Portal IFNMG - Campus Montes Claros prepara seminário de educação inclusiva Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Montes Claros prepara seminário de educação inclusiva

Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2011, 21h23 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2011, 08h51


Imagem-símbolo do evento propõe uma reflexão sobre o tema do seminário: “Construindo a educação para convivência”

Estão abertas, até 24 de abril, as pré-inscrições para o I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do Campus Montes Claros, a realizar-se de 4 a 6 de maio. Gratuito, o evento é direcionado a alunos e servidores do IFNMG e à comunidade externa.

 

Os interessados devem dirigir-se à Secretaria de Registro Escolar do Campus, na Rua Santa Terezinha, 45, Bairro Cidade Nova, das 8h à 11h e das 14h às 17h, ou à Rua J, nº 155, Bairro Planalto II, das 19h às 22h, até dia 20. Pelo site, as incrições poderão ser feitas até dia 24. Faça aqui sua inscrição;

O seminário visa a contribuir com a missão do IFNMG de oferecer educação de qualidade para todos, através da formação continuada dos servidores para atendimento das demandas específicas. Trata-se de uma das ações afirmativas do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus – que tem como objetivo criar condições de acesso, permanência e saída com sucesso dos estudantes da Instituição, incluindo ações que habilitem ou reabilitem esses alunos às atividades laborais, permitindo o acesso ao mundo produtivo, sua emancipação econômica e reconhecimento social.

As atividades acontecem no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unimontes (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, s/n, Vila Mauricéia, Montes Claros). A abertura será dia 4, às 19h. Serão apresentados os “Prospectos para Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva – Experiências Inclusivas em Montes Claros”, com a participação da Assessoria de Ações Inclusivas da Reitoria do IFNMG, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), do Centro de Atendimento Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e do Núcleo de Sociedade Inclusiva (NUSI) da Unimontes.

Nos dias 5 e 6, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, acontecerão três minicursos, que contemplarão os temas Libras, Braile e Orientação e Mobilidade, com carga horária de 4 horas. Cada participante poderá inscrever-se em dois minicursos.

Nos mesmos dias, das 19h30 às 21h15, haverá palestras. No dia 5, o tema será “A riqueza da diversidade: pensando a qualidade da educação inclusiva”, a cargo da coordenadora do Napne – Campus Montes Claros, professora Josiane de Oliveira Fagundes da Silva. No dia 6, a professora Lucienne Veloso de Melo, também do IFNMG- Campus Januária, apresentará palestra sobre o tema “Percorrendo caminhos por uma pedagogia inclusiva”.

O seminário tem o apoio do NUSI/Unimontes, do CAS e do CAP.


Assessoria de Comunicação e Eventos / IFNMG-Campus Montes Claros

Fim do conteúdo da página