Portal IFNMG - Cursos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2016, 10h50

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

 

Clique aqui para acesso a mais informações sobre os cursos FIC.

________________________________________________________________________

1. Curso Técnico em Administração

Duração do Curso

O curso terá a duração de 3 Módulos/semestrais, sendo os dois primeiros de 333:20hs cada um distribuídas em 400 aulas e o terceiro com 266:40hs distribuídas em 320 aulas, compondo uma carga horária de 1053:20 h/curso, das quais 120hs serão destinadas ao estágio obrigatório, podendo estas, serem divididas em 40hs por semestre.

Modalidade

Concomitante/ Subsequente.

Concepção do curso

O curso Técnico em Administração forma profissionais que possam executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecções e expedição de documentos administrativos, controle de estoques; que possam operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material e utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Princípios Norteadores

Norteiam este curso a organização empresarial, a matemática financeira, a legislação trabalhista, tributária e empresarial, o arquivamento, rotinas trabalhistas, financeiras e contábeis, alguns métodos e técnicas administrativas e redação oficial exigida pelo contexto social. O profissional habilitado neste curso poderá atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

________________________________________________________________________

2. Curso Técnico em Informática

Duração do Curso

O curso terá a duração de 3 Módulos/semestrais, com previsão de Dias Letivos/Modulo: 100 dias, Semanas letivas/Modulo: 20. Duração do Curso: 1160 horas (1000 horas de atividades teórico-práticas + 160 horas de estágio)

Modalidade

Concomitante/ Subsequente.

Perfil Profissional do Curso Técnico em Informática

Nos estudos de demanda profissional da área de Informática, no contexto sócio/econômico regional, verifica-se a necessidade mais urgente da formação genérica, uma vez que esta área contempla um conjunto bastante diversificado de atividades produtivas. De acordo com os objetivos estabelecidos neste projeto e com a matriz curricular, que nortearão o itinerário formativo, o perfil profissional deverá compreender o desenvolvimento das competências a seguir:

- Realizar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, avaliando a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica desses componentes. Instalar, desinstalar, configurar e manipular softwares básicos, aplicativos e sistemas operacionais;

-Instalar e configurar computadores em rede, avaliando o funcionamento e corrigir falhas;
Desenvolver e implantar softwares utilizando linguagens de programação comerciais e banco de dados com ferramentas de gerenciamento voltadas para o mercado, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação;

-Desenvolver websites, construindo soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos.

Fim do conteúdo da página