Portal IFNMG - Encontro Mineiro de Educação no Campo recebe inscrições e submissões de trabalhos; evento será no Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 08h28 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 08h31

A Rede Mineira de Educação do Campo promoverá no IFNMG – Campus Araçuaí o IV Encontro Mineiro de Educação do Campo: Estado Democrático de Direito e os Movimentos Campesinos de Resistência (IV EMEC). A data inicial prevista para a realização do Encontro é de 10 a 14 de junho, mas a definição da data será avaliada a partir do quadro de evolução da Covid-19.

Interessados já podem se inscrever pelo site do evento: www.even3.com.br/ivemec2020/. Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores universitários pagam pequenas taxas. Camponeses, integrantes de movimentos populares, educadores e estudantes de escolas públicas, dentre outros, podem se inscrever gratuitamente.

Até o dia 31 de maio está aberto o prazo para submissão de trabalhos acadêmicos, trabalhos audiovisuais ou relatos de experiências populares, nas áreas temáticas: Educação e Escola do Campo, Indígena e Quilombola; Cultura e Educação Popular; Diversidade e Educação do Campo; Agroecologia, Trabalho e Educação; Formação de Professores Educadores do Campo; Mídia, Comunicação Popular, Poder e Emancipação Humana; e Luta por Direitos nos Territórios.

emec

O Encontro

O evento tem a parceria de diversos movimentos sociais e sindicais campesinos de Minas Gerais, universidades e institutos federais, órgãos públicos e ONGs em torno da defesa e consolidação da Educação do Campo, e tem por objetivo contribuir na socialização dos conhecimentos produzidos nos projetos formativos dos movimentos e organizações sociais populares, sindicais, das experiências desenvolvidas nas escolas do campo, nos processos de formação de professoras e professores do campo no âmbito das universidades, fomentando a criação e fortalecimento de fóruns regionais, núcleos de estudos, linhas de pesquisa, assim como discutir as políticas públicas que articulam a Educação do Campo e a Agroecologia.

Dentre outros momentos, o IV EMEC contará com caravanas, intervenções culturais, círculos de cultura, círculos de produção do conhecimento, oficinas de saberes compartilhados, ciranda infantil e instalações artístico-pedagógicos.

As outras três edições do Encontro foram realizadas em Belo Horizonte. E agora migra para o Vale do Jequitinhonha buscando uma aproximação com as questões regionais do norte e nordeste de Minas Gerais. Segundo Fabiano Rosa, um dos professores do Instituto envolvido na organização do evento, o IFNMG - Campus Araçuaí já vem se aproximando das questões ligadas à educação do campo desde algum tempo, inclusive com a realização, em 2019, do III Encontro do NEPRU e I Fórum de Educação do Campo e com uma boa aproximação com os movimentos sociais ligados à educação do campo.