Portal IFNMG - INTEGRADORES/INTERDISCIPLINARES Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.

Projetos Cadastrados

  • TÍTULO: Construção de um provedor de autenticação LDAP para os estudantes do IFNMG - Campus Araçuaí

    Professor Gustavo Rezende Sá Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: O objetivo principal do projeto é a criação de um servidor LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) desenvolvido especificamente para os alunos do IFNMG - Campus Araçuaí. Este servidor fornecerá um banco de dados centralizado para todas as informações relacionadas aos alunos, como nomes, endereços de e-mail, informações do curso e outros dados importantes. Em última análise, o objetivo deste projeto é melhorar a experiência geral do aluno no IFNMG - Campus Araçuaí, fornecendo um banco de dados confiável e centralizado de informações do aluno, facilmente acessível e seguro.

    STATUS: () EM EXECUÇÃO (x) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro    Relatório Final



  • TÍTULO: O Uso do MIT APP Inventor como Ferramenta para a Introdução a Lógica de Programação nos cursos de nível médio do IFNMG Campus Januária.

    Prof. Joselice Ferreira Lima Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Capacitar os alunos do Ensino Médio do IFNMG Campus Januária com a ferramenta MIT App Inventor para ensinar Lógica de Programação, criação de Aplicativos e Jogos para dispositivo móvel Android.

    STATUS: () EM EXECUÇÃO (x) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro    Relatório Final


    - TÍTULO: Mostra de Produtos de Ensino, Pesquisa e Extensão

    Prof. Fernanda Pereira Santana Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver a capacidade prática e interdisciplinar dos alunos, permitindo a aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos durante o andamento dos cursos por meio da realização de atividades teórico-práticas.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro    Relatório Final

  • Título: Simulador dos Algoritmos de Escalonamento de Processos - versão 001
    Prof. Wilson Prates de Oliveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Projetar e implementar um simulador de escalonamento de processos para auxiliar no aprendizado de conceitos fundamentais introduzidos nas disciplinas Estruturas de dados II e Sistemas Operacionais.

    STATUS: (x) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro

  • Título:  Práticas integrativas do Dia do Estudante 2023
    Prof. Gileno Santos Moreira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.           

    OBJETIVO GERAL: Reunir todos os discentes e docentes do Campus Almenara para um de dia de comemoração em alusão ao dia do estudante.

    STATUS: (x) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro

  • Título: As Crônicas da Química na linguagem dos elementos
    Profa. Glauciane da Conceição dos Santos Faria Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos a possibilidade de desenvolverem, a partir da criatividade, da observação do cotidiano e da pesquisa, atividades interdisciplinares envolvendo conteúdos relacionados à química dos elementos e ao gênero textual crônica, na perspectiva das áreas de Química e Língua Portuguesa.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório Final

  • Título: SHOW DE TALENTOS NO IFNMG CAMPUS ALMENARA
    Prof. Inácio de Loyola Ruas Lima Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Realizar eventos culturais que estimulem a participação de estudantes e servidores desenvolvendo diferentes possibilidades de manifestações artísticas no contexto escolar.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO (X ) FINALIZADO   Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Título: Toda forma de amar! Corpo, gênero e sexualidade
    Prof. Sabrina da Silva de Oliveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Orientar, sensibilizar, apoiar e refletir com discentes e servidores/servidoras do Campus Salinas sobre temáticas, como feminismo, interseccionalidade, combate ao sexismo, à violência contra a mulher, comunidades trans e LGBTQIAPN+. Discutir gênero e sexualidade, possibilitando às pessoas envolvidas repensar as construções tradicionais que fomentam desigualdades e violências.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro    Relatório Final

  • Título: Ciência com Notas e Cores
    Prof. Joel Santana do Nascimento Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Motivar o estudo das Ciências Naturais, especialmente da Química, através das reações envolvendo cores e efeitos do som.

    STATUS: () EM EXECUÇÃO (x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro      Relatório Final

  • Título: Laminários de Botânica: confecção de material didático para uso em aulas práticas

    Prof. Samara Arcanjo e Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Confeccionar laminários que ilustrem a diversidade estrutural em plantas nativas da região, buscando transformar o ensino-aprendizagem de botânica em algo mais atrativo e contextualizado e superar o atual modelo amplamente descritivo adotado na maioria das instituições de ensino do país.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO (x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final 

  • Título: Toda Forma de Amar! Corpo, Gênero e Sexualidade

    Prof. Maycon Luiz Amaral Magalhães Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Orientar, sensibilizar, apoiar e refletir com discentes e servidores/servidoras do Campus Januária do IFNMG sobre temáticas, como feminismo, interseccionalidade, combate ao sexismo, à violência contra a mulher, comunidades trans e LGBTQIAPN+. Discutir gênero e sexualidade, possibilitando às pessoas envolvidas repensar as construções tradicionais que fomentam desigualdades e violências.

