as) e pardos(as) para concorrer às cotas, se forem classificados(as) no Processo Seletivo, serão convocados(as) a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o(a) candidato(a) não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto(a) e pardo(a), além de ser eliminado do Processo Seletivo, o(a) candidato(a) estará sujeito(a) às penalidades previstas na lei.

Mais informações

Antes de se inscrever para o Processo Seletivo, é muito importante que o(a) candidato(a) conheça todas as regras da seleção, consultado o Edital no 106/2021 do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha e seus anexos.