Portal IFNMG - IX Simpósio de Informática: Palestra inspira alunos a estarem atentos às oportunidades Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2016, 16h53 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2016, 07h17
imagem sem descrição.

A assessora de Relações Internacionais do IFNMG, Carla Pereira Silva, deu uma injeção de ânimo e motivação nos participantes do IX Simpósio de Informática com a palestra What's up?. Marcando o encerramento do Simpósio, realizado entre os dias 14 e 17 de junho, a palestrante falou sobre o perfil dos alunos que têm como meta se destacar na trajetória profissional e apresentou alguns caminhos que os auxiliam nessa busca.

Carla Silva inicialmente explicou por que deu o nome de “What's up?” à palestra. “Trata-se de uma expressão bem jovial e informal em ingês e significa 'O que está pegando?'”. Ela ainda informou que o termo também é uma forma de saudação e foi dessa expressão que se originou o aplicativo Whats App. “Vamos discutir aqui o que está pegando, quais as oportunidades internacionais que são possíveis para os alunos do ensino médio e superior, e, para tanto, qual o perfil que esses estudantes precisam construir ao longo da sua trajetória escolar para que, quando as oportunidades chegarem, estejam prontos para usufruí-las”, destacou Carla logo no início da palestra.

Segundo Carla Silva, estar preparado significa ter, entre outras, as seguintes características: tirar boas notas, ser uma pessoa dinânica, participar de grupos de estudos, cursos, eventos, projetos de extenção e iniciação científica, ser curiosa e respeitar outras culturas. Além disso, ela destaca a importância do inglês. Carla reconhece que a aquisição de outro idioma não é um processo fácil. “O problema é que aprender uma nova língua é difícil, é desconfortável, é chato, principalmente no início, mas se a gente não iniciar não tem jeito”. Como dica, a assessora sugere que os alunos leiam artigos científicos, assitam a filmes e ouçam rádio, tudo em inglês.

Do empenho às conquistas

As exigências para conseguir uma oportunidade internacional são muitas, mas ela explica o porquê: “As oportunidades internacionais são escassas, porque elas partem do princípio que esse aluno é dedicado, responsável e vai aproveitar ao máximo essa oportunidade”, enfatiza.

Como exemplo, a palestrante apresentou uma reportagem sobre o aluno Arthur de Oliveira Abrantes, 18 anos, que fez o ensino médio no IFTM, aprendeu inglês sozinho e foi aprovado em Harvard e em outras universidades nos Estados Unidos. Carla também falou sobre uma equipe de estudantes da PUC Minas que está na disputa para representar o Brasil nos EUA na Copa do Mundo da Computação da Microsoft. A equipe desenvolveu o game “Sonho de Jequi”, que retrata a seca no Vale do Jequitinhonha.

Foto 2 Carla e os intercambistas

Carla fez questão de apresentar os intercambistas franceses Josselin Taurignan e Vincent Haguette, que estão no IFNMG-Campus Januária sob a orientação do professor Alberto Ferreira Berto. Na ocasião, os franceses falaram sobre a importância do aprendizado da língua inglesa e já mostraram que estão aprendendo o português. "O inglês é muito importante", disse Vicent. Josselin interagiu com o público arriscando alguns termos em português. Mas em uma frase completa,  disse: "O português é uma língua muito difícil".

A assessora alertou aos participantes do Simpósio para que fiquem atentos às publicações dos editais tanto do IFNMG quanto os editais publicados por intituições e organizações externas. Ela ainda convidou alunos e professores a curtirem a página da Arinter/IFNMG no Facebook, onde são publicadas diariamente dicas e informações sobre oportunidades internacionais.