    STATUS: () EM EXECUÇÃO ( x) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro      Relatório Final

  • Título: Ações para permanência e êxito das mulheres nos cursos de informática

    Profª. CLEIANE GONÇALVES OLIVEIRA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver ações que colaborem para a permanência e êxito das discentes dos cursos de TIC no IFNMG - Campus Januária.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO (x) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório Final

  • Título: UM SISTEMA DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS COMO AUXÍLIO PARA RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGENS

    Profª. Celimar Reijane Alves Damasceno Paiva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Projetar um sistema de informação utilizando a arquitetura Web, que permita a aplicação e análise de avaliações diagnósticas para contribuir na permanência e êxito dos estudantes do IFNMG.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro    Relatório Final

  • Título: A Hora do cinema: uma proposta interdisciplinar de ensino para as licenciaturas do IFNMG/Salinas

    Prof. Jaciely Soares da SIlva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Fomentar o processo de aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de licenciatura do IFNMG/Salinas utilizando o cinema como recurso pedagógico na formação do acadêmico.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO (x) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório Final 

  • Título: Processo Inteligente de Gestão de Produtos Alimentícios para o Refeitório

    Prof. Leonardo Humberto Guimarães Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Implementação de um processo inteligente de gestão de produtos alimentícios para o refeitório do IFNMG-Salinas.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório Final

  • Título: CASQUEAMENTO DE EQUINOS PARA DISCENTES DO GRUPO DE ESTUDOS DE EQUIDEOCULTURA E DEMAIS INTERESSADOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA.
    Profa. Ana Carolina Leite Albeny Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos discentes participantes o conhecimento teórico e prático sobre casqueamento e ferrageamento de equinos.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório Final

  • Título: CÍRCULOS DE LEITURA: DA LEITURA INDIVIDUAL À CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE LEITORA
    Profa. Daiane Silva de Andrade Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver momentos de experiências de leitura literária que abarque gêneros diversos e proporcionem a discussão de textos literários, identificação de relações textuais e o letramento literário dos envolvidos.

    STATUS: (x) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro

  • TÍTULO: Alimente-se com Ciência
    Prof. José Antônio Duarte Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Utilizar o tema alimentação para trabalhar o conhecimento científico de forma interdisciplinar e contextualizada com as questões ambientais, sociais e culturais contemporâneas.

    STATUS: (   ) EM EXECUÇÃO ( x  ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro    Relatório final

  • TÍTULO: Educação Afrotransgressora: práticas Ubuntu para além dos muros
    Prof. Fernanda Rodrigues de Figueiredo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Promover ações de formação para docentes, discentes e comunidade, criação e alimentação de rede de apoio para fortalecimento do campus Almenara.

    STATUS: () EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro    Relatório Final

  • TÍTULO: Implementação e sistematização de avaliações interdisciplinares: diagnosticar, intervir e divulgar o aproveitamento acadêmico no campus Almenara Prof. Leonardo Augusto Lopes Rodrigues Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Implementar a avaliação diagnóstica e somativa como instrumento interdisciplinar de ensino-aprendizagem no IFNMG – campus Almenara.

    STATUS: (x) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro

  • TÍTULO: Plugados no IFNMG 2023 - 8ª edição
    Pedagoga: Adeizete Gomes Silveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Acolher alunos ingressantes e veteranos com o intuito de apresentar as possibilidades de crescimento humano e profissional que o IFNMG - Campus Diamantina oferece e integrá-los entre si e com os servidores da instituição.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório Final

  • TÍTULO: Protagonismo discente: refletindo a diversidade e o respeito
    Narjara Fonseca Souza Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Produzir reflexões acerca da diversidade e da convivência dentro da nossa sociedade por meio de estudo e produção de atividades pelos discentes do IFNMG Campus Diamantina.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório Final

  • TÍTULO: Toda forma de amar! Corpo, gênero e sexualidade
    Prof. Fabiana Soares da Cruz Lima Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Orientar, sensibilizar, apoiar e refletir com discentes e servidores/servidoras do Campus Arinos do IFNMG sobre temáticas, como feminismo, interseccionalidade, combate ao sexismo, à violência contra a mulher, comunidades trans e LGBTQIAPN+. Discutir gênero e sexualidade, possibilitando às pessoas envolvidas repensar as construções tradicionais que fomentam desigualdades e violências.

    STATUS: (x) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro

  • TÍTULO: Toda Forma de Amar” Corpo, gênero e sexualidade

    Prof.Américo Fernando de Souza Alves Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Orientar, sensibilizar, apoiar e refletir com discentes e servidores/servidoras do Campus Arinos do IFNMG sobre temáticas, como feminismo, interseccionalidade, combate ao sexismo, à violência contra a mulher, comunidades trans e LGBTQIAPN+. Discutir gênero e sexualidade, possibilitando às pessoas envolvidas repensar as construções tradicionais que fomentam desigualdades e violências.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro   Relatório Final

  • Produção de Material Didático para apoio às Oficinas de Robótica Educacional
    Prof: Marcos Vinícius Montanari Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO: Fornecer recursos educacionais eficazes e atualizados para aprimorar o aprendizado dos alunos, desenvolver habilidades tecnológicas e estimular a criatividade por meio da construção e programação de robôs e componentes eletrônicos.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO (x) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • JequitiSoccer: Uma estratégia de aprendizagem baseada na construção de robôs de futebol
    Prof: Alan Teixeira de Oliveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO: Desenvolver as habilidades de programação, eletrônica e engenharia dos alunos, bem como promover o trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, por meio da construção de um time de robôs autônomos para competir na categoria Soccer Júnior da Robocup Brasil.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • IFMUNDO 2023 TEO
    Prof: Rosilene dos Anjos Sant'Ana Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO: Realizar uma formação pedagógica por meio da simulação de temas globais estimulando a reflexão, a interação e a discussão para uma formação cidadã crítica e reflexiva.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO   Plano de trabalho/cadastro    Relatório Final

