Portal IFNMG - Técnico em Gestão Empreendedora - Integrado Ir direto para menu de acessibilidade.

Técnico em Gestão Empreendedora - Integrado

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 15h34 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 13h58

Objetivo Geral

O Curso Técnico em Gestão Empreendedora Integrado ao Ensino Médio, objetiva formar profissionais com competências e habilidades intraempreendedoras 1 para atuação em micro, pequenas e médias empresas, bem como o desenvolvimento de capacidades que possam incrementar o contexto social por meio do uso de tecnologias ligadas ao empreendedorismo.

1 Intraempreendedor é o empreendedor interno ou empreendedor corporativo, caracterizando-se pela concepção do empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida (HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2014).

Identificação do Curso

Nome do Curso: Curso Técnico em Gestão Empreendedora
Eixo tecnológico: Gestão e Negócios
Carga Horária Total: 3300:00 horas
Modalidade: Presencial
Tipo: Integrado
Ano de Implantação: 2020
Habilitação: Técnico em Gestão Empreendedora
Turno de Oferta: matutino e vespertino
Regime acadêmico: Regime Seriado Anual
Número de Vagas Oferecidas por Turma: 40 vagas
Periodicidade de Oferta: Anual
Requisitos e Formas de Acesso: O ingresso de discentes nos Cursos Técnicos se dará por meio de edital próprio, realizado em uma chamada anual, válido para o período letivo regular a que se destina; podendo ser por intermédio de:
I - Classificação em processo seletivo regular;
II - Classificação em processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes;
III - Transferência ex officio, na forma da lei;
IV - Outras formas previstas em lei.

O IFNMG - Campus Teófilo Otoni poderá ainda aceitar transferência de alunos oriundos de outras instituições de ensino técnico, desde que haja vaga e compatibilidade de matriz curricular.

Duração do Curso: 3 anos
Prazo para Integralização: Mínimo de 03 anos, máximo de 06 anos.
Autorização para funcionamento: RESOLUÇÃO CONSUP Nº 26, DE 12 DE AGOSTO DE 2019

Perfil do Egresso
O Curso Técnico em Gestão Empreendedora Integrado ao Ensino Médio propiciará ao discente ser um profissional que, ao concluir o curso, tenha desenvolvido as competências e habilidades intraempreendedoras, que lhe sustentem como cidadão protagonista na aplicação de tecnologias inovadoras de gestão, associadas a uma visão humanística e ética, com vistas a atender o compromisso sociopolítico e o desenvolvimento regional.
Ao final de sua formação, o profissional técnico em Gestão Empreendedora, deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:
● Desenvolver socioeconômico, político e culturalmente a sua região, produzindo emprego e renda em um ambiente favorável e ao mesmo tempo fértil em aspectos motivacionais a promover uma sociedade que privilegie o bem-estar de toda a coletividade, ancorada em bases ambientalmente sustentáveis, com equidade, justiça social e valorização da vida em todos os seus aspectos;
● Buscar o autodesenvolvimento de capacidades, habilidades e atitudes intraempreendedoras, como aquelas relacionadas à criatividade e inovação, à liderança e à persuasão, ao planejamento, à persistência e resiliência ao risco, e à identificação, valoração e exploração de oportunidades.
● Propor inovações científico-tecnológicas voltadas para o atendimento das demandas da sociedade e do mercado, regida pelos princípios da solidariedade, da pluralidade, do respeito ao ser humano e da democracia;
● Ser capaz de desenvolver sua carreira de forma proativa e autônoma, contribuindo para o processo de desconstrução/construção do mundo à sua volta, por meio de uma visão inovadora que aponte novos horizontes ao mesmo tempo em que o permita estar em constante transformação;
● Direcionar sua trajetória profissional, tomando decisões mais assertivas às oportunidades reais de negócios ou do mercado de trabalho, com foco no aumento da sua empregabilidade, considerando seus anseios pessoais.
● Identificar as necessidades do mercado, vislumbrando oportunidades de negócios e novas perspectivas que direcionem possibilidades de se implementar produtos/serviços no mercado que contribuam para o desenvolvimento local e a transformação social;
● Estabelecer uma conexão entre o conhecimento tecnológico disponível na sociedade globalizada com o planejamento e execução de projetos relacionados aos negócios e empreendimento com o objetivo de vencer os desafios que permanentemente são colocados no cotidiano de um empreendedor;
● Aplicar o espírito empreendedor na tomada de decisão, no autodesenvolvimento e nas atividades em equipe.

Horários da Coordenação - 1º Semestre de 2022
Projeto Pedagógico de Curso
RESOLUÇÃO CONSUP Nº 26, DE 12 DE AGOSTO DE 2019
Matriz Curricular do Curso

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Estágio

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Saiba mais sobre os regulamentos de estágio.

Conheça as possibilidades de ingresso