Portal IFNMG - Nova edição da Revista Contação apresenta relatos de 78 projetos de Extensão desenvolvidos em todos os campi do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 18h30 | Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 07h59

A quinta edição da Revista Contação, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG, em parceria com a Coordenação de Comunicação, será lançada nesta terça-feira, 14/04, durante o Colégio de Dirigentes (Codir), que, por causa da pandemia do novo coronavírus, acontecerá por teleconferência. Participarão do Codir o reitor José Ricardo Martins da Silva, os pró-reitores e os diretores-gerais dos campi do Instituto.

Dividida em três áreas, a atual publicação apresenta 12 relatos referentes a Projetos Artísticos, Culturais e Esportivos, 36 que compõem a área de Projetos Sociais e 30 relatos de projetos de Extensão Tecnológica, totalizando 78 relatos.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Maria Araci Magalhães, a Revista Contação tem como objetivo valorizar a produção, inovação e divulgação de conhecimentos e práticas extensionistas do IFNMG. “Assim, procura inspirar soluções inovadoras e estimular o debate e a discussão entre comunidade acadêmica/escolar e comunidades de abrangência acerca de nossas principais demandas e possíveis soluções, visando ao desenvolvimento local e regional”, afirma a pró-reitora.

Maria Araci explica que a proposta da divisão da revista em seções (Projetos Artísticos, Culturais e Esportivos; Projetos Sociais; e, Extensão Tecnológica) foi uma estratégia metodológica de organização da revista adotada para dar maior visibilidade às áreas de atuação da Pró-Reitoria de Extensão, além de buscar atingir os leitores nas temáticas de seu interesse. “Essas seções revelam o leque de desafios apresentados pelas comunidades e as respostas elaboradas pelos extensionistas, indo desde práticas mais vocacionadas para atendimentos pontuais até elaborações de soluções tecnológicas mais sofisticadas e inovadoras, além de desvelar, fomentar e valorizar o cotidiano desportivo, cultural e artístico de nossas comunidades”, destaca.

Capa

Clique na imagem para fazer download da quinta edição da Revista Contação

O lugar da publicação impressa

Apesar de estarmos na era da tecnologia, da internet, a Contação ainda mantém a impressão de suas edições. A atual possui uma tiragem de mil exemplares e, também, pode ser acessada no Portal IFNMG. Clique aqui para acessá-la.

A pró-reitora esclarece que ainda é necessário manter a publicação impressa. Entre os motivos, ela aponta: “ainda mantemos a estratégia de publicação em papel para atender às necessidades de vários cidadãos das nossas comunidades que ainda não têm acesso a canais virtuais, para estimular o hábito de leitura impressa e por trata-se de um instrumento de fortalecimento da Instituição”. Os exemplares são distribuídos entre os campi e ficam disponíveis em suas bibliotecas.

Para a coordenadora de Produção Editorial, Angela Gama Dias de Oliva, o trabalho é desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante. “É maravilhoso desenvolver esse trabalho, principalmente porque a revista surgiu da necessidade de cumprir a nossa função social. Nesse sentido, a Contação é uma ferramenta que contribui, também, para que possamos prestar contas para a sociedade de parte do nosso trabalho”, enfatiza a servidora.

Sobre esse ato de prestar contas, a pró-reitora faz uma ressalva: “Embora não represente a totalidade das ações da Pró-Reitoria de Extensão, a Revista Contação é uma fração relevante de todas as atividades concretas de Extensão desenvolvidas no IFNMG, sendo um valioso instrumento de divulgação e compartilhamento de relatos de experiências das ações, programas e projetos extensionistas realizados junto à comunidade externa e interna do Instituto”.

Concluída essa edição, a Pró-Reitoria de Extensão e a Coordenação de Comunicação do IFNMG já iniciaram a produção da sexta edição, que trará relatos dos projetos executados ao longo de 2019.