  • CÁPSULA DO TEMPO - Juventude, Memória e preservação ambiental. Proposta interdisciplinar com estudantes dos 1ºs e 3ºs anos 2023 - IFNMG - Campus Araçuaí
    Prof: Rodolfo de Jesus Chaves Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO: Desenvolver as ações do Projeto Interdisciplinar de Ensino "Cápsula do Tempo", com os estudantes dos Primeiros anos e com os formandos de 2023.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro     Relatório final

  • Mostra de Ciências da Natureza e Matemática do IFNMG, Campus Almenara: Estratégia de Aprendizagem Baseada em Problemas
    Ednilton Moreira Gama Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO: Promover a interdisciplinaridade com foco na Aprendizagem Baseada em Problemas envolvendo projetos pensados pelos discentes e docentes a partir da temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro    Relatório Final

  • Tradições juninas: Aprendizagem e cultura no ambiente escolar
    Prof: Janainne Nunes Alves Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO: Resgatar as tradições juninas e estimular a convivência e troca de conhecimento entre servidores e estudantes dos diferentes cursos ofertados pelo IFNMG - Campus Diamantina.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • BRINQUEDOTECA: ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIOCULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR
    Profa. Edna Guiomar Salgado Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Objetivo:
    Implementar um espaço propício à vivência do lúdico com acesso a brinquedos, jogos, brincadeiras e atividades culturais para crianças de todos os segmentos sociais, possibilitando a articulação entre a teoria e prática; bem como proporcionar aos acadêmicos do curso de Pedagogia conhecimento acerca do desenvolvimento social, cultural, cognitivo e emocional sobre a temática ‘Infância, Jogos, Brincadeiras e Ludicidade’ envolvendo as escolas municipais de Salinas.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro Relatório final

  • Acolhimento de práticas terapêuticas no campus Diamantina: Mindfulness
    Profa. Flor Murta - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    Objetivo:
    Contribuir para o desenvolvimento exitoso do projeto de extensão Semear (UFVJM/Clínica Bem Cuidar) no IFNMG Campus Diamantina, em edição especial para os alunos, oportunizando a estes práticas regulares em Mindfulness.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro Relatório final

  • II Feira de Artes, Ciência e Tecnologia do IFNMG - Campus Diamantina
    Jananinne Nunes Alves - janainne.alves@ifnmg,edu.br 

    Obejtivo:
    Realizar um evento que promova a interdisciplinaridade por meio da construção e apresentação de trabalhos artísticos, culturais, científicos e tecnológicos, incentivando estudantes, servidores e comunidade externa a construírem o conhecimento de forma integrada e criativa.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final
  • PET Alquimia
    Prof. André Aristóteles da Rocha Muniz Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    Objetivos
    O objetivo geral do grupo PET Alquimia do IFNMG – Campus Diamantina é colaborar com níveis elevados de qualidade acadêmica, contribuindo, prioritariamente, com a permanência, bom desempenho acadêmico e ampliação da formação dos discentes através do desenvolvimento de atividades que integrem ensino, pesquisa e extensão.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro Relatório final
  • EDUTECH
    Jeancarlo Campos Leão Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    Objetivo: O objetivo deste projeto é promover a aprendizagem ativa. Especificamente objetiva-se:Desenvolver oficinas voltadas à inovação, incluindo Internet das Coisas (IoT), Big Data, Robótica, Inteligência Artificial, impressão 3D, Agricultura de Precisão, dentre outros; Propor estratégias de inovação na educação superior, tecnológica e básica; Oportunizar a iniciação científica inovadora; Criar um ambiente favorável ao alcance da Educação 4.0 com foco no desenvolvimento de competências fundamentais para a quarta revolução industrial; Obter subsídios para conceber um projeto de extensão junto à Coordenadoria de Extensão (COEX) para promover a aplicação do conhecimento construído com a comunidade externa.

