Portal IFNMG - Estudantes e servidores do Campus Arinos participam do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em Florianópolis-SC Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2012, 18h58 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2012, 18h58

Banner Fórum EPT

O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica aconteceu dos dias 28 de maio a 1º de junho em Florianópolis-SC. O evento, que buscou levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação, contou com debates, conferências, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro.

Participação dos Estudantes e Servidores

Participaram do Fórum quatro alunos do curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos: Amaury Silva, Fernanda Lopes, Gabriela Soares, Luciana Rodrigues e três alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental: Alexandre Batista, Joel Rodrigues e Madonna Campos, acompanhados pela pedagoga Maria das Graças Rodrigues. Cada aluno recebeu bolsa no valor de R$1.100,00 para a viagem, através de recurso da SETEC, o que garantiu maior conforto na hospedagem e boa alimentação. O ônibus do Campus Arinos foi disponibilizado para o transporte dos alunos de Arinos, Pirapora e Salinas, que foram acompanhados pelas respectivas responsáveis.

Quanto aos docentes, participaram ativamente do Fórum os professores Elias Rodrigues, Pedro Paulo de Brito e Hilton Galvão. Os professores Elias e Pedro Paulo desenvolveram atividades no Fórum voltadas ao Mestrado Profissional, como uma Mostra de Pôster tendo como objetivo a apresentação de trabalho científico, relacionado ao projeto de Mestrado em andamento, tendo como título: “Um olhar sobre a Educação Profissional indígena no Brasil: rumos alternativos, tendo como referência o caso dos índios Xakriabá no contexto do PROEJA Indígena do IFNMG”.

Já o professor Hilton apresentou, além do Postêr “Matriz de avaliação de valor (QFD) para oferta de cursos nos Institutos Federais”, a atividade autogestionada técnica científica, na forma de seminário, “Unidade Demonstrativa Agrícola no IFNMG - Campus Arinos: Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão” que abordou as ações desenvolvidas na unidade de referência técnica implantada a partir de 2010 no Campus Arinos em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo e dos resultados das tecnologias testadas apresentadas no Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável em Viçosa-MG em 2011.

Relatos

...Gostei bastante do teatro, houve peças e atrações incríveis e do palco Máster onde houve shows relacionados à música popular brasileira. Teve vários estandes de vários IF's do Brasil que nos transmitiu mais conhecimento de cada região do Brasil. O evento em si foi bastante proveitoso, além de acrescentar bastante conhecimento cultural, regional e mundial”, relatos da aluna Gabriela.

O Fórum foi um evento bem organizado, estrutura boa, ambiente confortável. Todo o evento em si foi muito interessante, as palestras para mim foram as melhores, principalmente a de 'Organização curricular permanente'...”, relatou a Luciana.

Já a pedagoga Maria das Graças expôs que “Tinha uma grande expectativa em participar do FMEPT, tive a oportunidade de ir acompanhando os alunos e a experiência foi maravilhosa. Participei de palestras, debates com autores da educação renomados, como Moacir Gadotti e Gaudêncio Frigotto e de atividades culturais de altíssimo nível. Foi uma experiência realmente enriquecedora em termos de conhecimento e cultura”.

Segundo o professor Pedro Paulo: “Através de suas várias atividades, o Fórum possibilitou nossa participação, o crescimento e o conhecimento em diversas áreas, abrangendo aspectos culturais, experiências pedagógicas, discussões políticas e até oficinas gastronômicas. Isso cria uma situação em que tudo contribui para o desenvolvimento dos participantes, sejam do corpo docente, técnicos educacionais ou do corpo discente. Algo que acrescentou muito ao fórum foi a presença de delegações estrangeiras que trouxeram suas experiências, enriquecendo mais ainda as discussões a atividades desenvolvidas. Fica aqui o agradecimento à direção do Campus Arinos pela oportunidade concedida.

Vejam as fotos aqui.