Portal IFNMG - IFNMG abre inscrições para o Processo Seletivo de cursos superiores presenciais gratuitos em oito cidades Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 10h34 | Última atualização em Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 13h44
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) abriu nesta quinta-feira, 09, as inscrições para o Processo Seletivo para ingresso nos cursos superiores gratuitos no primeiro semestre de 2022. No total, são 644 vagas, divididas em cursos presenciais nos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni (confira quadro abaixo).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da Fundação Cefet Minas até 14 de fevereiro de 2022. Novamente, não haverá prova. A seleção será realizada por meio das notas de uma das edições do Enem de 2010 a 2021, informada pelo candidato no sistema de inscrição.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo de Nível Superior (cronograma, distribuição das vagas, orientações para inscrições, regras da seleção) estão detalhadas no Edital nº 227/2021 e respectivos anexos, publicados neste portal eletrônico e no site da Fundação Cefet Minas,

Nos próximos dias, o IFNMG publicará a versão em Libras (Língua Brasileira de Sinais) do edital, que também será disponibilizado na versão em Braille. Os(as) candidatos(as) cegos(as) que necessitarem podem solicitar o edital em Braille, que será impresso de acordo com a demanda e entregue nos campi que ofertam vagas pelo Processo Seletivo e na Reitoria, em Montes Claros. A solicitação deve ser feita pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br, informando nome completo, onde vai retirar a cópia (nome do campus ou Reitoria) e telefone de contato com DDD.

Cotas e heteroidentificação

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, ou seja, por pessoa), autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA). No formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá marcar em qual das categorias ele(a) irá concorrer.

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso  via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula ou quando o IFNMG solicitar ao(a) candidato(a).

Além disso, os(as) candidatos(as) que se autodeclararemm pretos(as) e pardos(as) para concorrer às cotas, se forem classificados(as) no Processo Seletivo, serão convocados(as) a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o(a) candidato(a) não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto(a) e pardo(a), além de ser eliminado do Processo Seletivo, o(a) candidato(a) estará sujeito(a) às penalidades previstas na lei.

Resultados e matrículas

Encerradas as inscrições, no dia 15 de fevereiro de 2022, o IFNMG publicará a lista preliminar dos(as) inscritos(as) no Processo Seletivo de Nível Superior. O resultado preliminar da seleção será divulgado em 17 de fevereiro e o resultado final, em 3 de março, quando pode começar a ocorrer a matrícula dos(as) aprovados(as) dentro do limite de vagas, dependendo do cronograma de cada campus. Os candidatos autodeclarados pretos e pardos que forem aprovados precisarão passar por uma banca de heteroidentificação.

Mais informações

Os canais para esclarecer dúvidas são o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o telefone (31) 3314-5222.

Passo a passo para inscrição

1- Acesse o  site da Fundação Cefet Minas e cadastre-se.

2- Logado, acessse a página referente ao Processo Seletivo de Nível Superior do IFNMG e clique no botão "Fazer inscrição".

3 - Você será direcionado(a) para o formulário de inscrição, onde deverá selecionar o campus e o curso pretendidos e a edição do Enem da qual o IFNMG deve extrair as notas para sua participação no Processo Seletivo, digitar o número de inscrição no Enem e selecionar o tipo de vaga: ampla concorrência ou cota.

4 - Preencha os demais campos do formulário de inscrição (incluindo o questionário socioeconômico) e finalize a inscrição.

OBS: Após finalizada a inscrição, não será possível realizar alterações. Caso o(a) candidato(a) pretenda fazer correções nos dados e opções, deverá enviar e-mail para a central de atendimento da Fundação Cefet Minas, no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informar nome completo e CPF e solicitar a exclusão da inscrição, para que o sistema seja liberado e possibilite a realização de nova inscrição, rocedimento que só poderá ser realizado até o fechamento do período de inscrições (em 14 de fevereiro).

Confira o resumo das informações sobre os cursos superiores com vagas abertas, por campus:

Turno

Almenara