Portal IFNMG - Alunos do Campus Montes Claros conquistam medalha honrosa na 2ª fase da OMIF 2022 e iniciam participação promissora na OBMEP Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 13h24 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 13h26

Alunos do ensino médio técnico do Campus Montes Claros, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), demonstraram habilidades excepcionais em matemática e se destacaram na Olimpíada de Matemática de Instituições Federais (OMIF), alcançando a segunda fase. Essa conquista é um testemunho de seu talento, dedicação e do apoio oferecido por toda a equipe pedagógica do Campus, especialmente pelos professores Alexandre Brito, Antônio Marcos e Carine Rodrigues de Souza.

Entre os alunos que participaram da OMIF, parabenizamos pelo alcance da segunda fase Ana Luiza Freire Carneiro, Ane Gabrielle Marques Nascimento, Angelina Rodrigues; Arthur Senna Ferreira Souza, Heitor Ângelo Baía Oliveira, Jamilly Mendes Dantas, Luiz Felipe Cardoso Dias, Marcos Felipe Nery Micheletti, Marcos Paulo Ribeiro Costa, Maria Rita Rodrigues Pereira, Rafael Mota Rodrigues e Vitória Silva Soriano Alves.

A OMIF é uma competição anual, que reúne alunos de instituições federais de todo o País, estimulando o interesse pela matemática e promovendo o aprimoramento dos conhecimentos nessa área. A segunda fase é conhecida por seu alto nível de dificuldade, testando as habilidades matemáticas dos competidores e colocando-os à prova diante de desafios complexos.

“A participação na OMIF é uma oportunidade única para os alunos aprimorarem suas habilidades matemáticas, ampliarem seus horizontes acadêmicos e estabelecerem contatos com outros estudantes”, ressaltou o professor Alexandre Brito.

Na 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) 2022, realizada em maio no Campus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará, nossos estudantes enfrentaram provas rigorosas, concorreram com outros estudantes talentosos de várias regiões do Brasil, demonstrando sua dedicação e talento ao receberem medalhas honrosas.

“Foi uma honra e um privilégio participar da 2° etapa das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais, uma experiência única e inovadora que deixará memórias para toda a vida. Além de competir, tive a oportunidade de conhecer pessoas de todo o país, com os mais diferentes sotaques e aspectos e, ainda por cima, conhecer a maravilhosa cidade de Fortaleza. Sem dúvidas, um evento muito marcante, recomendo a todos os alunos do IF que se dediquem a essa prova, não vão se arrepender, é uma oportunidade única para viajar e conhecer um novo campus com diversos alunos de institutos federais de todo o Brasil”, afirmou Heitor Ângelo Baía Oliveira, que recebeu medalha honrosa na competição.

Além da prova, a 2ª fase da OMIF 2022 trouxe novamente palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais. Destacou-se, especialmente, a inclusão de uma feira de ciências, aberta não apenas para os participantes da competição, mas também para as escolas estaduais, municipais e particulares da região do Campus Fortaleza.

"A participação dos nossos alunos na 2ª fase da OMIF 2022 e a conquista das medalhas honrosas enchem-nos de orgulho. Esses resultados são fruto do trabalho árduo e do empenho tanto dos estudantes quanto dos professores envolvidos. Parabenizamos a todos por essa conquista e esperamos que inspirem outros jovens a se dedicarem à matemática e a participarem de olimpíadas também de outras áreas", destacou o diretor de Ensino do Campus Montes Claros, Vítor Hugo Endlich Fernandes.

Após o excelente desempenho na 2ª fase da OMIF 2022, os alunos do ensino médio do Campus Montes Claros continuam demonstrando sua paixão e habilidades em matemática. Na terça-feira, 30 de maio, os estudantes participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), sob a coordenação dos professores Alexandre Brito, Antônio Marcos e Carine Rodrigues de Souza. A olimpíada é reconhecida como uma das mais importantes competições de matemática do País e visa estimular o estudo da matemática, identificar talentos e contribuir para a melhoria do ensino dessa disciplina.

"A Obmep é uma excelente oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de suas trajetórias acadêmicas. Estamos confiantes de que nossos estudantes se saíram muito bem e esperamos obter bons resultados", destacou o professor Alexandre Brito. “Essa competição é muito mais que uma olimpíada possa representar, ela é uma porta que se abre para o conhecimento da matemática e o seu aprofundamento”, completou a professora Carine Rodrigues de Souza.

Enquanto aguarda ansiosamente pelos resultados da primeira fase da Obmep, a comunidade acadêmica do Campus Montes Claros parabeniza Heitor Ângelo Baía Oliveira e Marcos Felipe Nery Micheletti pela conquista de medalha honrosa na OMIF 2022, em Fortaleza (CE).

“Essa conquista não apenas enaltece os estudantes, mas também ressalta a qualidade do ensino oferecido pelo Campus Montes Claros e o comprometimento dos professores em formar jovens brilhantes nas áreas científicas”, afirmou Renato Cota, diretor geral da unidade.

A participação dos alunos do IFNMG na Obmep é um reflexo do comprometimento da instituição em promover a excelência acadêmica e incentivar o desenvolvimento intelectual dos estudantes., de forma a ampliar horizontes e abrir portas para futuras bolsas de estudo e ingresso em renomadas universidades. Toda a comunidade acadêmica está na torcida pela repetição do sucesso da OMIf na Obemep.