    STATUS: ( x ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro
  • “CÁPSULA DO TEMPO” - Juventude e Memória. Estudantes do 1º e 3º ano 2022 - IFNMG - Campus Araçuaí
    Fabiano Rosa de Magalhães Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    Objetivo: Elaborar a atividade “cápsula do tempo, com os estudantes dos 1ºs e os formandos 2022, trabalhando conceitos de memória individual e coletiva.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final
  • Festa Junina: Um momento de aprendizado e valorização cultural
    Janainne Nunes Alves Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Resgatar as tradições juninas e estimular a troca de conhecimento entre servidores e estudantes dos diferentes cursos ofertados pelo IFNMG campus Diamantina.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO (x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Projeto Edutech
    Prof. Jeancarlo Campos Leão Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Iniciado como atividade extracurricular de disciplinas de nível médio e superior, o projeto EduTech objetiva oportunizar o protagonismo do estudante do campus Araçuaí na iniciação científica e tecnológica. O processo de ensino e aprendizagem é apoiado por metodologias ativas e conta com a organização de oficinas online para troca de conhecimento com as comunidades acadêmica e externa. As oficinas são ofertadas pelos próprios alunos, com o apoio do professor orientador. Para tanto, são realizados estudos envolvendo programação web, desenvolvimento de aplicativos e outras tecnologias digitais. As atividades iniciam com a escolha de um problema real relevante, eventualmente extrapolando a área do curso dos estudantes envolvidos, pela interação com outras áreas. Para solucioná-lo, o estudante é orientado a desenvolver um projeto em um grupo multidisciplinar. Os resultados são submetidos a evento científico para validação de relevância, comunicação científica e consolidação do aprendizado. Está sendo verificado o potencial da abordagem learning by doing e da integração ensino-pesquisa-extensão para favorecimento do aprendizado pelos estudantes envolvidos nas oficinas e para os participantes do evento. Os estudantes produziram novos conhecimentos, produtos (geralmente baseado em software) e outros resultados das ações integradoras no EduTech. Diversas dessas produções foram aprovadas por comissão externa e premiadas. Nota-se aproveitamento excepcional do curso por aqueles que desenvolveram seus projetos nas oficinas e contribuições consideráveis para a comunidade externa, na forma de impacto social e de conhecimento construído.

    STATUS: ( x ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro

  • Projeto "Acolhimento de práticas terapêuticas no campus Diamantina: Mindfulness"
    Profa. Flor Murta Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Contribuir para o desenvolvimento exitoso do projeto de extensão Semear (UFVJM/Clínica Bem Cuidar) no IFNMG Campus Diamantina, em edição especial para os alunos, oportunizando a estes práticas regulares em Mindfulness.

    STATUS: ( x ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Relatório final

  • Genética Após Mendel
    Priscila Franco Binatto Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

    OBJETIVO GERAL: Favorecer o desenvolvimento de conceitos científicos, tecnológicos, textuais e sociais, que envolvam a genética molecular, numa perspectiva contextualizada e significativa.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO (x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Sistemas Agroflorestais
    Ianna Santana Souza Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: O objetivo deste projeto é oferecer um curso sobre conhecimentos teóricos e práticos em sistemas agroflorestais e estimular a adoção de medidas que conciliem conservação ambiental e a produção agrossilvipastoril.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Projeto "A representação das mulheres nas artes ao longo da história"
    Profa. Mayara Archieris Amorim Rodrigues Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Conhecer e aprofundar os estudos acerca do modo como as mulheres foram e são representadas em diferentes expressões artísticas, refletindo sobre os sentidos e significados reproduzidos nos corpos femininos em épocas e locais distintos.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Nós vemos vocês
    Profa. Dayse Lúcide Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Estruturar um livro a ser publicado em 2020 pelos docentes e técnicos dos IFNMG - Campus Diamantina com textos referentes ao processo de implementação dos cursos técnicos integrados e os primeiros resultados/análises de tal implementação

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final
  • Projeto Gênero, Corpo e Sexualidade - 5ª edição
    Profa. Priscila Franco Binatto Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Espera-se que os alunos possam ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades técnicas, rever preconceitos, compreender o outro e a si mesmo, bem como ampliar os cuidados com a prevenção de doenças e contracepção. Os alunos poderão ainda, atuar como multiplicadores desses conhecimentos para toda a comunidade escolar.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Connecting Bridges
    Profa. Narah Vivian Nunes Marques Rodrigues Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Conectar estudantes brasileiros e americanos em atividades de reflexão, análise e aprofundamento de temáticas atuais da nossa sociedade, desenvolvendo o pensamento crítico, habilidades interpessoais, linguísticas (em relação à Língua Inglesa) e o engajamento dos participantes com as questões abordadas.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Preparação para o ENADE dos alunos de TADS - Januária
    Profa. Cleiane Gonçalves Oliveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Colaborar na preparação dos discentes dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Modelo de Simulação da ONU do Instituto Federal Norte de Minas Gerais - IFMUNDO
    Prof. Zildete Lopes de Souza Gonçalves Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver no IFNMG - Campus Januária a experiência de um evento intercolegial de cunho cultural, político e pedagógico, relativo à elaboração, à produção e ao compartilhamento dos saberes, nos moldes de um evento de modelagem de organizações. Além disso, objetiva-se, primariamente, contribuir para a reflexão e a ação de cidadania nas perspectivas global e local.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Karate-do no IF
    Prof. Júlio César Oliveira Dias Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Possibilitar aos discentes do IFNMG – Campus Salinas, de qualquer faixa etária, o acesso à modalidade desportiva Karatê-dô buscando maior qualidade de vida, formação de valores e desenvolvimento de habilidades sociais.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final
  • Turismo de base comunitária na comunidade quilombola de Buraquinhos no município de Chapada Gaúcha - Minas Gerais
    Prof. Gabriel Müller Valadão Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Promover atividades práticas profissionais interdisciplinares essenciais para a formação dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG - Campus Arinos, tendo o Turismo Rural Sustentável e de Base Comunitária cpmo um indutor de desenvolvimento local e regional.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • CINECIÊNCIA
    Magno Barbosa Dias Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Oportunizar aos discentes de ensino médio integrado do IFNMG - Campus Araçuaí o desenvolvimento de motivação para a ciência em suas dimensões práticas, cognitivas e epistemiológicas.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Pílulas Políticas: Juventudes e Formação
    Bergston Luan Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Este projeto tem como objetivo construir uma sequência de estudos e práticas para formação e politização dos estudantes do ensino médio integrado e do ensino superior do IFNMG - Campus Salinas.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Cinema comentado no campus: uma proposta interdisciplinar de ensino
    Jaciely Soares da Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Fomentar o processo de aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de licenciatura do IFNMG/Salinas utilizando o cinema como recurso pedagógico na formação dos futuros docentes.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • UX Design: promovendo o redesign das interfaces de ferramentas computacionais - 2ª Edição
    Prof. Danilo Silveira Martins

