Portal IFNMG - Professora Joaquina Nobre toma posse como reitora do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Professora Joaquina Nobre toma posse como reitora do IFNMG

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 09h17 | Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2020, 08h35

Assinatura posse(Matéria atualizada em 08/12/2020, às 08h33)

Na data de ontem, 07/12/2020, mesmo dia em que a professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva foi nomeada para o cargo de reitora do IFNMG, também foi efetivada a posse, com o termo assinado pela nova reitora e pelo ministro da educação, Milton Ribeiro. Em razão do distanciamento social, todo o trâmite foi realizado de forma virtual. Ela assumiu o cargo que era ocupado pelo professor José Ricardo Martins da Silva, reitor por dois mandatos consecutivos, desde 2012.

Joaquina Nobre foi escolhida para ser a nova reitora em consulta realizada com servidores e alunos do IFNMG, por meio de votação online no último dia 12/08. A professora obteve 42,85% dos votos, em uma eleição marcada por uma expressiva participação dos integrantes dos três segmentos da comunidade acadêmica: 97% dos docentes, 96% dos servidores técnico-administrativos e 45% dos alunos.

Em datas ainda a serem divulgadas, serão nomeados os diretores-gerais de campi e diretores de campi avançados, também eleitos pela comunidade acadêmica em agosto, e será realizada uma cerimônia do IFNMG para  simbolizar este momento histórico.

Currículo

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do IFNMG desde 2009, Joaquina Nobre ocupou o cargo de diretora geral do Campus Pirapora de 2016 a 2020, além de ser membro do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior do Instituto.

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros em 1997, concluiu o mestrado em 2005 e o doutorado em 2017, ambos na área de Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui também especialização em Ensino de Língua Inglesa (UFMG-2001) e em Gestão Pública (Unimontes-2013).