Portal IFNMG - Pesquisa do Campus Januária recebe menção honrosa da FAPEMIG Ir direto para menu de acessibilidade.

Pesquisa do Campus Januária recebe menção honrosa da FAPEMIG

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2011, 08h21

Gustavo recebeu menção honrosa por trabalho sobre plantas daninhas na cultura do girassol

Um projeto de pesquisa desenvolvido no IFNMG recebeu menção honrosa durante o III Seminário Estadual de Iniciação Científica, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), nos dias 29 e 30 de setembro, em Belo Horizonte.  Intitulada “Influência dos períodos de convivência ou de controle de plantas daninhas sobre produtividade da cultura do girassol em sistema de plantio direto”, a pesquisa foi realizada em 2010 pelo então aluno do curso técnico em Agropecuária do Campus Januária Gustavo Henrique da Silva. Como bolsista de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr/Fapemig), Gustavo desenvolveu o trabalho sob orientação do professor Leonardo Ângelo de Aquino, atualmente na Universidade Federal de Viçosa.

Outro projeto do IFNMG-Campus Januária que integrou a mostra de trabalhos do seminário é de autoria do acadêmico de Agronomia Heider Rodrigo Ferreira Silva, bolsista de Iniciação Científica (Pibic/Fapemig). A pesquisa “Efeito residual do fósforo aplicado no algodoeiro sobre a cultura do girassol em sucessão” também foi desenvolvida sob orientação do professor Leonardo Aquino, no ano de 2010.

Presente no evento, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFNMG, professor Charles Bernardo Buteri, parabenizou os alunos do Instituto, o orientador e o Campus pela participação e pela distinção recebida. “Essa é a prova de que nossos alunos são capazes, que nossos pesquisadores são qualificados  e que a pesquisa realizada pelo IFNMG está no caminho certo.” Também esteve presente no seminário o coordenador de bolsas do Campus Januária, professor Marcelo Geraldo de Morais Silva.

Cerca de quatrocentos alunos do ensino médio e universitários de 71 instituições de ensino de Minas Gerais, todos bolsistas de iniciação científica da Fapemig, participaram do seminário, que teve como objetivo incentivar a vocação científica de estudantes mineiros. Além da mostra de trabalhos dos jovens cientistas, o evento contou com palestras, mesa-redonda e debates.

Apoio a jovens pesquisadores
O III Seminário Estadual de Iniciação Científica é parte da programação comemorativa de 25 anos da Fapemig. A Fundação é a única agência de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Estado. Hoje, ela é também uma das principais agências de fomento do país. Com orçamento que ultrapassa os R$ 280 milhões, seus recursos são investidos no financiamento de projetos, concessão de bolsas, intercâmbio de pesquisadores, divulgação científica, interação com empresas, entre outros.

O apoio à iniciação científica faz parte das atividades da Fapemig. Só em 2010 a Fundação destinou mais de R$ 13 milhões à iniciativa. A modalidade Iniciação Científica Júnior (Bic-Jr) - destinada aos alunos de ensino médio - em parceria com o CNPq, concedeu, só o ano passado, 1.273 cotas de bolsas (450 CNPq e 823 Fapemig). Essa iniciativa é baseada no sucesso da iniciação científica em nível da graduação (PiBic), que tem demonstrado, ao longo dos anos, ser uma das atividades responsáveis pela melhoria dos cursos de graduação e a melhor forma de gerar quadros para a pós-graduação no País, reduzindo o tempo de formação de pesquisadores. Na modalidade iniciação científica na graduação, em 2010, a Fapemig concedeu 3.064 cotas a 71 instituições mineiras.

Atualmente no IFNMG, 40 alunos são bolsistas da Fapemig, 20 na modalidade Pibic e 20 Pibic-Jr. Para o pró-reitor Charles Buteri, as bolsas são um importante incentivo para a iniciação científica dos alunos do Instituto, para que despertem bem cedo vocação para a pesquisa. “A pesquisa é um dos caminhos para ajudar o Brasil a responder aos grandes desafios que devem ser superados em prol de uma melhor qualidade de vida”, aposta o pró-reitor.

Os professores Marcelo e André (IFSudeste), os estudantes Heider e Gustavo e o pró-reitor Charles