    Disciplinas: Interação Humano-Computador, Banco de Dados I, Linguagens de Técnicas de Programação I

    OBJETIVO GERAL: Implementar processos de UX design através do redesign da interface das ferramentas computacionais adotadas nas disciplinas Linguagens e Técnicas de Programação I e Banco de Dados I.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Latex no Overleaf
    Matemática, Computação, Educação.
    Prof. Nilmar Bispo Santana

    OBJETIVO GERAL: Habilitar o aluno dos cursos superiores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Salinas a utilizar o Latex através da ferramenta gratuita e on-line OverLeaf para a escrita de textos longos, mais especificamente, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC's).

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Gênero, Corpo e Sexualidade - 7a edição
    Biologia
    Profa. Priscila Franco Binatto

    OBJETIVO GERAL: Favorecer a discussão sobre questões plurais que envolvam o corpo, a sexualidade e gênero, com base em conhecimentos cienficos e nos imaginários sociodiscursivos manifestados pelos alunos.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Cápsula do Tempo - Juventude e Memória - Formandos 2021 - IFNMG Campus Araçuaí
    Botânica, Conservação da Natureza, Sociologia, História
    Prof. Fabiano Rosa de Magalhães

    OBJETIVO GERAL:Elaborar a atividade “cápsula do tempo" - com os formandos 2021, trabalhando conceitos de memória individual e coletiva.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Escola Libertadora
    Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia
    Prof. José Carlos Silvério dos Santos

    OBJETIVO GERAL: Realizar reuniões virtuais designadas “Diálogos de Conscientização” voltadas à expansão das possibilidades educativas existentes no formato institucional e organização curricular existente no IFNMG/Campus Araçuaí de modo a potencializar a formação cidadã de todas (os) as (os) envolvidas (os) no trabalho educativo.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • GENÉTICA PÓS-MENDEL 2ª Edição
    Profa. Priscila Franco Binatto Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Estimular o desenvolvimento tanto de conceitos científicos quanto tecnológicos, textuais e sociais, que envolvam a genética molecular, em perspectivas contextualizada e significativa.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • CÁPSULA DO TEMPO - JUVENTUDE E MEMÓRIA
    Interdisciplinar
    Prof. Fabiano Rosa de Magalhães 
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Elaborar a atividade “cápsula do tempo", trabalhando conceitos de memória individual e coletiva.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

