Portal IFNMG - Alunos do IFNMG vão a Portugal para Semana de Internacionalização do Politécnico de Portalegre Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 02 de Março de 2020, 08h11 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 10h50
imagem sem descrição.

Um grupo de 12 alunos do IFNMG partiu do Aeroporto de Montes Claros nesse domingo, 01/03, rumo a Portugal, para participar da Semana de Internacionalização do Ensino Superior do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), na cidade homônima, de hoje, 02, a 12/03.

Fazem parte do grupo Brenda Maria Silva Santos (Campus Araçuaí); Felipe Natan R. de Souza e Rafaela Almeida Ramos (Campus Arinos); Ana Julia R. Meira Pires (Campus Dimantina); Danley Freitas Gonçalves e Eduarda Barbosa de Castro (Campus Januária); Marianna Leandra Mendes da Silva (Campus Montes Claros); Christiane Souza Santos e Vinícius Marques Silva (Campus Pirapora); João Victor Alves Souza e Emanuelle Peres Alcântara (Campus Salinas); e Larissa Guimarães Rocha (Campus Teófilo Otoni). Parte são alunos de cursos superiores e parte, de cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Eles foram selecionados por meio do Edital nº 155/2019, lançado no segundo semestre de 2019, com o objetivo de selecionar alunos regularmente matriculados e frequentes interessados em formar cadastro de reserva para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do IFNMG. A oportunidade do intercâmbio de curta duração veio a partir de uma carta-convite enviada pelo IPP. Para viajar a Portugal, os alunos receberam apoio financeiro da Reitoria do IFNMG.

Com eles, também viajaram a coordenadora de Relações Internacionais do IFNMG, Roberta Silva Santos, e a assistente de alunos Júnia Maria Costa, que acompanhará os alunos menores de idade durante todo o programa.

Portas abertas

Roberta Santos explica que a Semana de Internacinalização do IPP foi customizada especialmente para receber os alunos e demais representantes do IFNMG. Nesta primeira semana, de acordo com a área de seu curso de origem, cada aluno poderá envolver-se em atividades práticas à escolha, nas diferentes escolas que integram a instiuição de ensino portuguesa. O leque de temas é bem variado, da robótica às novas tecnologias aplicadas à agricultura, passando, por exemplo, por um laboratório de ideias para a mudança social.

Depois de uma visita à Espanha e de um dia livre para curtir a viagem no próximo final de semana, os alunos do IFNMG retornam ao IPP para particir de um conjunto de atividades práticas nas áreas das tecnologias, do design, da comunicação, das ciências da educação e da saúde, nas diferentes escolas do Politécnico.

Além de abrir as portas para a participação dos estudantes na Semana de Internacionalização, na carta-convite enviada ao IFNMG, o IPP também manifestava o interesse em desenvolver atividades práticas em laboratórios e promover visitas a incubadoras de base tecnológica, palestras e a construção de um projeto de pesquisa ou extensão em conjunto, mediado por professores de ambas as instituições. Um convite para estreitar laços e abrir futuras possibilidades de intercâmbio.