Portal IFNMG - Equipe Proboters, do Clube de Robótica, classifica-se para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2023 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 09h50 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 09h53
imagem sem descrição.

Aconteceu no último fim de semana, 12 de agosto, a etapa Regional, modalidade prática, da OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica 2023 na cidade de Nova Era - Minas Gerais. O IFNMG Campus Montes Claros foi representado no evento pela equipe do Clube da Robótica, Proboters, composta por alunos do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica e tem como o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2022 tivemos mais de 160 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 5000 equipes competindo na modalidade prática no país.

A equipe Proboters, composta pelos alunos Abner Rodrigues Antunes, Eris Emanuel Ribeiro Silva, Heros Augusto Baia Oliveira e Josué Monteiro Uchôa Alves, com o apoio da coordenadora do Clube de Robótica, Professora Maria Alice Leite e dos colaboradores Professor Rafael Porto Viana e Professora Rafaela Caiaffa de Faria, participou das três rodadas que ocorreram ao longo do dia. A equipe classificou-se em 16° lugar para a próxima etapa, Etapa Estadual, que acontecerá no dia 26 de agosto na cidade de Araxá - Minas Gerais.

Estaremos torcendo por vocês!