Portal IFNMG - Unidade Demonstrativa no Vale do Urucuia – Parceria entre o IFNMG - Campus Arinos e Embrapa Milho e Sorgo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2011, 10h40 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2011, 14h32

Ocorrerá no próximo dia 27, terça-feira, a partir das 8 horas da manhã, no Campus Arinos, reunião técnica promovida pelo IFNMG – Campus Arinos e Embrapa Milho e Sorgo. A agenda da reunião pautará sobre o projeto "Redes institucionais, com transferência de tecnologias e processos para o desenvolvimento e convivência com o semi-árido mineiro".

Para esta reunião contaremos com a participação de representantes da diretoria do Campus, professores e funcionários interessados em conduzir/acompanhar as atividades em parceria, principalmente da área de Ciências agrárias. Outros parceiros externos potenciais também foram convidados, tais como Emater-MG, Prefeituras/Secretaria de agricultura, sindicatos de produtores e trabalhadores rurais, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Cooperativas, ONGs e Agências de Desenvolvimento entre outros. O objetivo principal do projeto é organizar rede de parcerias para que as tecnologias, processos e serviços cheguem a estudantes, produtores e público interessado.

O IFNMG - Campus Arinos e a Embrapa Milho e Sorgo por intermédio da Emater-MG, através do seu técnico Júlio Cezar, iniciaram uma parceria em 2010 com a implantação de uma unidade demonstrativa da Embrapa Milho e Sorgo no Campus Arinos. Na oportunidade foram instalados na Unidade as culturas de Milho BR106 (consórcio com Braquiária), Milheto, Sorgo (BRS 610 (forrageiro); BRS 310 (granífero) e BRS 800 (corte e pastejo)) e Girassol.

As unidades demonstrativas são modelos desenvolvidos pela Embrapa como transferência de tecnologias com objetivo de melhor adaptação de culturas e variedades agrícolas de acordo com as especificidades de cada região.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Arinos e Emater-MG, o IFNMG- Campus Arinos e Embrapa Milho e Sorgo realizaram, ainda em 2010, um dia de campo com participação de grande numero de agricultores, além dos estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária. Apresentamos duas estações: Manejo Integrado de pragas no Milho e Sistema de Plantio Direto e Integração Lavoura Pecuária.

O IFNMG – Campus Arinos e a Embrapa Milho e Sorgo têm a proposta de transformar a unidade demonstrativa do Campus Arinos em unidade de referência técnica do Vale do Urucuia, portanto, esta reunião técnica servirá para obtermos subsídios para focar a unidade de referência de acordo com as demandas da região, conforme a pauta do encontro:

* Avaliação das atividades realizadas na safra 2010/2011;

* Apresentação do projeto com as reformulações;

* Planejamento das ações e atividades futuras (URT, tecnologias, etc);

* Agenda de compromissos.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos / IFNMG - Campus Arinos