Portal IFNMG - IFNMG chega para ficar na nação Xacriabá no norte de minas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG chega para ficar na nação Xacriabá no norte de minas

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 14h25 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 16h06
Servidores do IFNMG e comunidade indígena após aula inaugural no Centro Cultural Xacriabá
Servidores do IFNMG e comunidade indígena após aula inaugural no Centro Cultural Xacriabá

Pela primeira vez o IFNMG se instala em um território indígena. O fato inédito acontece com a implantação de polo do Centro de Referência em Educação a Distância e Projetos Especiais (Cead) na aldeia Sumaré para atender a nação Xacriabá no município de São João das Missões, no norte mineiro.

Os primeiros cursos são de Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Informática para Internet, Alimentação Escolar e Multimeios Didáticos. O início dos trabalhos dos novos estudantes do Instituto aconteceu na última quinta-feira (27/11) com aula inaugural na aldeia Sumaré, na casa de cultura.

São 155 novos estudantes indígenas no Instituto, segundo o diretor do Cead do IFNMG, Antônio Carlos Soares Martins. De acordo com o Antônio, a oferta desses primeiros cursos técnicos ofertados pela Rede e-Tec objetiva maior aproximação com a comunidade e a construção coletiva de propostas para novas ações do Instituto no território Xacriabá.

“Os tutores destes cinco cursos ofertados aos Xacriabás serão indígenas e as aulas presenciais serão realizadas nas escolas indígenas da região. Com o módulo Educação e Cidadania de cada curso, queremos atender demandas com temas de interesse das comunidades. A ideia é que esse módulo ministrado por professores da região e que fortaleça nosso vínculo com a comunidade”, explica o diretor.

cacique xacriaba

Cacique Geral da Nação Xacriabá, Domingos Nunes de Oliveira, em fala na aula inaugural em território indígena

Além dos alunos dos cursos a distância e dos servidores do Instituto, participaram da aula inaugural o prefeito de São João das Missões, Marcelo Pereira, e o secretário municipal de Educação, Francisco Xavier dos Santos, Chiquinho Xacriabá.

Fim do conteúdo da página