Portal IFNMG - CAMPUS ALMENARA REALIZA OFICINA DE DESENHO COM TEMÁTICAS DO VALE DO JEQUITINHONHA Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 10h12 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 10h12

O retorno das aulas no Ifnmg, campus Almenara, foi marcado por uma oficina de desenho realizada nesta segunda-feira, 29 de janeiro de 2024, no laboratório de solos. A oficina foi ministrada pelo artista plástico e professor do Ifnmg, campus Araçuaí, Ernani Calazans. Essa atividade faz parte do projeto de ensino "A arte de estampar a vida", coordenado pelo docente, cujo principal objetivo é construir conhecimento em Arte sobre as riquezas culturais e naturais do Vale do Jequitinhonha.

A partir de conhecimentos sobre o uso das cores e das linhas, os(as) estudantes do 2º ano dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Zootecnia e do 3º ano do curso técnico em Agropecuária em Regime de Alternância produziram trabalhos com cenas do Vale do Jequitinhonha, elementos da fauna e da flora e aspectos que marcam o cotidiano das pessoas que moram no Vale. Para Kamila Sousa, discente do 3º ano do curso de Agropecuária em Regime de Alternância, “não há nada mais bonito do que a arte: as cantigas, a cultura, a dança, as casas, os canoeiros, as lavadeiras, as igrejas e a própria paisagem, assim como a natureza. Por muito tempo, acreditou-se que éramos o vale da miséria, mas a arte registrada prova o contrário”.

Durante a oficina, o professor Ernani destacou a capacidade que cada pessoa tem de produzir arte no seu dia a dia a partir das experiências vividas e dos olhares sobre o espaço onde se vive. A atividade, segundo a professora Mayara Archieris, provocou os(as) estudantes para uma experiência do fazer artístico, valorizou as habilidades dos(as) discentes e estimulou potencialidades relacionadas à emoção, como reflexão, imaginação e criatividade.

A realização da oficina é fruto de uma parceria entre os campi Almenara e Araçuaí. A esse respeito, o professor e diretor-geral do campus Almenara, Joaquim Neto de Sousa Santos, destaca que “a contribuição do professor Ernani foi inestimável para a sensibilização e formação dos nossos jovens. Foi um dia muito produtivo e enriquecedor para os(as) alunos(as) e servidores(as). Adicionalmente, o Campus Almenara agradece o presente do prof. Ernani, uma obra de arte indubitavelmente maravilhosa.”