Portal IFNMG - Técnico em Informática - Integrado Ir direto para menu de acessibilidade.

Técnico em Informática - Integrado

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 15h21 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 14h26

Objetivo Geral:

Curso Técnico em Informática tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio críticos, criativos e participativos, que sejam capazes de mobilizar os conhecimentos teóricos e práticos para transformar o seu campo de trabalho, a sua comunidade e a sociedade na qual está inserido; possibilitando, assim, a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, além de permitir o prosseguimento futuro de seus estudos.

Identificação do Curso

Nome do Curso: Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Eixo tecnológico: Informação e Comunicação
Carga Horária Total: 3286:40:00
Modalidade: Presencial
Forma: Integrado
Ano de Implantação: 2020
Habilitação: Técnico em Informática
Turno de Oferta: Integral no período Matutino e vespertino
Regime escolar: Seriado Anual
Número de Vagas Oferecidas por Turma: 40 vagas
Periodicidade de Oferta: Anual
Requisitos e Formas de Acesso: O ingresso de discentes nos Cursos Técnicos se dará por meio de edital próprio, realizado em uma chamada anual, válido para o período letivo regular a que se destina; podendo ser por intermédio de:
I - Classificação em processo seletivo regular;
II - classificação em processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes;
III - transferência ex officio, na forma da lei;
IV - outras formas previstas em lei.
O IFNMG - campus Teófilo Otoni poderá ainda aceitar transferência de alunos oriundos de outras instituições de ensino técnico, desde que haja vaga e compatibilidade de matriz curricular.
Duração do Curso: 3 anos
Prazo para Integralização: mínimo 3 anos e máximo 6 anos
Autorização para funcionamento: Resolução CS nº 75/2019 de 23/12/2019

Perfil do Egresso

Segundo a formação geral, o técnico de nível médio deverá se relacionar de maneira crítica com o seu entorno e com o mundo do trabalho, entendendo-o como “realização humana” e “prática econômica”. Além disso, atuará com espírito dinâmico e perspicaz para compreender as múltiplas relações que envolvem Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Sua formação também o possibilitará a ser capaz de trabalhar coletivamente e de agir de forma crítica e cooperativa, bem como ter capacidade de apropriação e geração de conhecimento. Além de atuar pautado na segurança do indivíduo e da coletividade, desenvolvendo a mentalidade empreendedora sustentável.
Quanto ao perfil profissional de conclusão de formação técnica, este foi feito tomando como base o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, lançado pelo MEC em 2016, cujo objetivo é o fortalecimento da identidade dos cursos técnicos, a sintonia com as vocações e peculiaridades regionais e a necessidade de ampliação de sua visibilidade. A combinação dos fatores elencados objetiva ampliar sua oferta e propiciar aos estudantes um guia de escolha profissional e, ao setor produtivo, maior clareza entre oferta educativa e sua relação com os postos de trabalho. Ao final de sua formação, o profissional Técnico em Informática deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:

• Instalar e configurar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop;
  • Desenvolver  aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados;
  • Instalar, configurar e realizar manutenção de computadores de uso geral;
  • Instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte;
  • Realizar manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática;
  • Desenvolver sites, sistemas para web e desktop.

Coordenador do Curso:
Nome do Coordenador: Henrique Faria de Oliveira
Formação: Desenvolvimento de Sistemas
Titulação: Mestrado em Modelagem em Meteorologia Agrícola
Portaria de Nomeação: Portaria DOU Nº 541 de 16 de Junho de 2021
Atribuições do Coordenador: Regulamento dos Coordenadores de Curso do IFNMG
Horários e local de atendimento: Sala da coordenação dos cursos técnicos / Sala dos professores, Rua Mocambi, nº 295, Bairro Viriato, Teófilo Otoni/MG, CEP 39800-430

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Estágio

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

aiba mais sobre os regulamentos de estágio.

Conheça as possibilidades de ingresso