    IFMUNDO 2019 - Nossa riqueza é a diferença
    Todas as disciplinas do Ensino Médio
    Prof. Alfredo Costa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver no IFNMG Campus Almenara a experiência de um evento intercolegial na região do Baixo Jequitinhonha, de cunho cultural e pedagógico, nos mesmos moldes do evento MINI ONU, promovido pela PUC-MG. Além disso, há previsão de seleção e preparação de alunos para participação no evento MINIONU, em Belo Horizonte (MG). O que se objetiva com esse projeto é a contribuição para reflexão sobre a cidadania global, questão fundamental para um mundo mais harmônico.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • PROJETO ABAYOMI - ENCONTRO PRECIOSO
    Artes/Antropologia
    Profa. Mariana Emiliano Simões Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Produzir uma série de vídeos sobre o racismo institucional no contexto dos campi do IFNMG.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • PROJETO GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE - 6ª EDIÇÃO
    Biologia, Língua Portuguesa e Literatura
    Prof. Priscila Franco Binatto Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Favorecer a discussão sobre questões plurais que envolvam o corpo, a sexualidade e gênero, com base em conhecimentos científicos e nos imaginários sociodiscursivos  manifestados pelos alunos.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • SEMINÁRIO DA FELICIDADE
    Educação, qualidade de vida, felicidade.
    Prof. Ísis Celena Amaral Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Proporcionar um espaço de vivências favoráveis a uma boa qualidade de vida no ambiente acadêmico. Apresentar estratégias comportamentais e cognitivas que possam auxiliar o estudante a lidar com os fatores estressores do dia-a-dia. Cultivar o autoconhecimento, a solidariedade, o respeito às diferenças e o diálogo no ambiente acadêmico.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • PROGRAMA DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO NO IFNMG - CAMPUS ALMENARA - Edição 2019
    Todas as disciplinas do Ensino Médio Integrado
    Prof. Alfredo Costa / Campus Almenara  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver, junto aos professores, estudantes e comunidade ações e práticas fundamentadas nos princípios da ONU e com vistas à promoção da paz, da cidadania global e do desenvolvimento regional sustentável, na perspectiva dos temas geradores da UNESCO.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Cultura Mexicana – Interdisciplinaridade entre Língua Espanhola e Educação Física
    ( ) Projeto de Ensino ( X ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Sueli Fernandes Guimarães (sueli.guimarãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Apresentar a cultura mexicana para ampliar o conhecimento sobre a língua espanhola e a cultura corporal do México.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • O negro nas Américas ao longo da História- III Mostra de Linguagens
    ( ) Projeto de Ensino ( X ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Mayara Archieris Amorim Rodrigues (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Realizar um evento temático que discuta questões relativas ao negro nas Américas, por meio de diversas formas de linguagem, a partir do protagonismo do aluno e participação do corpo docente, acadêmico, escolar e comunitário.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • II HALLOWEEN DO IFNMG DIAMANTINA
    ( ) Projeto de Ensino (x) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Prof.ª Katiúscia de Sousa Pereira Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: estimular o interesse dos alunos pela aprendizagem da língua Inglesa através da promoção de uma festa tradicional da cultura norte-americana.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Personalidades que contribuíram para a redução das desigualdades
    ( ) Projeto de Ensino (X) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Rodrigo Amaury Mourão Pereira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Descobrir personalidades que através de sua vida, contribuiu para a redução das desigualdades, seja em pequena ou grandes proporções.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Caos o formalismo matemático
    ( ) Projeto de Ensino ( X ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    João Paulo Araújo Souza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: O objetivo desse trabalho é apresentar aos alunos área de física conhecida como sistema dinâmico.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Projeto Integrador
    ( ) Projeto de Ensino ( x ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Thiago Nogueira Tolentino Barbosa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o andamento dos cursos por meio da execução de uma atividade teórica/prática interdisciplinar.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Ecoturismo: um fator para o fortalecimento da economia no vale do Urucuia
    ( ) Projeto de Ensino ( X ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Adriana Santana Veríssimo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Identificar o ecoturismo como forma de viabilizar progressos na economia local, bem como inserir na realidade dos discentes a importância da preservação das riquezas naturais, projetando o mercado e suas potencialidades voltadas para o turismo ecológico na região do Vale do Urucuia.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Da criação à internacionalização de uma cooperativa: um projeto interdisciplinar em administração
    ( ) Projeto de Ensino ( X ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Graciela Maria Miranda Borges (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Promover o exercício da prática administrativa a partir do desenvolvimento de competências e estratégias de atuação de uma organização cooperativista, proporcionando ao aluno visão crítica, teórica e ativa do processo com a internacionalização dos produtos e serviços a partir da comercialização.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Concurso de Paródia
    ( ) Projeto de Ensino ( X ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Camila Molina Palles (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver e consolidar conceitos matemáticos, além da leitura e escrita, de forma lúdica, criativa e divertida por meio de concurso de paródias.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  •  IFMundo/Diamantina 2019

    ( ) Projeto de Ensino ( X ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Kelly Eleutério Machado Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Promover o desenvolvimento acadêmico, a percepção geopolítica e o engajamento em questões globais relevantes.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro   Relatório final

  •  Matemática criativa: um novo espaço de aprendizagem

    Helen Maria Pedrosa de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver e consolidar conceitos matemáticos e físicos, além da leitura e escrita, de forma lúdica, criativa e divertida por meio de concursos de paródias e memes.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro  Relatório final

  • Preparação para o Enem: redação nota 1000
    Edinília Nascimento Cruz (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver a habilidade de escrita do texto dissertativo-argumentativo.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro   Relatório final

  • Práticas de linguagem e tecnologia em tempos de isolamento: utilizando o Duolingo e WhatsApp como recursos de aprendizagem
    Pedro Augusto de Lima Bastos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Promover práticas de linguagem nas línguas estrangeiras, Inglês e Espanhol, por meio de espaços virtuais nos aplicativos Duolingo e WhatsApp no contexto do isolamento social.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro   Relatório final

  • 130 ANOS DA ABOLIÇÃO: HISTÓRIAS DE LUTA E RESISTÊNCIA
    História, Sociologia/Geografia/Artes/Português/Literatura/Língua Estrangeira
    Prof.ª Rosemere Freire Fonseca/Campus Januária
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: fornecer elementos que colaborem para conhecer e valorizar o processo de formação do povo brasileiro, com ênfase na matriz africana e nos desdobramentos históricos da formação sócio territorial do Brasil.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro   Relatório final

  • 1º HALLOWEEN DO IFNMG DIAMANTINA
    Língua Inglesa/Artes/Cultura/História
    Prof.ª Katiúscia de Sousa Pereira Silva / Campus Diamantina
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: estimular o interesse dos alunos pela aprendizagem da língua Inglesa através da promoção de uma festa tradicional da cultura norte-americana.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro   Relatório final

  • PRÉ-SASI
    Matemática /Física/Biologia História/Geografia
    Prof.ª Amanda Dias Araújo / Campus Diamantina
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: auxiliar a melhor interpretação pelos alunos das questões mais comuns nos processos seletivos utilizadas nas universidades.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro   Relatório final

