Portal IFNMG - 5 de maio: Dia Nacional da Comunicação Ir direto para menu de acessibilidade.

5 de maio: Dia Nacional da Comunicação

Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2011, 14h39 | Última atualização em Quinta, 05 de Maio de 2011, 14h39

Comunicação, no seu sentido mais elementar, é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma idéia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto.

Os avanços tecnológicos facilitaram muito a vida moderna e têm auxiliado na transmissão das informações que acontecem de forma rápida e eficiente. Hoje em dia, além da comunicação pessoal, podemos nos comunicar por celular, e-mail, e os mais variados recursos de comunicação eletrônica. A internet disponibiliza recursos de comunicação instantânea que possibilitam que as pessoas se comuniquem de qualquer lugar do mundo, no mesmo momento. Não podemos esquecer a importância dos jornais e revistas que também levam informação às pessoas.

Mas não é só dessa forma que acontece a comunicação. Ao assistirmos televisão ou filme no cinema, estamos como receptores de informações. Os panfletos entregues nas ruas e os outdoors espalhados pelas cidades também trazem informações, deixando-nos, também, na qualidade de receptores.

Na era da informação digital, ainda que contraditório, um dos grandes desafios das Instituições, sejam públicas ou privadas, é a falta de comunicação do seu quadro de pessoal, pois nem sempre as pessoas comungam dos mesmos ideais, ou estão atentas aos fatos que os rodeiam, ficando a mercê do isolamento, seja por timidez, insegurança,  ou descaso. Quaisquer que sejam estes entraves, o fato é que a falta de informação em qualquer órgão, seja público ou privado dificulta o trabalho, causa constrangimento e implica várias discussões.

A informação fragmentada dentro da instituição mascara, na maioria das vezes, sérios problemas de relacionamento e desajustes de foco. Diante disso, o sucesso da comunicação ou da instituição, depende também da interação entre as partes. No entanto, os problemas de comunicação, às vezes, passam despercebidos, pois, nem sempre são vistos como situação problema, e, conseqüentemente, não são resolvidos, quando na verdade são eles, a base de muitos conflitos causadores de grandes prejuízos.

Para facilitar o processamento do fluxo de informação, o Instituto Federal Campus Januária, conta com uma Assessoria de Comunicação Social que se desafia na transmissão da Comunicação Institucional à comunidade interna e externa, com o principal objetivo de disseminar a informação de relevância institucional e garantir a qualidade da comunicação ao receptor.

Entre as ferramentas de comunicação utilizadas, atualmente, por esta repartição, destaca-se o site Institucional, cujo veiculo permite um diálogo permanente entre Instituição e sociedade, com baixo custo e maior dinamicidade.  Por sua vez a correspondência eletrônica também foi um grande avanço da era digital, facilitando assim uma comunicação instantânea rompendo com a distância.

Recentemente foram criados na Instituição, o SPARK e o GLPI, sendo o primeiro um meio de comunicação interna, instantânea, que permite a comunicação entre todos os servidores dos sete Campi do Instituto, facilitando assim um contato imediato, de forma eficaz, econômica e precisa; o segundo garante rapidez e eficiência no registro e atendimento das demandas existentes entre os diversos setores, por profissionais qualificados.

No dia nacional das comunicações, em um mundo acelerado pela tecnologia, conclamamos aos servidores do IFNMG para usufruírem de todos os recursos, disponíveis, facilitadores da comunicação.

Assessoria de Comunicação Social - IFNMG Campus Januária