Portal IFNMG - Lançamento da editora do IFNMG destaca as faces do feminino na ficção de Sônia Coutinho Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 09h19 | Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 10h29

No universo literário, as vozes femininas muitas vezes foram sussurros negligenciados por uma crítica tradicional que relegou diversas escritoras ao silêncio. No entanto, a professora Nêmia Ribeiro Alves Lopes, do IFNMG, traz à luz uma obra que ilumina o talento esquecido de Sônia Coutinho e promove uma análise crítica das diversas faces do feminismo na literatura brasileira contemporânea.

WhatsApp Image 2024 01 05 at 11.35.48No livro, recém-publicado pela Editora do IFNMG, a autora mergulha nas nuances do feminismo, utilizando a literatura como lente para examinar as situações apresentadas pela escritora baiana Sônia Coutinho. Clique aqui ou na imagem e baixe o livro

O livro intitulado "Sofia e as Faces do Feminino na Ficção de Sonia Coutinho", publicado pela editora do IFNMG, chega como uma peça crucial no quebra-cabeça da crítica literária, oferecendo um estudo profundo sobre a inclusão/exclusão de autoras no cânone e na historiografia literária brasileira. Nessa obra, a professora Nêmia enfatiza a importância da imagem da mulher na obra "Atire em Sofia" (2010) de Sônia Coutinho, conectando as narrativas literárias com o contexto social, histórico e cultural vigente.

A autora mergulha nas nuances do feminismo, utilizando a literatura como lente para examinar as situações apresentadas por Sônia Coutinho, uma escritora baiana que, apesar de ter sido agraciada com diversos prêmios, permaneceu muitas vezes à margem dos currículos escolares. Nêmia destaca esse descompasso, afirmando que "este livro lança luz à produção da escritora baiana, oportunizando o seu melhor reconhecimento em nossa região e em nossas instituições educacionais."

Uma das contribuições mais significativas deste trabalho é a valorização e divulgação da produção de escritoras brasileiras, muitas vezes esquecidas pela crítica tradicional. Ao revelar as camadas do feminino na obra de Sônia Coutinho, a autora celebra a escritora em questão, ao mesmo tempo que clama por uma revisão crítica que inclua vozes femininas no cânone literário nacional.

A obra não se limita ao nicho acadêmico; ela se estende às mãos do público em geral. Inicialmente concebida como uma dissertação de mestrado, a pesquisa de Nêmia encontrou uma nova vida como um livro acessível para todos que buscam compreender e mergulhar nas ricas águas da literatura.

Ao final, a professora destaca a importância do apoio institucional. "Acredito que esta obra também demonstra a importância do IFNMG como uma instituição que apoia e produz conhecimento técnico/científico relevante para a comunidade", diz Nêmia, reforçando o compromisso do Instituto com o desenvolvimento intelectual e cultural da sociedade.

"Sofia e as Faces do Feminino na Ficção de Sonia Coutinho" chega como uma obra que transcende o âmbito acadêmico, convidando todos a explorarem as complexidades da literatura brasileira e, mais importante, a reconhecerem e celebrarem as contribuições muitas vezes esquecidas das escritoras brasileiras.

Clique aqui para ter acesso à versão digital do livro. Em breve, a obra estará disponível em todas as bibliotecas dos campi do IFNMG.