  • CANTAROLANDO A MATEMÁTICA
    Matemática/Língua Portuguesa
    Prof.ª Helen Maria Pedrosa de Oliveira
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver e consolidar conceitos matemáticos, além da leitura e escrita, de forma lúdica, criativa e divertida por meio de concurso de paródias.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de trabalho/cadastro   Relatório final

  • MODELO DE SIMULAÇÃO DA ONU DO IFNMG
    Ciências Humanas/História
    Prof.ª Elza Cristiny Carneiro Batista
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Contribuir para a reflexão e a ação de cidadania nas perspectivas global e local.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO   Plano de trabalho   Relatório final

  • SUBPROJETO IFMUNDO - PORTEIRINHA
    História/Geografia/Informática/Cidadania
    Patrícia Teixeira Sampaio/Campus Avançado Porteirinha
    patríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver no IFNMG a experiência de um evento intercolegial de cunho cultural, político e pedagógico; relativo à elaboração, à produção e ao compartilhamento dos saberes, nos moldes de um evento de modelagem de organizações. Além disso, objetiva-se, primariamente, contribuir para a reflexão e a ação de cidadania nas perspectivas global e local.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho   Relatório Final

  • VI MUESTRA CULTURAL – DÍA DE LA HISPANIDAD
    Língua Espanhola/Literatura/Geografia/História/Sociologia
    Prof. Thiago Lamonier Souza Gomes/Campus Arinos
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Executar o Projeto Integrador “VI Muestra Cultural - Día de la hispanidad”, como estratégia de aprendizado e divulgação da Língua Espanhola, numa perspectiva de ensino/aprendizado da cultura hispânica. 

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino 

                                                                          Relatório Final
  • GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE
    Biologia/Língua Portuguesa/Filosofia/História/Sociologia/Softwares e Aplicativos/Zootecnia Geral e Informática.
    Profª: Priscila Franco Binatto/Campus Arinos
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Criar espaços para discutir as questões que envolvem a sexualidade e gênero.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino

                                                                                     Relatório Final
  • BIOMOLÉCULAS: COMPOSIÇÃO DA VIDA, NUTRIÇÃO E SAÚDE

    Biologia/Língua Portuguesa/Educação Física/Nutrição.

    Profª: Priscila Franco Binatto/Campus Arinos
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Facilitar a compreensão das biomoléculas que compõe a vida, além de favorecer a reflexão, por parte dos alunos, da importância de uma alimentação equilibrada para uma vida mais saudável.

    STATUS: ( x ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino                                                                                                                                                              Relatório Final

  • II MOSTRA - POVOS INDÍGENAS: PERSPECTIVAS, ASPECTOS ÉTNICOS, CULTURAIS E TERRITORIAIS
    História/Sociologia/Geografia/Artes/Língua Portuguesa/ Literatura 
    Profª: Rosemere Freire Fonseca
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL:  valorizar a diversidade cultural dos povos indígenas e sensibilizar para a reversão de estereótipos negativos relacionados a essa etnia.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final

  • GINCANA DE INTEGRAÇÃO DO IFNMG CAMPUS AVANÇADO PORTEIRINHA “CIÊNCIA PARA A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES”
    Educação Física
    Disciplinas dos cursos técnicos e superior
    Wilney Fernando Silva
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: A Gincana de Integração do IFNMG - Campus Avançado Porteirinha tem como finalidade integrar estudantes e servidores para a formação integral, sobretudo em aspectos relacionados ao desenvolvimento sócio-afetivo e a valores que favoreçam a qualidade de vida e o desenvolvimento humano, de forma a reforçar a solidariedade, o espírito de equipe e a organização coletiva.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final

  • PROJETO INTEGRADOR
    Informática e Engenharia Elétrica
    Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o andamento dos cursos, por meio da execução de atividade teórica/prática interdisciplinar.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final

  • IFala Sério – Jornal Estudantil
    Interdisciplinar
    Crislaine Guimarães da Silva
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Envolver os alunos no processo de criação, produção e divulgação de um jornal escolar que efetive um trabalho interdisciplinar em que possam liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.

    STATUS:( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final

                                                                         1ª Edição   2ª Edição  3ª Edição

  • LIDANDO E ADMINISTRANDO O PODER
    Educação
    Adeizete Gomes Silveira
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..b

    OBJETIVO GERAL: Vivenciar a prática da democracia e seu exercício, através de representante de turma, visando desenvolver a participação, iniciativa, representatividade, mobilização, criatividade e outros componentes da prática da gestão democrática.

    STATUS:(  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final

  • Projeto AFIRMA
    Sociologia, Filosofia, Artes e Literatura
    Prof.ª Carla Pereira Silva
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Fortalecer o ensino de Educação para as Relações Étnico-raciais, por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e emancipatórias, curriculares e extracurriculares, que contribuam para a ampliação da consciência racial afirmativa entre os discentes do IFNMG Campus Diamantina.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final

  • Revitalização do Laboratório de Ciências da Escola Estadual Professora Ayna Torres
    Biologia, Química, Física
    Prof.ª Juliana Rocha de Meira
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Revitalizar o Laboratório de Ciências da Escola Estadual Professora Ayna Torres.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino 

