Portal IFNMG - CDTI Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

CDTI

Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 09h32 | Última atualização em Terça, 18 de Maio de 2021, 11h19

Quem Somos

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) do IFNMG – Campus Arinos foi concebido com a finalidade de gerir localmente a política de inovação do IFNMG e implementar ações estratégicas que visem, principalmente, à proteção e à transferência do conhecimento gerado no Campus Arinos para a sociedade e desta forma, contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.

A inauguração do CDTI ocorreu em 2016, ampliando o desenvolvimento de muitos projetos de inovação e empreendedorismo. Configura-se em um espaço para fortalecimento de parcerias e projetos de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, com foco em empreendedorismo, transferência de tecnologias e gestão da cooperação institucional. 

Constitui-se como missão do CDTI àquela já instituída pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFNMG:

“fortalecer a integração do IFNMG com a sociedade criando oportunidades para o seu desenvolvimento científico e tecnológico, promover a proteção dos conhecimentos gerados na instituição e realizar a transferência destes para o setor produtivo visando o desenvolvimento econômico, tecnológico e social da região e do país”.

 

Ações e Projetos

Os profissionais do Campus Arinos desenvolvem vários projetos nas áreas de gestão, negócio, informação, comunicação, agronegócio, revitalização de bacias hidrográficas, preservação e conservação de recursos naturais, entre outros. A seguir uma descrição breve dos principais projetos já realizados ou em andamento no Campus:

1 - No Programa Mulheres Mil foram ofertados cursos Básicos de Qualificação Profissional em Turismo Rural de Base Comunitária, capacitando 200 mulheres. 

2 - No projeto Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), foram desenvolvidas mais de 200 horas de atividades com agricultores e familiares de assentamentos rurais, eventos em parceria com sindicatos e associações. 

3 - O Campus Arinos do IFNMG foi interveniente do projeto de implantação de unidades de referência de fruticultura irrigada e sistemas agroflorestais e agroecológicas em áreas da agricultura familiar – Ecoforte;  O objetivo foi implantação de 23 áreas de 0,5 hectares de sistemas agroflorestais e 30 áreas de 0,5 hectares de fruticultura consorciada, ambos de sistemas irrigados.

4 - No projeto Mais Cultura, o Plano Cultural Travessias Sertão Gerais visou à atuação a partir do intercâmbio entre o IFNMG - Campus Arinos, Copabase, comunidades tradicionais e as instituições parceiras. Teve como escopo a valorização e reconhecimento do patrimônio cultural da região, a instituição de espaços de fruição audiovisual e a comunicação do IFNMG - Campus Arinos com a comunidade escolar e seu entorno.

5 - O projeto LÍDER foi desenvolvido, em 2017, pelo SEBRAE e apoio do IFNMG – Campus Arinos, o programa buscou estimular o alinhamento das demandas locais às políticas de fomento estadual e nacional, construindo assim, desenvolvimento regional sustentável e favorável aos pequenos negócios. Promoveu a mobilização, integração e a qualificação de lideranças dos setores público, privado e do terceiro setor para a criação, formulação e implantação de ações de desenvolvimento regional.

O LÍDER teve seus mecanismos de sustentação, com ênfase no estabelecimento de ambiente favorável aos negócios, com eixos estratégicos: Educação Empreendedora; Agronegócio Sustentável; Fortalecimento e integração dos Circuitos Turísticos e Governança Territorial. Os municípios do CONVALES beneficiados foram: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Chapada Gaúcha, Formoso, Riachinho, Uruana de Minas e Urucuia.

6 - Núcleo de referência de tecnologia em sistema de geração de energia - O projeto objetivou: implantar um sistema de Geração de energia limpa e renovável com módulos monocristalino Trina (Tier 1) de potência 445 Wp c/ suporte, fixação e aterramento dos módulos;  elaborar e executar cursos de capacitação na unidade do IFNMG - Campus Arinos com apoio nos serviços especializados e no corpo docente da instituição; desenvolver modelo de negócio local associado à estratégia colaborativa e startup do projeto, como matriz a ser replicada nos demais campi e municípios da região.   

8 - O Projeto IF Maker tem como objetivo incentivar as pessoas a executarem suas ideias, ou seja, buscar soluções para questões do cotidiano. Faz aproximadamente dois anos da implantação da cultura do “aprender fazendo”, os resultados têm fortalecido a dinâmica de algumas disciplinas, além de projetos de pesquisa, ensino e extensão das áreas de agrárias, informática, meio ambiente e administração.

9 - Projeto Integrador de Nomenclatura de Estradas Rurais, que foi pensado, criado e desenvolvido com base no Plano Turístico Nacional do Governo Federal, para suprir lacuna na gestão da área rural, pois existe total falta de informação segura e oficial a respeito da localização física dos logradouros rurais (propriedades rurais, pousadas rurais, pontos turísticos etc). 

O objetivo consiste em promover vetores de desenvolvimento regional para: fomentar a cultura empreendedora e inovadora; promover igualdade de oportunidades; reduzir desigualdades regionais; gerar trabalho e renda; proteger o patrimônio histórico e cultural; respeitar o meio ambiente e propiciar oportunidades para que o cidadão conheça as belezas naturais e culturais do Brasil, especialmente os moradores do município de Arinos.

 

Fotos

 

Parceiros

As parcerias institucionais do CDTI objetivam a cooperação técnica e científica e a realização de diversos projetos de inovação que permitam o desenvolvimento tecnológico e social da região.

Entre os parceiros destacam-se

- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

- Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI)

- IFjúnior, empresa júnior do curso de Administração do Campus Arinos;

Em termos estruturais, o CDTI conta ainda, com uma incubadora de empresas, centro de línguas, gabinete de professores, espaço de convivência, espaço administrativo e salas temáticas para empreender, inovar e pesquisar, dentre outras.

Além dos projetos realizados o CDTI, o Campus Arinos mantém parcerias com cooperativas regionais, por exemplo, a Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base em Economia Solidária (COPABASE), a Cooperativa Agropecuária de Unaí - CAPUL,  e a Cooperativa Agropecuária Pioneira (COOAPI), que juntas contemplam cerca de cinco mil produtores rurais. As parcerias têm consolidado o cooperativismo, reduzindo custos e ampliando as possibilidades no mercado altamente competitivo.

Possui ainda, cooperação técnica com municípios da Mesorregião do Noroeste de Minas e da Mesorregião do Norte de Minas; com organizações sociais como Sindicatos dos Produtores Rurais e Sindicatos dos Agricultores Familiares; convênios com entidades do agronegócio como a empresa Sementes Chapadão, sementes Pioneira e Hartos Agronegócios.

 

Fim do conteúdo da página