Portal IFNMG - Ministro da Educação visita Centro de Referência do IFNMG em Buritis Ir direto para menu de acessibilidade.

Ministro da Educação visita Centro de Referência do IFNMG em Buritis

Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 11h32 | Última atualização em Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 13h44
Foto: Fabiana Lima
imagem sem descrição.

O IFNMG-Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica de Buritis recebeu, no último sábado, dia 11, a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para uma reunião sobre educação e desenvolvimento regional. Entre os participantes, estavam a reitora do IFNMG, Joaquina Nobre, o diretor-geral do IFNMG-Campus Arinos, Elias Rodrigues, e prefeito de Buritis, Rufino Clovis.

Durante o evento, foram apresentados ao ministro Milton Ribeiro a história e os espaços pedagógicos do Centro de Referência e a fazenda experimental, usada para atividades práticas agrícolas e experimentos. Também foram apresentados projetos desenvolvidos pelo IFNMG-Campus Arinos – ao qual o Centro de Referência de Buritis está ligado -, como o laboratório Agro IFMaker e o laboratório de Física e Informática 5.0.

A reitora Joaquina Nobre aproveitou a oportunidade para atualizar dados mais gerais sobre o Instituto, que atualmente conta com mais 26 mil alunos matriculados, em cursos técnicos, superiores, de pós-graduação e qualificação profissional, presenciais e a distância. Segundo Joaquina Nobre, a Instituição está aberta a acolher a demanda da comunidade de Buritis e região, de transformar o Centro de Referência em um campus. “Estamos prontos para receber mais um campus, se houver o apoio do Mnistério da Educação”, afirmou a reitora.

“O IFNMG tem atuado com foco na área estratégica da educação e desenvolvimento regional e fortalecimento de parcerias. Ter o apoio contínuo do MEC é de extrema relevância para ampliação do número de campi da Instituição e, consequentemente, para melhor atendimento às demandas socioeconômicas da região”, destacou o professor Elias Rodrigues.

O evento teve, também, um momento de homenagens a pessoas que contribuíram para a história do Centro de Referência. Um dos homenageados foi o ex-reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva.

O Centro de Referência

Há cinco anos em funcionamento, o Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica de Buritis oferece cursos presenciais e a distância. Centenas de pessoas já se formaram no Centro, que recebe alunos de vários municípios do entorno, como Formoso, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Vila Boa, Formosa e Flores de Goiás.

Atualmente, estão em curso no Centro de Referência duas turmas do curso técnico semipresencial em Agropecuária concomitante/subsequente ao ensino médio, uma turma de graduação em Pedagogia e uma turma de pós-graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, ambas na modalidade EAD. O total de alunos matriculados é de 160.

Há, ainda, outros 160 alunos matriculados nos cursos técnicos em Agropecuária, Agronegócio e Informática para Internet, ofertados em municípios vizinhos a Buritis.

A estrutura do Centro de Referência, cedida pela Prefeitura Municipal de Buritis, é composta por salas de aulas, laboratórios, espaço administrativo e fazenda experimental.

Com informações de www.ifnmg.edu.br/arinos