                                                     Relatório Final
  • PET ALQUIMIA
    Administração – Sociais e Humanidades
    Prof. André Aristóteles da Rocha Muniz/Campus Diamantina
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: O objetivo geral do grupo PET Alquimia do IFNMG é colaborar com níveis elevados de qualidade acadêmica, contribuindo, prioritariamente, com a permanência, bom desempenho acadêmico e ampliação da formação dos discentes através do desenvolvimento de atividades que integrem Ensino, Pesquisa e Extensão.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final

  • IFMUNDO — MODELO DE SIMULAÇÃO DA ONU DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

    Projeto Institucional – IFNMG
    Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Português, Língua Estrangeira, Agroecologia, Informática, Agropecuária, Meio Ambiente, Relações Internacionais, Zootecnia.
    Prof. Alex Lara Martins/ Campus Almenara
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver no IFNMG a experiência de um evento intercolegial de cunho cultural, político e pedagógico, relativo à elaboração, à produção e ao compartilhamento dos saberes, nos moldes de um evento de modelagem de organizações. Além disso, objetiva-se, primariamente, contribuir para a reflexão e a ação de cidadania nas perspectivas global e local.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final  

  • PROJETO DE ENSINO IFMUNDO — MODELO DE SIMULAÇÃO DA ONU DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS
    Geografia/ Filosofia/ História/Língua Espanhola
    Prof. Alfredo Costa/Campus Almenara
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver no IFNMG Campus Almenara a experiência de um evento intercolegial na região do Baixo Jequitinhonha, de cunho cultural e pedagógico, nos mesmos moldes do evento MINIONU, promovido pela PUC-MG. Além disso, há previsão de seleção e preparação de alunos para participação no evento MINIONU, em Belo Horizonte (MG). O que se objetiva com esse projeto é a contribuição para reflexão sobre a cidadania global, questão fundamental para um mundo mais harmônico. 

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino 

                                                                                    Relatório Final                                                                       

  • CONSTRUÇÃO DE MODELOS CITOLÓGICOS
    Biologia e Artes
    Prof.ª Priscila Franco Binatto/Campus Arinos
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Incentivar a construção e apresentação, por parte dos alunos, de um modelo citológico, que represente processos de extrema importância para a manutenção da vida.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final 

  • SOCIOLOGIA EM CORDEL
    Sociologia/Língua Portuguesa/Literatura
    Prof.ª Adriana Santana Veríssimo/Campus Arinos
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Despertar o gosto pela leitura ao salientar a importância da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, compreendendo e reconhecendo a função social do gênero cordel, bem como sua relevância no contexto popular e regional.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino 

                                                                                     Relatório Final                 

  • AGOGÉ: ENSINO COLABORATIVO ENTRE PARES
    Ciências Humanas
    Prof.ª Paula Aparecida Alves / Campus Januária
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Implantar o regime de tutoria entre pares para o acompanhamento em atividades de reforço, no ensino extraclasse, dos conteúdos curriculares de Biologia, Física, Matemática e Sistemas Operacionais vigentes nas matrizes dos cursos técnicos para os alunos com deficiência.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X) FINALIZADO   Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino

                                                                                    Relatório Final

  • 4ª EDIÇÃO DO PROJETO GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE – 2018
    Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Química, Filosofia, Sociologia, Seminários Integradores, Fundamentos de Climatologia, Zootecnia geral e pequenas criações, Softwares e Aplicativos, Sistemas Operacionais, Tópicos Especiais e Redes.
    Prof.ª Priscila Franco Binatto / Campus Arinos
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Criar espaços para discutir às questões que envolvem o corpo, a sexualidade e gênero.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO (X) FINALIZADO   Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final

  • BIOMOLÉCULAS: COMPOSIÇÃO DA VIDA, NUTRIÇÃO E SAÚDE - IV EDIÇÃO - 2019
    Biologia/Nutrição/Língua Portuguesa/Artes/Literatura/Matemática/Ed. Física/Sociologia
    Prof.ª Priscila Franco Binatto /Campus Arinos
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Favorecer a compreensão das biomoléculas que compõem a vida e a importância de uma alimentação equilibrada para uma vida mais saudável.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final

  •  LITERARTES
    Literatura/Artes/Geografia/História/Língua Portuguesa/Libras/Inglês/Espanhol/Sociologia/ Filosofia.
    Prof.ª Lillian Gonçalves de Melo /Campus Araçuaí
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Promover a compreensão e percepção da arte em diversas manifestações culturais, artísticas e literárias.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO   Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final  Fotos do Projeto

  • CAPSULA DO TEMPO: JUVENTUDE E MEMÓRIA. ESTUDANTES DO 3º ANO 2018 - IFNMG - CAMPUS ARAÇUAÍ
    Sociologia/História/Biologia
    Prof. Fabiano Rosa de Magalhães/Campus Araçuaí
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Elaborar a atividade “Cápsula do Tempo”, trabalhando conceitos de memória individual e coletiva.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final

  • SOB O OLHAR INTERDISCIPLINAR D’OS SERTÕES
    Literatura/Língua Portuguesa/História/Geografia /Filosofia/Sociologia/Artes.
    Prof.ª Lillian Gonçalves de Melo /Campus Araçuaí
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Proporcionar, sob o viés da interdisciplinaridade, uma análise da obra " Os Sertões" de Euclides da Cunha.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final  Fotos do Projeto

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página