Portal IFNMG - IFNMG terá 646 vagas em cursos superiores para ingresso pelo Sisu 2024, com inscrições de 22 a 25 de janeiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2024, 08h33 | Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2024, 10h05

O IFNMG ofertará 646 vagas em 35 cursos superiores por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, com inscrições de 22 a 25 janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os cursos são nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Salinas (confira o detalhamento abaixo ou acesse o Termo de Adesão do IFNMG ao Sisu).

Todas as vagas são para entrada no 1º semestre deste ano, à exceção de metade das vagas do curso de Licenciatura em Física do Campus Janúaria, que são para o 2º semestre. Mesmo os candidatos interessados nas vagas do 2º semestre deverão inscrever-se em janeiro, pois, em 2024, o Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos.

Para participar do processo seletivo do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não tenha zerado a prova de Redação e não esteja na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.

Novidades

O Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.

Resultado e lista de espera

O resultado do Sisu será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Cronograma Sisu 2024

Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
Resultado: 30 de janeiro de 2024.
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Para mais informações, consulte:

Termo de adesão do IFNMG ao Sisu 2024
Edital nacional do Sisu 2024

Cursos/vagas do IFNMG com entrada pelo Sisu 2024 (1º semestre*)

Campus Almenara

Licenciatura em Matemática – 20 vagas
Licenciatura em Pedagogia – 17 vagas
Licenciatura em Química – 20 vagas

*Exceção: Licenciatura em Física do Campus Januária, com 40 vagas para o 1º semestre e 40 vagas para o 2º semestre.

Fonte: Adaptado de www.gov.br/mec